1 - Explique porque com a Rev. Industrial não é considerado movimento político?
2 - Leia napágina 14 o 2º paragrafo e explique porque a revolução não implicou apenas na produção de mercadorias.
3 - Por que a Inglaterra conseguiu ser pioneira na Rev. Industrial?
4 - Pôrque os ingleses protestam contra o regime de escravidão nas colônias.
5 - Qual foi a importância da invenção das máquinas?
6 - Explique quais foram os problemas enfrentados pelos artesãos com o surgimento das máquinas?
7 - Quais eram as idéias defendidas pelo cartistas e ludistas.
terça-feira, 10 de maio de 2011
terça-feira, 3 de maio de 2011
quinta-feira, 7 de abril de 2011
Atividade para 9º ano
Revolução de 30: a vitória das causas equivocadas
O assassinato do governador João Pessoa, em julho de 1930, foi apenas o elemento catalisador para a deflagração do movimento revolucionário que conduziria Getúlio Vargas ao Poder. As sementes da Revolução já estavam semeadas desde a década de 20, especialmente pelo "Movimento Tenentista", cujos principais episódios foram a Revolta dos Dezoito do Forte de Copacabana (5 de julho de 1922) e a Coluna Prestes (iniciada em 29 de outubro de 1924).
Esse movimento tinha duas importantes bandeiras difíceis de serem contestadas: ênfase na educação e no processo de industrialização. O Brasil dos anos 20 era um país predominantemente rural e de analfabetos. E não havia outra maneira (como não há até hoje) para quebrar o círculo vicioso da pobreza do que elevar o nível educacional das massas e trazê-las para os centros urbanos onde podem encontrar ocupações melhor remuneradas (na época o emprego industrial sobrepujava o do setor de serviços). Mas esse movimento tinha também um caráter fortemente nacionalista e suas principais lideranças acreditavam no centralismo do Estado e na ação governamental para diminuir as chamadas diferenças sociais. A expansão das idéias socialistas após a Revolução Russa e a Crise de 1929 serviram apenas como adubo para as sementes que germinariam no Brasil em 1930.
Assim, os elementos que poderíamos descrever como positivos e que impulsionaram os revolucionários brasileiros são claramente identificáveis. De um lado, havia a faceta política: insatisfação com as fraudes eleitorais, a política "café-com-leite" - que excluía do poder federal importantes lideranças da maioria dos estados - e a violência que imperava pelo interior do País. De outro, a faceta econômico-social: a falta de políticas públicas capazes de aumentar a abrangência e qualidade do ensino, bem como de viabilizar uma forte expansão do setor industrial.
As fraudes nas eleições havidas em 1o de março de 1930 não se limitaram, entretanto, apenas à candidatura oficial de Júlio Prestes. A chapa de oposição formada por Getúlio Vargas e João Pessoa, candidatos a Presidente e Vice-Presidente da República, respectivamente, pela Aliança Liberal, recebeu no Rio Grande do Sul nada mais nada menos do que 99,66% dos votos (298 mil votos contra 982 dados a Júlio Prestes). Nem poderia ser diferente, pois Getúlio Vargas era o herdeiro político de Borges de Medeiros, cujas sucessivas eleições como governador gaúcho no primeiro quarto do século não se caracterizaram exatamente pela lisura e transparência. Se muitos revolucionários lutaram por eleições limpas no Brasil, as suas principais lideranças, no entanto, estavam acostumadas a tolerar - quando não, cometer - fraudes eleitorais.
Foi dentro desse contexto que Getúlio Vargas entregou a Presidência do Estado do Rio Grande do Sul para Oswaldo Aranha, em 11 de outubro de 1930, e partiu em direção a São Paulo, o principal estado em que havia resistência à revolução que começara 8 dias antes e que já dominava o Nordeste e o Rio Grande do Sul. No dia 17 de outubro, Vargas assumiu o comando das tropas revolucionárias em Ponta Grossa, no Paraná. São Paulo ainda resistia, até porque tanto o presidente em exercício, Washington Luiz, quanto o presidente eleito, Júlio Prestes, eram paulistas. Na semana seguinte, a 24 de outubro, quando as tropas revolucionárias e legalistas estavam a ponto de se confrontarem na localidade de Itararé, um grupo de oficiais derrubou o Presidente da República e uma "Junta Governativa Provisória" assumiu o poder, sob a chefia do General Tasso Fragoso. Vargas ficou, evidentemente, alarmado com a perspectiva dos militares não largarem o Poder (teme-se nos outros os próprios defeitos...)
e começou intensas articulações que culminaram em 28 de outubro com a anuência da Junta em transmitir o poder para a liderança civil da Revolução. Assegurada a chefia do governo a favor de Vargas, esse chegou, em 31 de outubro, vitorioso ao Rio de Janeiro. Em 3 de novembro assumiu formalmente como chefe do "Governo Provisório". Nesse sentido, Getúlio Vargas foi uma espécie de CPMF avant la lettre: seu governo "provisório" duraria 15 anos...
Sob a desculpa de que as eleições de 1o de março foram viciadas - mas com a promessa de novas eleições "em breve" - o Governo Provisório dissolveu o Congresso, todas as assembléias legislativas e câmaras de vereadores. Também nomeou interventores nos estados, em substituição aos governadores, e criou novos ministérios. Começava o "aparelhamento" getulista do Estado.
Rapidamente, a agenda positiva que levara os revolucionários a controlar toda a máquina estatal brasileira seria substituída pelas causas equivocadas. Em lugar de eleições, centralismo político e favorecimento da "cupinchada". Em lugar de reduzir as dificuldades para o desenvolvimento industrial, a criação de novos ministérios e burocracias para atazanar a vida dos empresários. Em lugar de ampliar e aperfeiçoar o ensino, inclusive com estímulos à iniciativa privada, mais controles burocráticos inúteis e onerosos foram criados na esfera federal. Em lugar de apaziguar os ânimos políticos, mais violência (o assassino de João Pessoa seria morto na prisão poucos dias depois da vitória revolucionária, por exemplo).
Desvirtuada, a Revolução de 30 converteu-se no demiurgo do "moderno" Estado brasileiro. Desde então, a máquina estatal só fez crescer, consumindo cada vez mais recursos do contribuinte, e, inversamente, perdendo eficiência. Em nome do "combate às diferenças sociais", da "distribuição de renda", dos "trabalhadores do Brasil" e de outros slogans que sobrevivem até hoje, Getúlio Vargas levaria ao extremo os defeitos da República Velha que ajudara a derrubar.
1- Explique os objetivos do levante constitucionalista ocorrido em São Paulo.
2- Explique a frase:"a semente da Revolução já estvam semeadas desde da década de 1920"
3- Quais as principais reivindicações do movimento tenentista? Reflita sobre as principais reivindicações do movimento tenentista. Depois responda: Quais grupos sociais eram os principais beneficiados por essas propostas?
BOA SORTE!!!
