quarta-feira, 30 de março de 2011

Aviso

SEU COMENTÁRIO É MUITO BEM-VINDO, É UM PRAZER RECEBÊ-LO! ASSIM QUE ELE FOR MODERADO POR MIM, PODERÁ SER LIDO POR TODOS OS VISITANTES. LEMBRE-SE DE QUE SEU COMENTÁRIO, DESDE QUE BEM ESCRITO E COM ARGUMENTOS, VALE COMO PARTICIPAÇÃO EM SALA DE AULA. UM ABRAÇÃO!

quinta-feira, 24 de março de 2011

Atividade para o 9º ano

1- Sabe-se que, no século XX, foram criadas organizações internacionais cujos principais objetivos consistiam em garantir a paz e promover a cooperação entre as nações do mundo. Uma dessas organizações foi:
a. A Liga das Nações, criada logo após final da Primeira Guerra Mundial.
b. A Organização das Nações Unidas (ONU), instituída no período entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial.
c. A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), formalizada logo após final da Guerra do lraque.
d. O Pacto de Varsóvia, instituído logo após a ocupação da Polônia pelas tropas alemãs, em 1939.
e. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), estruturada como resposta às crises balcânicas que antecederam o início da Primeira Guerra Mundial.

2- A Europa de 1914 já não era a mesma. Se a guerra ainda não explodira, todos a previam. Sobre este clima inseguro de 1914, é correto afirmar que:
a. Era o momento da luta armada entre os EUA e a Rússia, o qual criou problemas políticos que explodiram na Primeira Grande Mundial (1914-1918).
b. Desenha-se o centro de política da boa vizinhança que pregava uma guerra velada (ou fria) entre todos os povos da Europa de 1914.O fracasso dessa política levou este continente à Primeira Guerra Mundial.
c. Trata-se do período da Guerra Fria, no qual os EUA e a Rússia dividiram a Europa em dois grandes blocos econômicos: o capitalista, liderado pelos americanos, e o comunista, sob o comando dos russos.
d. Trata-se da Europa um pouco antes da Primeira Guerra Mundial, quando as grandes nações se militarizavam e disputavam territórios e poder econômico.

3- Analise as afirmativas abaixo sobre a Grande Guerra de 1914-1918 e suas consequências:
I. Embora sua ação militar tenha ocorrido sobretudo na Europa, ela envolveu, direta ou indiretamente, grande parte do mundo, e americanos, canadenses, australianos, neozelandeses, indianos e africanos lutaram também na guerra, na Tríplice Entente.
II. As grandes perdas humanas e a desestruturação da produção atingiram todos os países do mundo, provocando um enfraquecimento generalizado das economias e um vazio de poder, com o fim da hegemonia europeia.
III. Após a guerra, uma onda revolucionária atravessou a Europa que, nas décadas seguintes, vivenciou o colapso dos valores e instituições liberais, com a instalação de regimes autoritários.
Com base nas três assertivas, é correto afirmar que somente:
a. I é verdadeira.
b. II é verdadeira.
c. III é verdadeira.
d. I e II são verdadeiras.
e. I e III são verdadeiras.

4- Sobre o imperialismo do século XIX, são feitas as afirmações abaixo:
I. Constituiu uma marca do capitalismo em sua etapa monopolista financeira.
II. Esteve associado á disputa entre as nações industriais por mercados consumidores.
III. Estimulou a política econômica mercantilista dos estados absolutistas.
IV. Manteve acesa a crença da superioridade europeia em relação aos povos colonizados.
V. Contribuiu decisivamente nas rivalidades que geraram a Primeira Guerra Mundial.
Quais estão corretas?
a. I, II, III e IV
b. I, II, IV e V.
c. I, II, III e V.
d. I, III, IV e V
e. II, III, IV e V.

