terça-feira, 30 de outubro de 2012

8º ano

Exercício


1- O que foi o coronelismo?


2- Explique porque foi instituido o Ato Adicional de 1834 e qual a sua utilização?


3º Porque o padre Diogo Feijó foi criticado nas eleições regenciais?

4- De as principais características das revoltas: Cabanagem e Farroupilha ou Revolta dos Farrapos.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

7º ano


Leia o texto, observe a ilustração e responda.

 As civilizações americanas

“O segredo das grandes civilizações americanas era a possibilidade de dispor de grandes contingentes humanos, sem separá-los da produção. A isso devemos somar a extraordinária produtividade do milho, aliado a outros cereais e tubérculos como a batata e a mandioca, junto com a domesticação de animais.
No vale do México, o milho possibilitou a subsistência de uma população estimada em 25 milhões de pessoas. Quanto aos animais, na Mesoamérica conseguiram domesticar o peru e urna raça especial de cachorro. Na região dos Andes, o lhama e a alpaca, utilizados também para o transporte de pequenas cargas, permitiam o consumo de carne fresca.”
PEREGALLI, Enrique. A América que os europeus
encontraram. 16. cd. São Paulo: Atual, 1996. p. 29. (Coleção Discutindo a história)
a) Que alimentos originários da América são mencionados no texto?

b) Quais animais foram domesticados pelos índios da Mesoamérica?

c) Copie do texto duas frases que estejam representadas na ilustração.

8º ano


Os últimos anos da Monarquia brasileira

Na segunda metade do século XIX, a economia brasileira estava passando por sensíveis transformações. Entretanto, na política, O. Pedro II, exercendo o Poder Moderador, continuava governando de forma centralizada. Os liberais e os conservadores continuavam se alternando no poder, enquanto isso, os republicanos iam, gradativamente, ganhando espaço.
Em 1870, é assinado por muitos intelectuais o Manifesto Republicano  propondo o regime republicano. No Rio de .]aneiro, é fundado o jornal A República. Em julho de 1873, na Convenção de Itu, foi fundado o Partido Republicano Paulista (PRP), composto pela nova aristocracia cafeeira (do Oeste paulista), que via a monarquia como um empecilho ao progresso do Brasil. O movimento republicano contou com a participação de jovens oficiais, influenciados por Benjamin Constant, professor da Escola Militar. Em São Paulo, os adeptos da república procuravam agir com cautela, aliando-se aos conservadores. No Rio de Janeiro, estavam divididos em: Radicais, liderados por Aristides Lobo, Silva jardim e Benjamin Constant, queriam a proclamação imediata da República. Moderados, liderados por Quintino Bocaiúva e Saldanha Marinho, preferiam aguardar o momento da sucessão monárquica.

Compreensão textual

1- Como governava D. Pedro II na segunda metade do século XIX?

2- Quais os partidos que se alternavam no governo, na época do Segundo Reinado?

9º ano


Getúlio: outra vez no poder (1950-1954)

Apesar de sua deposição, Getúlio Vargas continuou tendo um grande prestigio. O apoio a Vargas era dado por setores nacionalistas das Forças Armadas, facções oligárquicas estaduais representadas no PSD, nova camada de tecnocratas do governo e massas urbanas. Em 1950, Getúlio Vargas foi eleito para a presidência da República, derrotando os candidatos da UDN (Eduardo Gomes) e do (Cristiano Machado)
Em 1953 criação da Petrobras (monopólio da extração e da refinação do petróleo no Brasil). Essa medida gerou uma forte oposição ao seu governo, tanto por parte dos Estados Unidos quanto da UDN, cujo porta-voz era o jornalista Carlos Lacerda.
Em 5 de agosto de 1954, ocorre no Rio d Janeiro um atentado contra Lacerda, no qual foi morto um dos seus acompanhamento Rubens Florentino Vaz, sendo acusado do crime Gregório Fortunato, elemento da guarda pessoal de Vargas.
Após o crime da Rua Toneleiros, a situação  tornou-se insustentável para Vargas. Em 24 de agosto de 54, o presidente suicidou-se. Com a morte de Getúlio, assumiu o poder o vice-presidente, João Café Filho. Durante seu mandato, realizaram-se as eleições para o novo período presidencial, saindo vitorioso o
candidato do PSD, Juscelino Kubitschek de Oliveira.
Em novembro, Café Filho afastou-se do governo por motivos de saúde, assumindo, então, o presidente da Câmara dos Deputados, Carlos Luz.
Devido à derrota nas eleições presidenciais, alguns políticos udenistas passaram a advogar um golpe de Estado que impedisse a posse do candidato eleito.
O ministro da Guerra, Henrique Teixeira Lott, defendeu a ordem constitucional e depôs Carlos
Luz do cargo de presidente do Senado. Em seu lugar assumiu Nereu Ramos, que permaneceu no poder até a posse de Juscelino, em 31 de janeiro de 1956.

compreensão textual

1- Em 1945, Getúlio Vargas tinha sido deposto da presidência da República. Entretanto em 1950 ele voltou ao governo, desta vez eleito por voto direto. Por que isso ocorreu?
Resp.

2- Durante seu governo populista, Getúlio Vargas tomou urna medida que desagradou tanto aos Estados Unidos quanto a forças políticas internas, representadas no partido UDN. Que medida foi essa?