O assassinato do governador João Pessoa, em julho de 1930, foi apenas o elemento catalisador para a deflagração do movimento revolucionário que conduziria Getúlio Vargas ao Poder. As sementes da Revolução já estavam semeadas desde a década de 20, especialmente pelo "Movimento Tenentista", cujos principais episódios foram a Revolta dos Dezoito do Forte de Copacabana (5 de julho de 1922) e a Coluna Prestes (iniciada em 29 de outubro de 1924).
Esse movimento tinha duas importantes bandeiras difíceis de serem contestadas: ênfase na educação e no processo de industrialização. O Brasil dos anos 20 era um país predominantemente rural e de analfabetos. E não havia outra maneira (como não há até hoje) para quebrar o círculo vicioso da pobreza do que elevar o nível educacional das massas e trazê-las para os centros urbanos onde podem encontrar ocupações melhor remuneradas (na época o emprego industrial sobrepujava o do setor de serviços). Mas esse movimento tinha também um caráter fortemente nacionalista e suas principais lideranças acreditavam no centralismo do Estado e na ação governamental para diminuir as chamadas diferenças sociais. A expansão das idéias socialistas após a Revolução Russa e a Crise de 1929 serviram apenas como adubo para as sementes que germinariam no Brasil em 1930.
Assim, os elementos que poderíamos descrever como positivos e que impulsionaram os revolucionários brasileiros são claramente identificáveis. De um lado, havia a faceta política: insatisfação com as fraudes eleitorais, a política "café-com-leite" - que excluía do poder federal importantes lideranças da maioria dos estados - e a violência que imperava pelo interior do País. De outro, a faceta econômico-social: a falta de políticas públicas capazes de aumentar a abrangência e qualidade do ensino, bem como de viabilizar uma forte expansão do setor industrial.
As fraudes nas eleições havidas em 1o de março de 1930 não se limitaram, entretanto, apenas à candidatura oficial de Júlio Prestes. A chapa de oposição formada por Getúlio Vargas e João Pessoa, candidatos a Presidente e Vice-Presidente da República, respectivamente, pela Aliança Liberal, recebeu no Rio Grande do Sul nada mais nada menos do que 99,66% dos votos (298 mil votos contra 982 dados a Júlio Prestes). Nem poderia ser diferente, pois Getúlio Vargas era o herdeiro político de Borges de Medeiros, cujas sucessivas eleições como governador gaúcho no primeiro quarto do século não se caracterizaram exatamente pela lisura e transparência. Se muitos revolucionários lutaram por eleições limpas no Brasil, as suas principais lideranças, no entanto, estavam acostumadas a tolerar - quando não, cometer - fraudes eleitorais.
Foi dentro desse contexto que Getúlio Vargas entregou a Presidência do Estado do Rio Grande do Sul para Oswaldo Aranha, em 11 de outubro de 1930, e partiu em direção a São Paulo, o principal estado em que havia resistência à revolução que começara 8 dias antes e que já dominava o Nordeste e o Rio Grande do Sul. No dia 17 de outubro, Vargas assumiu o comando das tropas revolucionárias em Ponta Grossa, no Paraná. São Paulo ainda resistia, até porque tanto o presidente em exercício, Washington Luiz, quanto o presidente eleito, Júlio Prestes, eram paulistas. Na semana seguinte, a 24 de outubro, quando as tropas revolucionárias e legalistas estavam a ponto de se confrontarem na localidade de Itararé, um grupo de oficiais derrubou o Presidente da República e uma "Junta Governativa Provisória" assumiu o poder, sob a chefia do General Tasso Fragoso. Vargas ficou, evidentemente, alarmado com a perspectiva dos militares não largarem o Poder (teme-se nos outros os próprios defeitos...)
e começou intensas articulações que culminaram em 28 de outubro com a anuência da Junta em transmitir o poder para a liderança civil da Revolução. Assegurada a chefia do governo a favor de Vargas, esse chegou, em 31 de outubro, vitorioso ao Rio de Janeiro. Em 3 de novembro assumiu formalmente como chefe do "Governo Provisório". Nesse sentido, Getúlio Vargas foi uma espécie de CPMF avant la lettre: seu governo "provisório" duraria 15 anos...
Sob a desculpa de que as eleições de 1o de março foram viciadas - mas com a promessa de novas eleições "em breve" - o Governo Provisório dissolveu o Congresso, todas as assembléias legislativas e câmaras de vereadores. Também nomeou interventores nos estados, em substituição aos governadores, e criou novos ministérios. Começava o "aparelhamento" getulista do Estado.
Rapidamente, a agenda positiva que levara os revolucionários a controlar toda a máquina estatal brasileira seria substituída pelas causas equivocadas. Em lugar de eleições, centralismo político e favorecimento da "cupinchada". Em lugar de reduzir as dificuldades para o desenvolvimento industrial, a criação de novos ministérios e burocracias para atazanar a vida dos empresários. Em lugar de ampliar e aperfeiçoar o ensino, inclusive com estímulos à iniciativa privada, mais controles burocráticos inúteis e onerosos foram criados na esfera federal. Em lugar de apaziguar os ânimos políticos, mais violência (o assassino de João Pessoa seria morto na prisão poucos dias depois da vitória revolucionária, por exemplo).
Desvirtuada, a Revolução de 30 converteu-se no demiurgo do "moderno" Estado brasileiro. Desde então, a máquina estatal só fez crescer, consumindo cada vez mais recursos do contribuinte, e, inversamente, perdendo eficiência. Em nome do "combate às diferenças sociais", da "distribuição de renda", dos "trabalhadores do Brasil" e de outros slogans que sobrevivem até hoje, Getúlio Vargas levaria ao extremo os defeitos da República Velha que ajudara a derrubar.
1- Explique os objetivos do levante constitucionalista ocorrido em São Paulo.
2- Explique a frase:"a semente da Revolução já estvam semeadas desde da década de 1920"
3- Quais as principais reivindicações do movimento tenentista? Reflita sobre as principais reivindicações do movimento tenentista. Depois responda: Quais grupos sociais eram os principais beneficiados por essas propostas?
BOA SORTE!!!
quarta-feira, 30 de março de 2011
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quinta-feira, 24 de março de 2011
Atividade para o 9º ano
1- Sabe-se que, no século XX, foram criadas organizações internacionais cujos principais objetivos consistiam em garantir a paz e promover a cooperação entre as nações do mundo. Uma dessas organizações foi:
a. A Liga das Nações, criada logo após final da Primeira Guerra Mundial.
b. A Organização das Nações Unidas (ONU), instituída no período entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial.
c. A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), formalizada logo após final da Guerra do lraque.
d. O Pacto de Varsóvia, instituído logo após a ocupação da Polônia pelas tropas alemãs, em 1939.
e. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), estruturada como resposta às crises balcânicas que antecederam o início da Primeira Guerra Mundial.
2- A Europa de 1914 já não era a mesma. Se a guerra ainda não explodira, todos a previam. Sobre este clima inseguro de 1914, é correto afirmar que:
a. Era o momento da luta armada entre os EUA e a Rússia, o qual criou problemas políticos que explodiram na Primeira Grande Mundial (1914-1918).
b. Desenha-se o centro de política da boa vizinhança que pregava uma guerra velada (ou fria) entre todos os povos da Europa de 1914.O fracasso dessa política levou este continente à Primeira Guerra Mundial.
c. Trata-se do período da Guerra Fria, no qual os EUA e a Rússia dividiram a Europa em dois grandes blocos econômicos: o capitalista, liderado pelos americanos, e o comunista, sob o comando dos russos.
d. Trata-se da Europa um pouco antes da Primeira Guerra Mundial, quando as grandes nações se militarizavam e disputavam territórios e poder econômico.