5- Há controvérsias entre historiadores sobre o caráter das duas grandes revoluções do mundo contemporâneo, a Francesa, de 1789, e a Russa, de 1917; no entanto, existe consenso sobre o fato de que ambas:
a. Fracassaram, uma vez que, depois de Napoleão, a França voltou ao feudalismo com os Bourbons; e a União Soviética, depois e Gorbatchev, ao capitalismo.
b. Geraram resultados diferentes das intenções revolucionárias, pois tanto a burguesia francesa quanto a russa eram contrárias a todo tipo de governo autoritário.
c. Puseram em prática os ideais que as inspiraram, de liberdade e igualdade e de abolição das classes e do Estado.
d. Efetivaram mudanças profundas que resultaram na superação do capitalismo na França e do feudalismo na Rússia.
e. Foram marcos políticos e ideológicos, inspirando, a primeira, as revoluções até 1917, e a segunda, os movimentos socialistas até a década de 1970.

6- Líder destacado da Revolução Russa, assumiu a secretaria-geral do Partido Comunista Soviético em 1922, destacando-se por empreender uma administração autoritária, onde o expurgo de adversários políticos tornou-se comum:
a. Josef Stalin.
b.Vladimir llyich Ulyanov Lenin.
c. Leon Trótsky
d. Gueorgui Plekhanov.
e. Lev Davidóvitch.

7- Em 2007, fez 90 anos do início da Revolução Russa. Sobre esse conflito do século XX, é correto afirmar.
a.A Nova Política Econômica (NEP) tentava recuperar a economia já soviética, adotando inicialmente uma economia mista, com alguns elementos capitalistas, mas Trotski, contrário a ela, exilou Stalin no México e acabou com a NEP
b. No início do século XX, a Rússia era um país bastante industrializado; daí uma Revolução feita por operários.
c. Os sovietes — conselhos de operários e camponeses, sob inspiração socialista — encaminharam à Rússia a Revolução que transformaria o ordenamento político e social daquele país e, posteriormente, inspirariam outras tantas nações à formação socialista.
d. Os bolcheviques foram desde cedo contrários à revolução, lutando para a manutenção da ordem agrária.
e. Durante o processo revolucionário, os burgueses conseguiram manter a propriedade privada; a monarquia, embora extinta, não foi perseguida.

8- (PUCISP) Leia o trecho a seguir
“O povo estava farto da guerra e havia perdido toda a confiança no czar (...). O próprio czar fora para o Quartel General para proteger-se; e, quando tentou voltar para Petrogrado, os trabalhadores ferroviários detiveram seu trem. Todo o mecanismo da monarquia havia parado; o czar (...) havia tentado dissolver a Quarta Duma, tal como fizera com as anteriores, mas desta vez os parlamentares se recusaram a se dispersar, e formaram um Comitê Provisório, que nomeou o Governo Provisório”.
Wilson, Edmund. Rumo à Estação Finlândia. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
Sobre as circunstâncias em que se desenvolveram os fatos descritos acima, é correto afirmar que:
a. A derrubada da monarquia, em março de 1917, na Rússia, foi conduzida pelos bolcheviques — parlamentares que controlaram o poder na Duma — durante todo o Governo Provisória
b. A precipitação do processo revolucionário russo foi produzida pela manutenção desse país na Primeira Guerra Mundial, o que resultou em 4 milhões de baixas, aproximadamente.
c. Os sovietes — comitês locais de trabalhadores — funcionaram, desde sua criação em 1906 sob liderança dos bolcheviques, que buscavam espaço de atuação no governo czarista.
d. As movimentações sociais que resultaram na queda da monarquia russa, em 1905, tornaram-se conhecidas como Ensaio Geral, já que funcionaram como antecâmara da revolução socialista.
e. deputado Kerensky representou, no governo provisório, em 1917, as posições menchevíques que, com a palavra de ordem Todo Poder aos Soviéticos reivindicavam maior participação popular.