3- Analise as afirmativas abaixo sobre a Grande Guerra de 1914-1918 e suas consequências:
I. Embora sua ação militar tenha ocorrido sobretudo na Europa, ela envolveu, direta ou indiretamente, grande parte do mundo, e americanos, canadenses, australianos, neozelandeses, indianos e africanos lutaram também na guerra, na Tríplice Entente.
II. As grandes perdas humanas e a desestruturação da produção atingiram todos os países do mundo, provocando um enfraquecimento generalizado das economias e um vazio de poder, com o fim da hegemonia europeia.
III. Após a guerra, uma onda revolucionária atravessou a Europa que, nas décadas seguintes, vivenciou o colapso dos valores e instituições liberais, com a instalação de regimes autoritários.
Com base nas três assertivas, é correto afirmar que somente:
a. I é verdadeira.
b. II é verdadeira.
c. III é verdadeira.
d. I e II são verdadeiras.
e. I e III são verdadeiras.
4- Sobre o imperialismo do século XIX, são feitas as afirmações abaixo:
I. Constituiu uma marca do capitalismo em sua etapa monopolista financeira.
II. Esteve associado á disputa entre as nações industriais por mercados consumidores.
III. Estimulou a política econômica mercantilista dos estados absolutistas.
IV. Manteve acesa a crença da superioridade europeia em relação aos povos colonizados.
V. Contribuiu decisivamente nas rivalidades que geraram a Primeira Guerra Mundial.
Quais estão corretas?
a. I, II, III e IV
b. I, II, IV e V.
c. I, II, III e V.
d. I, III, IV e V
e. II, III, IV e V.
5- Há controvérsias entre historiadores sobre o caráter das duas grandes revoluções do mundo contemporâneo, a Francesa, de 1789, e a Russa, de 1917; no entanto, existe consenso sobre o fato de que ambas:
a. Fracassaram, uma vez que, depois de Napoleão, a França voltou ao feudalismo com os Bourbons; e a União Soviética, depois e Gorbatchev, ao capitalismo.
b. Geraram resultados diferentes das intenções revolucionárias, pois tanto a burguesia francesa quanto a russa eram contrárias a todo tipo de governo autoritário.
c. Puseram em prática os ideais que as inspiraram, de liberdade e igualdade e de abolição das classes e do Estado.
d. Efetivaram mudanças profundas que resultaram na superação do capitalismo na França e do feudalismo na Rússia.
e. Foram marcos políticos e ideológicos, inspirando, a primeira, as revoluções até 1917, e a segunda, os movimentos socialistas até a década de 1970.
6- Líder destacado da Revolução Russa, assumiu a secretaria-geral do Partido Comunista Soviético em 1922, destacando-se por empreender uma administração autoritária, onde o expurgo de adversários políticos tornou-se comum:
a. Josef Stalin.
b.Vladimir llyich Ulyanov Lenin.
c. Leon Trótsky
d. Gueorgui Plekhanov.
e. Lev Davidóvitch.
7- Em 2007, fez 90 anos do início da Revolução Russa. Sobre esse conflito do século XX, é correto afirmar.
a.A Nova Política Econômica (NEP) tentava recuperar a economia já soviética, adotando inicialmente uma economia mista, com alguns elementos capitalistas, mas Trotski, contrário a ela, exilou Stalin no México e acabou com a NEP
b. No início do século XX, a Rússia era um país bastante industrializado; daí uma Revolução feita por operários.
c. Os sovietes — conselhos de operários e camponeses, sob inspiração socialista — encaminharam à Rússia a Revolução que transformaria o ordenamento político e social daquele país e, posteriormente, inspirariam outras tantas nações à formação socialista.
d. Os bolcheviques foram desde cedo contrários à revolução, lutando para a manutenção da ordem agrária.
e. Durante o processo revolucionário, os burgueses conseguiram manter a propriedade privada; a monarquia, embora extinta, não foi perseguida.
8- (PUCISP) Leia o trecho a seguir
“O povo estava farto da guerra e havia perdido toda a confiança no czar (...). O próprio czar fora para o Quartel General para proteger-se; e, quando tentou voltar para Petrogrado, os trabalhadores ferroviários detiveram seu trem. Todo o mecanismo da monarquia havia parado; o czar (...) havia tentado dissolver a Quarta Duma, tal como fizera com as anteriores, mas desta vez os parlamentares se recusaram a se dispersar, e formaram um Comitê Provisório, que nomeou o Governo Provisório”.
Wilson, Edmund. Rumo à Estação Finlândia. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
Sobre as circunstâncias em que se desenvolveram os fatos descritos acima, é correto afirmar que:
a. A derrubada da monarquia, em março de 1917, na Rússia, foi conduzida pelos bolcheviques — parlamentares que controlaram o poder na Duma — durante todo o Governo Provisória
b. A precipitação do processo revolucionário russo foi produzida pela manutenção desse país na Primeira Guerra Mundial, o que resultou em 4 milhões de baixas, aproximadamente.
c. Os sovietes — comitês locais de trabalhadores — funcionaram, desde sua criação em 1906 sob liderança dos bolcheviques, que buscavam espaço de atuação no governo czarista.
d. As movimentações sociais que resultaram na queda da monarquia russa, em 1905, tornaram-se conhecidas como Ensaio Geral, já que funcionaram como antecâmara da revolução socialista.
e. deputado Kerensky representou, no governo provisório, em 1917, as posições menchevíques que, com a palavra de ordem Todo Poder aos Soviéticos reivindicavam maior participação popular.
9- Dentre os principais reflexos da Crise de 1929, pode-se citar como corretos:
a. Favorecimento do crédito no mundo inteiro, estimulando logo em seguida a recuperação econômica interna nos Estados Unidos e externamente, em níveis elevados.
b. Aumento considerável dos índices de produção mundial, propiciando aos países em desenvolvimento a oportunidade de afirmarem sua economia com base no aumento de exportação para os Estados Unidos.
c. Crack da Bolsa de Nova York, desemprego, quebra de bancos, lojas, etc. — enfim, queda da economia interna dos Estados Unidos, com repercussões nas economias do mundo todo, inclusive na do Brasil.
d. Uma quebradeira na economia dos Estados Unidos, mas sem grandes reflexos na economia dos outros países.
e. Uma crise que acabou logo em seguida, favorecendo a economia interna dos Estados Unidos por promover o aumento do poder aquisitivo da população e, consequentemente, o aquecimento da produção de bens de consumo.
10- 3(UEG)
Mamãe, estou com fome. Por que não tem pão?
— Porque seu pai foi despedido da padaria onde trabalhava.
— Por que mandaram ele embora?
— Por causa da crise.
— Por que tem crise?
— Porque há pão demais!