9- Dentre os principais reflexos da Crise de 1929, pode-se citar como corretos:

a. Favorecimento do crédito no mundo inteiro, estimulando logo em seguida a recuperação econômica interna nos Estados Unidos e externamente, em níveis elevados.
b. Aumento considerável dos índices de produção mundial, propiciando aos países em desenvolvimento a oportunidade de afirmarem sua economia com base no aumento de exportação para os Estados Unidos.
c. Crack da Bolsa de Nova York, desemprego, quebra de bancos, lojas, etc. — enfim, queda da economia interna dos Estados Unidos, com repercussões nas economias do mundo todo, inclusive na do Brasil.
d. Uma quebradeira na economia dos Estados Unidos, mas sem grandes reflexos na economia dos outros países.
e. Uma crise que acabou logo em seguida, favorecendo a economia interna dos Estados Unidos por promover o aumento do poder aquisitivo da população e, consequentemente, o aquecimento da produção de bens de consumo.
10- 3(UEG)
Mamãe, estou com fome. Por que não tem pão?
— Porque seu pai foi despedido da padaria onde trabalhava.
— Por que mandaram ele embora?
— Por causa da crise.
— Por que tem crise?
— Porque há pão demais!
SCHIMIDT, Mario. Nova história crítica: moderna e contemporânea. São Paulo: Nova Geração, 1986. p. 208.
Considerada a maior crise econômica de todos os tempos, a Crise de 1929, ou Grande Depressão, atingiu em cheio os Estados Unidos, a maior potência capitalista do mundo. Acerca das causas da Crise de 1929, julgue os seguintes itens:
I. A especulação desenfreada nas bolsas de valores norte-americanas, principalmente na Bolsa de Nova York, fez com que o preço das ações subisse de forma artificial.
II. A recuperação da economia europeia dos abalos da Primeira Guerra Mundial provocou a substituição da importação dos produtos norte-americanos por uma produção nacional.
III. A intervenção dos governos republicanos na economia, privilegiando a indústria do automóvel em detrimento da agricultura, provocou uma crise de abastecimento de alimentos nos Estados Unidos.
a. Somente as proposições I e II são verdadeiras.
b. Somente as proposições I e III são verdadeiras.
c. Somente as proposições II e III são verdadeiras.
d. Todas as proposições são verdadeiras.

11- Assinale a alternativa errada a respeito da crise econômica de 1929 e da Grande Depressão:
a. A crise econômica de 1929 foi provocada pela quebra da Bolsa de Nova York e pelos gastos excessivos dos Estados Unidos com a recuperação econômica dos países europeus após a Grande Guerra.
b. Os salários dos trabalhadores não puderam acompanhar o rápido crescimento da produtividade econômica norte-americana, originando o subconsumo, que contribuiu para a crise.
c. A recuperação dos países europeus após a crise de reconversão reduziu as vendas externas dos Estados Unidos, contribuindo para a superprodução agrícola e industrial e para a crise de 1929.
d. A Primeira Guerra Mundial e a crise de reconversão europeia estimularam o aumento da produtividade da economia norte-americana, exacerbada pela mecanização e pela organização racional do trabalha
e. os Estados Unidos tornaram--se os maiores exportadores do mundo e importadores de 40% das matérias-primas e alimentos, o que fez com que a crise econômica de 1929 e a Grande Depressão se tornassem mundiais.

Atividade para o 9º ano

1- As relações internacionais no entre guerras (1918-1939) foram marcadas por uma tentativa de criar um órgão internacional que teria como uma de suas funções evitarem um novo conflito mundial.
Essa organização ficou conhecida como:
a. Organização dos Estados Americanos (OEA).
b. Sociedade das Nações ou Liga das Nações.
c. Organização das Nações Unidas (ONU).
d. Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan)
e. Organização Mundial do Comércio (OMC).
2- A Primeira Guerra Mundial foi denominada por seus contemporâneos como a primeira Grande Guerra. Essa denominação aponta para uma diferença substantiva desse conflito. Comparada às guerras do século XIX, na Primeira Guerra:
a. A duração do conflito foi maior, pois a guerra de trincheiras impedia os avanços militares.
b. A infantaria destacou-se como opção estratégica no combate ao inimigo.
c. Os acordos diplomáticos foram responsáveis pelo fortalecimento do equilíbrio europeu.
d. As ações bélicas tiveram alcance mundial porque se desenvolveram em todos os continentes.
e. As inovações tecnológicas, utilizadas em larga escala, ampliaram o potencial beligerante.
3- As afirmativas a seguir referem-se à situação da política internacional durante o período compreendido entre as duas guerras mundiais:
I. Após 1918, o mapa político da Europa foi refeito, passando a apresentar como principal transformação a intensa polarização entre o capitalismo liberal e o socialismo soviético.
II. Com o desaparecimento dos impérios Austro-Húngaro e Turco — que abrigavam uma enorme diversidade de grupos culturais —, o modelo dos grandes estados multiétnicos entrou em crise.
III. Com a crise dos tradicionais impérios coloniais, especialmente os da Inglaterra e da França, surgiram novos estados independentes na África e na Ásia.
IV. A vitória da Revolução Socialista na Rússia e o quadro de crise econômica que se lhe/seguiu favoreceram o surgimento de diversos movimentos populares por toda a Europa, que, no entanto, seriam reprimidos e derrotados no entre guerras.
Assinale as afirmativas corretas:
a. I e II.
b. I e III.
c. I e IV
d. III e IV.
e. II e IV.

4- A região dos Balcãs foi palco de acontecimentos que serviram de estopim para a Primeira Guerra Mundial, entre 1914 e 1918. Assinale a alternativa que indica o pretexto imediato para este início de conflito:
a. A independência da Iugoslávia, que era anteriormente dominada pelos austríacos.
b. As reivindicações acerca de terras que pertenciam Bósnia-Herzegovina.
c. O envio de tropas franco-britânicas para a defesa do Governo dos Bálcãs.

d. A posse do Governo socialista do general Tito, após uma violenta guerra civil.
e. O assassinato do arquiduque austríaco Francisco Ferdinando.

5- A Revolução Russa de 1917, num primeiro momento, constituiu-se num governo de coalizão burguês-socialista, destoando da aspiração popular o que provocou:
a. O crescimento por toda parte do movimento popular em que soldados e marinheiros desrespeitavam as ordens oficiais; os camponeses se adiantavam na Reforma Agrária sem a aprovação do primeiro Governo; as fábricas eram progressivamente ocupadas pelos comitês de fábrica que controlavam o emprego, o abastecimento e a produção.
b. Falta de aspiração do povo para a chegada dos bolcheviques ao poder porque o primeiro governo constituído satisfazia as massas populares o suficiente para que não almejassem promover novas revoluções internas.
c. Mesmo com a chegada de Lenin ao poder não houve mudanças significativas, a Rússia permaneceu nos mesmos moldes do sistema czarista.
d. Acomodação das classes populares que se contentaram com o novo governo imposto frente à incapacidade de se mobilizarem e promoverem a tão esperada Revolução Socialista.
e. Nunca houve a chegada de fato dos comunistas ao poder tampouco a centralização das decisões no Conselho dos Comissários do Povo nem a instauração da chamada ditadura do proletariado propagada por Lenin.

6- “Desde os primeiros dias da Revolução, o nosso partido teve a firme convicção de que a lógica dos acontecimentos o levaria ao poder”.
Leon Trotsky
Tal convicção foi posteriormente confirmada e a Revolução Russa de 1917 caracterizou-se como um dos mais importantes acontecimentos históricos da primeira metade do século XX, na medida em que significou a tentativa de se implantar o primeiro Estado socialista, experiência, até então, sem precedentes. Entre os fatores que favoreceram a eclosão dessa Revolução, identificamos corretamente o (a):
a. Desenvolvimento tardio do capitalismo industrial na Rússia, que favoreceu o afastamento da aristocracia rural e do exército da base de poder da monarquia czarísta, substituídos pela burguesia e pelo operariado.
b. Acirramento da crise econômica e social decorrente da participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial, que agravou a carestia generalizada de alimentos e as greves, e enfraqueceu a autoridade governamental do czar.
c. Substituição da autocracia czarista por um governo fundamentado em uma monarquia parlamentar liberal, que ampliou os direitos políticos individuais fortalecendo os partidos políticos, inclusive os mencheviques revolucionários.
d. Revolução Burguesa de 1905, que concedeu autonomia política e administrativa às nacionalidades que formavam o Império Russo, implementando uma política de reforma agrária que extinguiu os privilégios da aristocracia fundiária e da Igreja Ortodoxa.