SCHIMIDT, Mario. Nova história crítica: moderna e contemporânea. São Paulo: Nova Geração, 1986. p. 208.
Considerada a maior crise econômica de todos os tempos, a Crise de 1929, ou Grande Depressão, atingiu em cheio os Estados Unidos, a maior potência capitalista do mundo. Acerca das causas da Crise de 1929, julgue os seguintes itens:
I. A especulação desenfreada nas bolsas de valores norte-americanas, principalmente na Bolsa de Nova York, fez com que o preço das ações subisse de forma artificial.
II. A recuperação da economia europeia dos abalos da Primeira Guerra Mundial provocou a substituição da importação dos produtos norte-americanos por uma produção nacional.
III. A intervenção dos governos republicanos na economia, privilegiando a indústria do automóvel em detrimento da agricultura, provocou uma crise de abastecimento de alimentos nos Estados Unidos.
a. Somente as proposições I e II são verdadeiras.
b. Somente as proposições I e III são verdadeiras.
c. Somente as proposições II e III são verdadeiras.
d. Todas as proposições são verdadeiras.
11- Assinale a alternativa errada a respeito da crise econômica de 1929 e da Grande Depressão:
a. A crise econômica de 1929 foi provocada pela quebra da Bolsa de Nova York e pelos gastos excessivos dos Estados Unidos com a recuperação econômica dos países europeus após a Grande Guerra.
b. Os salários dos trabalhadores não puderam acompanhar o rápido crescimento da produtividade econômica norte-americana, originando o subconsumo, que contribuiu para a crise.
c. A recuperação dos países europeus após a crise de reconversão reduziu as vendas externas dos Estados Unidos, contribuindo para a superprodução agrícola e industrial e para a crise de 1929.
d. A Primeira Guerra Mundial e a crise de reconversão europeia estimularam o aumento da produtividade da economia norte-americana, exacerbada pela mecanização e pela organização racional do trabalha
e. os Estados Unidos tornaram--se os maiores exportadores do mundo e importadores de 40% das matérias-primas e alimentos, o que fez com que a crise econômica de 1929 e a Grande Depressão se tornassem mundiais.
a. A Liga das Nações, criada logo após final da Primeira Guerra Mundial.
b. A Organização das Nações Unidas (ONU), instituída no período entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial.
c. A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), formalizada logo após final da Guerra do lraque.
d. O Pacto de Varsóvia, instituído logo após a ocupação da Polônia pelas tropas alemãs, em 1939.
e. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), estruturada como resposta às crises balcânicas que antecederam o início da Primeira Guerra Mundial.
2- A Europa de 1914 já não era a mesma. Se a guerra ainda não explodira, todos a previam. Sobre este clima inseguro de 1914, é correto afirmar que:
a. Era o momento da luta armada entre os EUA e a Rússia, o qual criou problemas políticos que explodiram na Primeira Grande Mundial (1914-1918).
b. Desenha-se o centro de política da boa vizinhança que pregava uma guerra velada (ou fria) entre todos os povos da Europa de 1914.O fracasso dessa política levou este continente à Primeira Guerra Mundial.
c. Trata-se do período da Guerra Fria, no qual os EUA e a Rússia dividiram a Europa em dois grandes blocos econômicos: o capitalista, liderado pelos americanos, e o comunista, sob o comando dos russos.
d. Trata-se da Europa um pouco antes da Primeira Guerra Mundial, quando as grandes nações se militarizavam e disputavam territórios e poder econômico.
3- Analise as afirmativas abaixo sobre a Grande Guerra de 1914-1918 e suas consequências:
I. Embora sua ação militar tenha ocorrido sobretudo na Europa, ela envolveu, direta ou indiretamente, grande parte do mundo, e americanos, canadenses, australianos, neozelandeses, indianos e africanos lutaram também na guerra, na Tríplice Entente.
II. As grandes perdas humanas e a desestruturação da produção atingiram todos os países do mundo, provocando um enfraquecimento generalizado das economias e um vazio de poder, com o fim da hegemonia europeia.
III. Após a guerra, uma onda revolucionária atravessou a Europa que, nas décadas seguintes, vivenciou o colapso dos valores e instituições liberais, com a instalação de regimes autoritários.
Com base nas três assertivas, é correto afirmar que somente:
a. I é verdadeira.
b. II é verdadeira.
c. III é verdadeira.
d. I e II são verdadeiras.
e. I e III são verdadeiras.
4- Sobre o imperialismo do século XIX, são feitas as afirmações abaixo:
I. Constituiu uma marca do capitalismo em sua etapa monopolista financeira.
II. Esteve associado á disputa entre as nações industriais por mercados consumidores.
III. Estimulou a política econômica mercantilista dos estados absolutistas.
IV. Manteve acesa a crença da superioridade europeia em relação aos povos colonizados.
V. Contribuiu decisivamente nas rivalidades que geraram a Primeira Guerra Mundial.
Quais estão corretas?
a. I, II, III e IV
b. I, II, IV e V.
c. I, II, III e V.
d. I, III, IV e V
e. II, III, IV e V.
5- Há controvérsias entre historiadores sobre o caráter das duas grandes revoluções do mundo contemporâneo, a Francesa, de 1789, e a Russa, de 1917; no entanto, existe consenso sobre o fato de que ambas:
a. Fracassaram, uma vez que, depois de Napoleão, a França voltou ao feudalismo com os Bourbons; e a União Soviética, depois e Gorbatchev, ao capitalismo.
b. Geraram resultados diferentes das intenções revolucionárias, pois tanto a burguesia francesa quanto a russa eram contrárias a todo tipo de governo autoritário.
c. Puseram em prática os ideais que as inspiraram, de liberdade e igualdade e de abolição das classes e do Estado.
d. Efetivaram mudanças profundas que resultaram na superação do capitalismo na França e do feudalismo na Rússia.
e. Foram marcos políticos e ideológicos, inspirando, a primeira, as revoluções até 1917, e a segunda, os movimentos socialistas até a década de 1970.
6- Líder destacado da Revolução Russa, assumiu a secretaria-geral do Partido Comunista Soviético em 1922, destacando-se por empreender uma administração autoritária, onde o expurgo de adversários políticos tornou-se comum:
a. Josef Stalin.
b.Vladimir llyich Ulyanov Lenin.
c. Leon Trótsky
d. Gueorgui Plekhanov.
e. Lev Davidóvitch.
7- Em 2007, fez 90 anos do início da Revolução Russa. Sobre esse conflito do século XX, é correto afirmar.
a.A Nova Política Econômica (NEP) tentava recuperar a economia já soviética, adotando inicialmente uma economia mista, com alguns elementos capitalistas, mas Trotski, contrário a ela, exilou Stalin no México e acabou com a NEP
b. No início do século XX, a Rússia era um país bastante industrializado; daí uma Revolução feita por operários.
c. Os sovietes — conselhos de operários e camponeses, sob inspiração socialista — encaminharam à Rússia a Revolução que transformaria o ordenamento político e social daquele país e, posteriormente, inspirariam outras tantas nações à formação socialista.
d. Os bolcheviques foram desde cedo contrários à revolução, lutando para a manutenção da ordem agrária.
e. Durante o processo revolucionário, os burgueses conseguiram manter a propriedade privada; a monarquia, embora extinta, não foi perseguida.
8- (PUCISP) Leia o trecho a seguir
“O povo estava farto da guerra e havia perdido toda a confiança no czar (...). O próprio czar fora para o Quartel General para proteger-se; e, quando tentou voltar para Petrogrado, os trabalhadores ferroviários detiveram seu trem. Todo o mecanismo da monarquia havia parado; o czar (...) havia tentado dissolver a Quarta Duma, tal como fizera com as anteriores, mas desta vez os parlamentares se recusaram a se dispersar, e formaram um Comitê Provisório, que nomeou o Governo Provisório”.
Wilson, Edmund. Rumo à Estação Finlândia. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
Sobre as circunstâncias em que se desenvolveram os fatos descritos acima, é correto afirmar que:
a. A derrubada da monarquia, em março de 1917, na Rússia, foi conduzida pelos bolcheviques — parlamentares que controlaram o poder na Duma — durante todo o Governo Provisória
b. A precipitação do processo revolucionário russo foi produzida pela manutenção desse país na Primeira Guerra Mundial, o que resultou em 4 milhões de baixas, aproximadamente.
c. Os sovietes — comitês locais de trabalhadores — funcionaram, desde sua criação em 1906 sob liderança dos bolcheviques, que buscavam espaço de atuação no governo czarista.
d. As movimentações sociais que resultaram na queda da monarquia russa, em 1905, tornaram-se conhecidas como Ensaio Geral, já que funcionaram como antecâmara da revolução socialista.
e. deputado Kerensky representou, no governo provisório, em 1917, as posições menchevíques que, com a palavra de ordem Todo Poder aos Soviéticos reivindicavam maior participação popular.
9- Dentre os principais reflexos da Crise de 1929, pode-se citar como corretos:
a. Favorecimento do crédito no mundo inteiro, estimulando logo em seguida a recuperação econômica interna nos Estados Unidos e externamente, em níveis elevados.
b. Aumento considerável dos índices de produção mundial, propiciando aos países em desenvolvimento a oportunidade de afirmarem sua economia com base no aumento de exportação para os Estados Unidos.
c. Crack da Bolsa de Nova York, desemprego, quebra de bancos, lojas, etc. — enfim, queda da economia interna dos Estados Unidos, com repercussões nas economias do mundo todo, inclusive na do Brasil.
d. Uma quebradeira na economia dos Estados Unidos, mas sem grandes reflexos na economia dos outros países.
e. Uma crise que acabou logo em seguida, favorecendo a economia interna dos Estados Unidos por promover o aumento do poder aquisitivo da população e, consequentemente, o aquecimento da produção de bens de consumo.
10- 3(UEG)
Mamãe, estou com fome. Por que não tem pão?
— Porque seu pai foi despedido da padaria onde trabalhava.
— Por que mandaram ele embora?
— Por causa da crise.
— Por que tem crise?
— Porque há pão demais!
SCHIMIDT, Mario. Nova história crítica: moderna e contemporânea. São Paulo: Nova Geração, 1986. p. 208.
Considerada a maior crise econômica de todos os tempos, a Crise de 1929, ou Grande Depressão, atingiu em cheio os Estados Unidos, a maior potência capitalista do mundo. Acerca das causas da Crise de 1929, julgue os seguintes itens:
I. A especulação desenfreada nas bolsas de valores norte-americanas, principalmente na Bolsa de Nova York, fez com que o preço das ações subisse de forma artificial.
II. A recuperação da economia europeia dos abalos da Primeira Guerra Mundial provocou a substituição da importação dos produtos norte-americanos por uma produção nacional.
III. A intervenção dos governos republicanos na economia, privilegiando a indústria do automóvel em detrimento da agricultura, provocou uma crise de abastecimento de alimentos nos Estados Unidos.
a. Somente as proposições I e II são verdadeiras.
b. Somente as proposições I e III são verdadeiras.
c. Somente as proposições II e III são verdadeiras.
d. Todas as proposições são verdadeiras.
11- Assinale a alternativa errada a respeito da crise econômica de 1929 e da Grande Depressão:
a. A crise econômica de 1929 foi provocada pela quebra da Bolsa de Nova York e pelos gastos excessivos dos Estados Unidos com a recuperação econômica dos países europeus após a Grande Guerra.
b. Os salários dos trabalhadores não puderam acompanhar o rápido crescimento da produtividade econômica norte-americana, originando o subconsumo, que contribuiu para a crise.
c. A recuperação dos países europeus após a crise de reconversão reduziu as vendas externas dos Estados Unidos, contribuindo para a superprodução agrícola e industrial e para a crise de 1929.
d. A Primeira Guerra Mundial e a crise de reconversão europeia estimularam o aumento da produtividade da economia norte-americana, exacerbada pela mecanização e pela organização racional do trabalha
e. os Estados Unidos tornaram--se os maiores exportadores do mundo e importadores de 40% das matérias-primas e alimentos, o que fez com que a crise econômica de 1929 e a Grande Depressão se tornassem mundiais.
Atividade para o 9º ano
1- As relações internacionais no entre guerras (1918-1939) foram marcadas por uma tentativa de criar um órgão internacional que teria como uma de suas funções evitarem um novo conflito mundial.
Essa organização ficou conhecida como:
a. Organização dos Estados Americanos (OEA).
b. Sociedade das Nações ou Liga das Nações.
c. Organização das Nações Unidas (ONU).
d. Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan)
e. Organização Mundial do Comércio (OMC).
2- A Primeira Guerra Mundial foi denominada por seus contemporâneos como a primeira Grande Guerra. Essa denominação aponta para uma diferença substantiva desse conflito. Comparada às guerras do século XIX, na Primeira Guerra:
a. A duração do conflito foi maior, pois a guerra de trincheiras impedia os avanços militares.
b. A infantaria destacou-se como opção estratégica no combate ao inimigo.
c. Os acordos diplomáticos foram responsáveis pelo fortalecimento do equilíbrio europeu.
d. As ações bélicas tiveram alcance mundial porque se desenvolveram em todos os continentes.
e. As inovações tecnológicas, utilizadas em larga escala, ampliaram o potencial beligerante.
3- As afirmativas a seguir referem-se à situação da política internacional durante o período compreendido entre as duas guerras mundiais:
I. Após 1918, o mapa político da Europa foi refeito, passando a apresentar como principal transformação a intensa polarização entre o capitalismo liberal e o socialismo soviético.
II. Com o desaparecimento dos impérios Austro-Húngaro e Turco — que abrigavam uma enorme diversidade de grupos culturais —, o modelo dos grandes estados multiétnicos entrou em crise.
III. Com a crise dos tradicionais impérios coloniais, especialmente os da Inglaterra e da França, surgiram novos estados independentes na África e na Ásia.
IV. A vitória da Revolução Socialista na Rússia e o quadro de crise econômica que se lhe/seguiu favoreceram o surgimento de diversos movimentos populares por toda a Europa, que, no entanto, seriam reprimidos e derrotados no entre guerras.