7- Do século XVII ao início do século XX, por diferentes formas, as sociedades agrárias cederam espaço às sociedades urbanas e industriais, gerando novos sistemas políticos e econômicos. Leia as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I. As sociedades inglesa e francesa vivenciaram importantes revoluções que culminaram com a afirmação do sistema capitalista.
II. Na Alemanha e Itália, o movimento de unificação territorial e político, embora tardio, foi condição fundamental à transição para o capitalismo.
III. Na Península Ibérica, a precoce mobilização dos setores aristocráticos viabilizou um dinâmico crescimento industrial capitalista.
IV. Na Rússia, a presença de um significativo contingente camponês, associado à classe operária emergente, foi fundamental para o processo de implantação do regime socialista.
a. Somente as alternativas I e II estão corretas.
b. Somente as alternativas I e IV estão corretas.
c. Somente a alternativa II está correta.
d. As alternativas I, II e IV estão corretas.
e. Todas as alternativas estão corretas.

8- Uma das ironias deste estranho século XX é que o resultado mais duradouro da Revolução de Outubro de 1917, cujo objetivo era a derrubada global do capitalismo, foi salvar seu antagonista, tanto na guerra quanto na paz...
Eric J. Hobsbawm. A Era dos Extremos, 1995.
De acordo com a argumentação do autor, a União Soviética salvou o capitalismo graças à:
a. Vitória militar na Segunda Guerra Mundial e ao planejamento econômico para substituir a economia de mercado.
b. Neutralidade na Primeira Guerra Mundial e à utilização da economia de mercado para fomentar a industrialização.
c. Aliança com a Alemanha nazista, em 1939, e ao colapso dos planos quinquenais para desenvolver a economia.
d. Derrota na Guerra Fria, entre 1945-1962, e ao fracasso na tentativa de fomentar a industrialização da Europa Oriental.
e. Retirada dos mísseis de Cuba, em 1962, e ao sucesso na ajuda à implementação da economia socialista na China.

9- Após a Crise de 1929, vários países agiram tentando reestruturar sua economia e, entre estas ações, destacam-se a desvalorização da moeda, a instituição de um sistema de seguridade social gerenciado com fundos públicos, a criação de postos de trabalho, a redimensão do diálogo entre capital e trabalho e a reorganização de atividades industriais. Este conjunto de medidas é integrante:
a. Dos Planos Quinquenais implementados por Joseph Stalin na Rússia.
b. Da Política Salvacionista organizada por Rodrigues Alves no Brasil.
c. Do New Deal elaborado por Franklin Delano Roosevelt nos Estados Unidos.
d. Da Démocrate Savage articulada por Charles De Gaule na França.
e. Do Funding Loan praticado por Richard Nixon nos Estados Unidos.

10- Os estados ocidentais inquietam-se sob os efeitos da metamorfose incipiente. Texas e Oklahoma, Kansas e Arkansas, Novo México, Arizona, Califórnia. Uma família isolada mudava-se de suas terras. O pai pedira dinheiro emprestado ao banco e agora o banco queria as terras. A companhia das terras — que é o banco, quando se ocupa dessas transações— quer tratores, em vez de pequenas famílias nas terras. Um trator é mau? A força que produz os compridos sulcos na terra não presta? Se esse trator fosse nosso, não meu, prestaria. Se esse trator produzisse os compridos sulcos em nossa própria terra, prestaria, na certa. Não nas minhas terras, nas nossas. Então, aí sim, a gente gostaria do trator, gostaria dele como gostava das terras quando ainda eram da gente. Mas esse trator faz duas coisas diferentes: traça sulcos na terra e expulsa-nos delas (...) Há que pensar sobre isso.
STEINBECK,John.As vinhas da ira. São Paulo: Círculo do livro, s.d.
Esse trecho do romance de Steinbeck reflete as dificuldades de famílias de agricultores norte-americanos durante a Grande Depressão de 1929. A Crise de 1929 resultou de um fator acentuado após a Primeira Guerra Mundial, a saber:
a. Diminuição da produção agrícola norte-americana, devido a problemas climáticos.
b. Recuo da produção industrial, devido à falência das instituições de crédito em todo o mundo.
c. Falência da democracia-liberal, devido à não intervenção do Estado nas questões econômicas.
d. Desequilíbrio entre produção e consumo, devido ao crescimento não integrado da economia norte americana.