Assinale as afirmativas corretas:
a. I e II.
b. I e III.
c. I e IV
d. III e IV.
e. II e IV.
4- A região dos Balcãs foi palco de acontecimentos que serviram de estopim para a Primeira Guerra Mundial, entre 1914 e 1918. Assinale a alternativa que indica o pretexto imediato para este início de conflito:
a. A independência da Iugoslávia, que era anteriormente dominada pelos austríacos.
b. As reivindicações acerca de terras que pertenciam Bósnia-Herzegovina.
c. O envio de tropas franco-britânicas para a defesa do Governo dos Bálcãs.
d. A posse do Governo socialista do general Tito, após uma violenta guerra civil.
e. O assassinato do arquiduque austríaco Francisco Ferdinando.
5- A Revolução Russa de 1917, num primeiro momento, constituiu-se num governo de coalizão burguês-socialista, destoando da aspiração popular o que provocou:
a. O crescimento por toda parte do movimento popular em que soldados e marinheiros desrespeitavam as ordens oficiais; os camponeses se adiantavam na Reforma Agrária sem a aprovação do primeiro Governo; as fábricas eram progressivamente ocupadas pelos comitês de fábrica que controlavam o emprego, o abastecimento e a produção.
b. Falta de aspiração do povo para a chegada dos bolcheviques ao poder porque o primeiro governo constituído satisfazia as massas populares o suficiente para que não almejassem promover novas revoluções internas.
c. Mesmo com a chegada de Lenin ao poder não houve mudanças significativas, a Rússia permaneceu nos mesmos moldes do sistema czarista.
d. Acomodação das classes populares que se contentaram com o novo governo imposto frente à incapacidade de se mobilizarem e promoverem a tão esperada Revolução Socialista.
e. Nunca houve a chegada de fato dos comunistas ao poder tampouco a centralização das decisões no Conselho dos Comissários do Povo nem a instauração da chamada ditadura do proletariado propagada por Lenin.
6- “Desde os primeiros dias da Revolução, o nosso partido teve a firme convicção de que a lógica dos acontecimentos o levaria ao poder”.
Leon Trotsky
Tal convicção foi posteriormente confirmada e a Revolução Russa de 1917 caracterizou-se como um dos mais importantes acontecimentos históricos da primeira metade do século XX, na medida em que significou a tentativa de se implantar o primeiro Estado socialista, experiência, até então, sem precedentes. Entre os fatores que favoreceram a eclosão dessa Revolução, identificamos corretamente o (a):
a. Desenvolvimento tardio do capitalismo industrial na Rússia, que favoreceu o afastamento da aristocracia rural e do exército da base de poder da monarquia czarísta, substituídos pela burguesia e pelo operariado.
b. Acirramento da crise econômica e social decorrente da participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial, que agravou a carestia generalizada de alimentos e as greves, e enfraqueceu a autoridade governamental do czar.
c. Substituição da autocracia czarista por um governo fundamentado em uma monarquia parlamentar liberal, que ampliou os direitos políticos individuais fortalecendo os partidos políticos, inclusive os mencheviques revolucionários.
d. Revolução Burguesa de 1905, que concedeu autonomia política e administrativa às nacionalidades que formavam o Império Russo, implementando uma política de reforma agrária que extinguiu os privilégios da aristocracia fundiária e da Igreja Ortodoxa.
7- Do século XVII ao início do século XX, por diferentes formas, as sociedades agrárias cederam espaço às sociedades urbanas e industriais, gerando novos sistemas políticos e econômicos. Leia as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I. As sociedades inglesa e francesa vivenciaram importantes revoluções que culminaram com a afirmação do sistema capitalista.
II. Na Alemanha e Itália, o movimento de unificação territorial e político, embora tardio, foi condição fundamental à transição para o capitalismo.
III. Na Península Ibérica, a precoce mobilização dos setores aristocráticos viabilizou um dinâmico crescimento industrial capitalista.
IV. Na Rússia, a presença de um significativo contingente camponês, associado à classe operária emergente, foi fundamental para o processo de implantação do regime socialista.
a. Somente as alternativas I e II estão corretas.
b. Somente as alternativas I e IV estão corretas.
c. Somente a alternativa II está correta.
d. As alternativas I, II e IV estão corretas.
e. Todas as alternativas estão corretas.
8- Uma das ironias deste estranho século XX é que o resultado mais duradouro da Revolução de Outubro de 1917, cujo objetivo era a derrubada global do capitalismo, foi salvar seu antagonista, tanto na guerra quanto na paz...
Eric J. Hobsbawm. A Era dos Extremos, 1995.
De acordo com a argumentação do autor, a União Soviética salvou o capitalismo graças à:
a. Vitória militar na Segunda Guerra Mundial e ao planejamento econômico para substituir a economia de mercado.
b. Neutralidade na Primeira Guerra Mundial e à utilização da economia de mercado para fomentar a industrialização.
c. Aliança com a Alemanha nazista, em 1939, e ao colapso dos planos quinquenais para desenvolver a economia.
d. Derrota na Guerra Fria, entre 1945-1962, e ao fracasso na tentativa de fomentar a industrialização da Europa Oriental.
e. Retirada dos mísseis de Cuba, em 1962, e ao sucesso na ajuda à implementação da economia socialista na China.
9- Após a Crise de 1929, vários países agiram tentando reestruturar sua economia e, entre estas ações, destacam-se a desvalorização da moeda, a instituição de um sistema de seguridade social gerenciado com fundos públicos, a criação de postos de trabalho, a redimensão do diálogo entre capital e trabalho e a reorganização de atividades industriais. Este conjunto de medidas é integrante:
a. Dos Planos Quinquenais implementados por Joseph Stalin na Rússia.
b. Da Política Salvacionista organizada por Rodrigues Alves no Brasil.
c. Do New Deal elaborado por Franklin Delano Roosevelt nos Estados Unidos.
d. Da Démocrate Savage articulada por Charles De Gaule na França.
e. Do Funding Loan praticado por Richard Nixon nos Estados Unidos.
10- Os estados ocidentais inquietam-se sob os efeitos da metamorfose incipiente. Texas e Oklahoma, Kansas e Arkansas, Novo México, Arizona, Califórnia. Uma família isolada mudava-se de suas terras. O pai pedira dinheiro emprestado ao banco e agora o banco queria as terras. A companhia das terras — que é o banco, quando se ocupa dessas transações— quer tratores, em vez de pequenas famílias nas terras. Um trator é mau? A força que produz os compridos sulcos na terra não presta? Se esse trator fosse nosso, não meu, prestaria. Se esse trator produzisse os compridos sulcos em nossa própria terra, prestaria, na certa. Não nas minhas terras, nas nossas. Então, aí sim, a gente gostaria do trator, gostaria dele como gostava das terras quando ainda eram da gente. Mas esse trator faz duas coisas diferentes: traça sulcos na terra e expulsa-nos delas (...) Há que pensar sobre isso.
STEINBECK,John.As vinhas da ira. São Paulo: Círculo do livro, s.d.
Esse trecho do romance de Steinbeck reflete as dificuldades de famílias de agricultores norte-americanos durante a Grande Depressão de 1929. A Crise de 1929 resultou de um fator acentuado após a Primeira Guerra Mundial, a saber:
a. Diminuição da produção agrícola norte-americana, devido a problemas climáticos.
b. Recuo da produção industrial, devido à falência das instituições de crédito em todo o mundo.
c. Falência da democracia-liberal, devido à não intervenção do Estado nas questões econômicas.
d. Desequilíbrio entre produção e consumo, devido ao crescimento não integrado da economia norte americana.
11- A crise de 1929 abalou os Estados Unidos. Em 1933, Franklin Delano Roosevelt foi eleito com o objetivo de recuperar o país por meio do programa conhecido como New Deal, que propunha:
a. A defesa do isolacionismo e do planejamento econômico, por meio dos quais os Estados Unidos abdicavam do engajamento em questões internacionais.
b. A mudança do centro das decisões econômicas de Nova York, símbolo do poder dos grandes banqueiros, para Washington, sede do poder federal.
c. A redução das importações estadunidenses que afetaram os países dependentes de seu mercado, repatriando capitais norte--americanos.
d. A intervenção e o planejamento do Estado na economia, em quatro setores: agricultura, trabalho, segurança social e administração.
e. O conservadorismo em questões econômicas e na política externa, ampliando a “missão civilizadora” dos Estados Unidos.
BOA SORTE!!!
Essa organização ficou conhecida como:
a. Organização dos Estados Americanos (OEA).
b. Sociedade das Nações ou Liga das Nações.
c. Organização das Nações Unidas (ONU).
d. Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan)
e. Organização Mundial do Comércio (OMC).
2- A Primeira Guerra Mundial foi denominada por seus contemporâneos como a primeira Grande Guerra. Essa denominação aponta para uma diferença substantiva desse conflito. Comparada às guerras do século XIX, na Primeira Guerra:
a. A duração do conflito foi maior, pois a guerra de trincheiras impedia os avanços militares.
b. A infantaria destacou-se como opção estratégica no combate ao inimigo.
c. Os acordos diplomáticos foram responsáveis pelo fortalecimento do equilíbrio europeu.
d. As ações bélicas tiveram alcance mundial porque se desenvolveram em todos os continentes.
e. As inovações tecnológicas, utilizadas em larga escala, ampliaram o potencial beligerante.
3- As afirmativas a seguir referem-se à situação da política internacional durante o período compreendido entre as duas guerras mundiais:
I. Após 1918, o mapa político da Europa foi refeito, passando a apresentar como principal transformação a intensa polarização entre o capitalismo liberal e o socialismo soviético.
II. Com o desaparecimento dos impérios Austro-Húngaro e Turco — que abrigavam uma enorme diversidade de grupos culturais —, o modelo dos grandes estados multiétnicos entrou em crise.
III. Com a crise dos tradicionais impérios coloniais, especialmente os da Inglaterra e da França, surgiram novos estados independentes na África e na Ásia.
IV. A vitória da Revolução Socialista na Rússia e o quadro de crise econômica que se lhe/seguiu favoreceram o surgimento de diversos movimentos populares por toda a Europa, que, no entanto, seriam reprimidos e derrotados no entre guerras.
Assinale as afirmativas corretas:
a. I e II.
b. I e III.
c. I e IV
d. III e IV.
e. II e IV.
4- A região dos Balcãs foi palco de acontecimentos que serviram de estopim para a Primeira Guerra Mundial, entre 1914 e 1918. Assinale a alternativa que indica o pretexto imediato para este início de conflito:
a. A independência da Iugoslávia, que era anteriormente dominada pelos austríacos.
b. As reivindicações acerca de terras que pertenciam Bósnia-Herzegovina.
c. O envio de tropas franco-britânicas para a defesa do Governo dos Bálcãs.
d. A posse do Governo socialista do general Tito, após uma violenta guerra civil.
e. O assassinato do arquiduque austríaco Francisco Ferdinando.
5- A Revolução Russa de 1917, num primeiro momento, constituiu-se num governo de coalizão burguês-socialista, destoando da aspiração popular o que provocou:
a. O crescimento por toda parte do movimento popular em que soldados e marinheiros desrespeitavam as ordens oficiais; os camponeses se adiantavam na Reforma Agrária sem a aprovação do primeiro Governo; as fábricas eram progressivamente ocupadas pelos comitês de fábrica que controlavam o emprego, o abastecimento e a produção.
b. Falta de aspiração do povo para a chegada dos bolcheviques ao poder porque o primeiro governo constituído satisfazia as massas populares o suficiente para que não almejassem promover novas revoluções internas.
c. Mesmo com a chegada de Lenin ao poder não houve mudanças significativas, a Rússia permaneceu nos mesmos moldes do sistema czarista.
d. Acomodação das classes populares que se contentaram com o novo governo imposto frente à incapacidade de se mobilizarem e promoverem a tão esperada Revolução Socialista.
e. Nunca houve a chegada de fato dos comunistas ao poder tampouco a centralização das decisões no Conselho dos Comissários do Povo nem a instauração da chamada ditadura do proletariado propagada por Lenin.
6- “Desde os primeiros dias da Revolução, o nosso partido teve a firme convicção de que a lógica dos acontecimentos o levaria ao poder”.
Leon Trotsky
Tal convicção foi posteriormente confirmada e a Revolução Russa de 1917 caracterizou-se como um dos mais importantes acontecimentos históricos da primeira metade do século XX, na medida em que significou a tentativa de se implantar o primeiro Estado socialista, experiência, até então, sem precedentes. Entre os fatores que favoreceram a eclosão dessa Revolução, identificamos corretamente o (a):
a. Desenvolvimento tardio do capitalismo industrial na Rússia, que favoreceu o afastamento da aristocracia rural e do exército da base de poder da monarquia czarísta, substituídos pela burguesia e pelo operariado.
b. Acirramento da crise econômica e social decorrente da participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial, que agravou a carestia generalizada de alimentos e as greves, e enfraqueceu a autoridade governamental do czar.
c. Substituição da autocracia czarista por um governo fundamentado em uma monarquia parlamentar liberal, que ampliou os direitos políticos individuais fortalecendo os partidos políticos, inclusive os mencheviques revolucionários.
d. Revolução Burguesa de 1905, que concedeu autonomia política e administrativa às nacionalidades que formavam o Império Russo, implementando uma política de reforma agrária que extinguiu os privilégios da aristocracia fundiária e da Igreja Ortodoxa.
7- Do século XVII ao início do século XX, por diferentes formas, as sociedades agrárias cederam espaço às sociedades urbanas e industriais, gerando novos sistemas políticos e econômicos. Leia as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I. As sociedades inglesa e francesa vivenciaram importantes revoluções que culminaram com a afirmação do sistema capitalista.
II. Na Alemanha e Itália, o movimento de unificação territorial e político, embora tardio, foi condição fundamental à transição para o capitalismo.
III. Na Península Ibérica, a precoce mobilização dos setores aristocráticos viabilizou um dinâmico crescimento industrial capitalista.
IV. Na Rússia, a presença de um significativo contingente camponês, associado à classe operária emergente, foi fundamental para o processo de implantação do regime socialista.
a. Somente as alternativas I e II estão corretas.
b. Somente as alternativas I e IV estão corretas.
c. Somente a alternativa II está correta.
d. As alternativas I, II e IV estão corretas.
e. Todas as alternativas estão corretas.
8- Uma das ironias deste estranho século XX é que o resultado mais duradouro da Revolução de Outubro de 1917, cujo objetivo era a derrubada global do capitalismo, foi salvar seu antagonista, tanto na guerra quanto na paz...
Eric J. Hobsbawm. A Era dos Extremos, 1995.
De acordo com a argumentação do autor, a União Soviética salvou o capitalismo graças à:
a. Vitória militar na Segunda Guerra Mundial e ao planejamento econômico para substituir a economia de mercado.
b. Neutralidade na Primeira Guerra Mundial e à utilização da economia de mercado para fomentar a industrialização.
c. Aliança com a Alemanha nazista, em 1939, e ao colapso dos planos quinquenais para desenvolver a economia.
d. Derrota na Guerra Fria, entre 1945-1962, e ao fracasso na tentativa de fomentar a industrialização da Europa Oriental.
e. Retirada dos mísseis de Cuba, em 1962, e ao sucesso na ajuda à implementação da economia socialista na China.
9- Após a Crise de 1929, vários países agiram tentando reestruturar sua economia e, entre estas ações, destacam-se a desvalorização da moeda, a instituição de um sistema de seguridade social gerenciado com fundos públicos, a criação de postos de trabalho, a redimensão do diálogo entre capital e trabalho e a reorganização de atividades industriais. Este conjunto de medidas é integrante:
a. Dos Planos Quinquenais implementados por Joseph Stalin na Rússia.
b. Da Política Salvacionista organizada por Rodrigues Alves no Brasil.
c. Do New Deal elaborado por Franklin Delano Roosevelt nos Estados Unidos.
d. Da Démocrate Savage articulada por Charles De Gaule na França.
e. Do Funding Loan praticado por Richard Nixon nos Estados Unidos.
10- Os estados ocidentais inquietam-se sob os efeitos da metamorfose incipiente. Texas e Oklahoma, Kansas e Arkansas, Novo México, Arizona, Califórnia. Uma família isolada mudava-se de suas terras. O pai pedira dinheiro emprestado ao banco e agora o banco queria as terras. A companhia das terras — que é o banco, quando se ocupa dessas transações— quer tratores, em vez de pequenas famílias nas terras. Um trator é mau? A força que produz os compridos sulcos na terra não presta? Se esse trator fosse nosso, não meu, prestaria. Se esse trator produzisse os compridos sulcos em nossa própria terra, prestaria, na certa. Não nas minhas terras, nas nossas. Então, aí sim, a gente gostaria do trator, gostaria dele como gostava das terras quando ainda eram da gente. Mas esse trator faz duas coisas diferentes: traça sulcos na terra e expulsa-nos delas (...) Há que pensar sobre isso.
STEINBECK,John.As vinhas da ira. São Paulo: Círculo do livro, s.d.
Esse trecho do romance de Steinbeck reflete as dificuldades de famílias de agricultores norte-americanos durante a Grande Depressão de 1929. A Crise de 1929 resultou de um fator acentuado após a Primeira Guerra Mundial, a saber:
a. Diminuição da produção agrícola norte-americana, devido a problemas climáticos.
b. Recuo da produção industrial, devido à falência das instituições de crédito em todo o mundo.
c. Falência da democracia-liberal, devido à não intervenção do Estado nas questões econômicas.
d. Desequilíbrio entre produção e consumo, devido ao crescimento não integrado da economia norte americana.
11- A crise de 1929 abalou os Estados Unidos. Em 1933, Franklin Delano Roosevelt foi eleito com o objetivo de recuperar o país por meio do programa conhecido como New Deal, que propunha:
a. A defesa do isolacionismo e do planejamento econômico, por meio dos quais os Estados Unidos abdicavam do engajamento em questões internacionais.
b. A mudança do centro das decisões econômicas de Nova York, símbolo do poder dos grandes banqueiros, para Washington, sede do poder federal.
c. A redução das importações estadunidenses que afetaram os países dependentes de seu mercado, repatriando capitais norte--americanos.
d. A intervenção e o planejamento do Estado na economia, em quatro setores: agricultura, trabalho, segurança social e administração.
e. O conservadorismo em questões econômicas e na política externa, ampliando a “missão civilizadora” dos Estados Unidos.
BOA SORTE!!!
quinta-feira, 17 de março de 2011
INDAGAÇÕES PARA TODOS OS ALUNO/AS
1. Como você faz para chegar até a escola?
2. A escola tem contato com sua família? Como ocorre esse contato?
3. Há atividades esportivas e culturais aberta à comunidade? Quais?
4. Você conhece algo sobre a história da escola?
5. Quais são as regras ou normas da escola?
6. Como é o relacionamento com a direção, coordenação, professores e funcionários?
7. Quando ocorre alguma infração por parte dos alunos, quais são as medidas utilizadas pela Direção?
8. O que você acha que a escola precisa melhora?
9. O que você mais gosta e menos gosta na escola?
10. Quando há falta de professores, quem resolve? Qual atividade é proposta?
11. O que faz quando não há aula?
12. Que dificuldade você tem em aprender? Como soluciona esse problema?
13. Os professores procuram atender as necessidades dos alunos?
14. Como são as aulas? Que tipo de aula você mais gosta?
15. E as avaliações? Quantas são e quais os tipos que os professores utilizam?
16. Qual tipo de avaliação você prefere?
17. Que tipo de atividades ou recursos que os professores utilizam para tirar as dúvidas dos alunos?
18. Como é o ensino da escola?
19. Como você se sente no final de cada ano?
20. O que espera para o futuro?
“Estudar é ter certeza que conquistaremos algo que ninguém poderá nos tirar”.
2. A escola tem contato com sua família? Como ocorre esse contato?
3. Há atividades esportivas e culturais aberta à comunidade? Quais?
4. Você conhece algo sobre a história da escola?
5. Quais são as regras ou normas da escola?
6. Como é o relacionamento com a direção, coordenação, professores e funcionários?
7. Quando ocorre alguma infração por parte dos alunos, quais são as medidas utilizadas pela Direção?
8. O que você acha que a escola precisa melhora?
9. O que você mais gosta e menos gosta na escola?
10. Quando há falta de professores, quem resolve? Qual atividade é proposta?
11. O que faz quando não há aula?
12. Que dificuldade você tem em aprender? Como soluciona esse problema?
13. Os professores procuram atender as necessidades dos alunos?
14. Como são as aulas? Que tipo de aula você mais gosta?
15. E as avaliações? Quantas são e quais os tipos que os professores utilizam?
16. Qual tipo de avaliação você prefere?
17. Que tipo de atividades ou recursos que os professores utilizam para tirar as dúvidas dos alunos?
18. Como é o ensino da escola?
19. Como você se sente no final de cada ano?
20. O que espera para o futuro?
“Estudar é ter certeza que conquistaremos algo que ninguém poderá nos tirar”.
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