11- A crise de 1929 abalou os Estados Unidos. Em 1933, Franklin Delano Roosevelt foi eleito com o objetivo de recuperar o país por meio do programa conhecido como New Deal, que propunha:
a. A defesa do isolacionismo e do planejamento econômico, por meio dos quais os Estados Unidos abdicavam do engajamento em questões internacionais.
b. A mudança do centro das decisões econômicas de Nova York, símbolo do poder dos grandes banqueiros, para Washington, sede do poder federal.
c. A redução das importações estadunidenses que afetaram os países dependentes de seu mercado, repatriando capitais norte--americanos.
d. A intervenção e o planejamento do Estado na economia, em quatro setores: agricultura, trabalho, segurança social e administração.
e. O conservadorismo em questões econômicas e na política externa, ampliando a “missão civilizadora” dos Estados Unidos.


BOA SORTE!!!

quinta-feira, 17 de março de 2011

INDAGAÇÕES PARA TODOS OS ALUNO/AS

1. Como você faz para chegar até a escola?

2. A escola tem contato com sua família? Como ocorre esse contato?

3. Há atividades esportivas e culturais aberta à comunidade? Quais?

4. Você conhece algo sobre a história da escola?

5. Quais são as regras ou normas da escola?

6. Como é o relacionamento com a direção, coordenação, professores e funcionários?

7. Quando ocorre alguma infração por parte dos alunos, quais são as medidas utilizadas pela Direção?

8. O que você acha que a escola precisa melhora?


9. O que você mais gosta e menos gosta na escola?

10. Quando há falta de professores, quem resolve? Qual atividade é proposta?

11. O que faz quando não há aula?

12. Que dificuldade você tem em aprender? Como soluciona esse problema?

13. Os professores procuram atender as necessidades dos alunos?

14. Como são as aulas? Que tipo de aula você mais gosta?

15. E as avaliações? Quantas são e quais os tipos que os professores utilizam?

16. Qual tipo de avaliação você prefere?

17. Que tipo de atividades ou recursos que os professores utilizam para tirar as dúvidas dos alunos?

18. Como é o ensino da escola?

19. Como você se sente no final de cada ano?

20. O que espera para o futuro?



“Estudar é ter certeza que conquistaremos algo que ninguém poderá nos tirar”.

UM CONVITE À PAZ MUNDIAL

A lenda deSadako
Convite à paz mundial e à saúde

Essa lenda é baseada em um fato verdadeiro: uma menina japonesa que apareceu com leucemia 10 anos após o bombardeio de Hiroshima. Para ter esperança de cura, ela se inspirou na lenda das garças douradas.
Depois de sua morte, seus colegas de classe começaram a trabalhar seriamente pela paz mundial.
Os autores têm contado esta versão da história em vários países, e convidamos para ajudá-los a torná-la uma "lenda viva", recontando-a sempre que houver oportunidade.
No Japão, dizem que as garças trazem vida longa e boa sorte. Quando voam pelas cidades ou pelos campos, parecem sóis dourados brilhando no céu.
Na manhã de 6 de agosto de 1945, apareceram milhões de sóis dourados no céu, mas não eram garças. Era uma explosão... Um grande estrondo! A primeira bomba atômica caíra na cidade.
Houve um clarão muito forte, e aqueles que olharam para ele nunca voltaram a enxergar novamente. Outros desviaram seu olhar. A cidade estava desmoronando. Tijolos, lajes, concreto e vidro se estilhaçavam pelas ruas e havia incêndios por todos os lugares. —"O que é isto"? as pessoas perguntavam perplexas. Os que sabiam contavam aos que não sabiam.
As pessoas corriam gritando: "água, água", querendo qualquer coisa para aliviar as queimaduras de suas peles.
No dia seguinte havia ainda mais incêndios. Novamente, algo estranho aconteceu. A chuva veio, mas era negra. A bomba havia impregnado a chuva com poeira radioativa.
Médicos e enfermeiras foram mortos pela explosão e os hospitais foram destruídos. As pessoas ajudavam umas as outras. Muitos morriam a cada dia.
Duas semanas mais tarde, algo estranho aconteceu novamente. Flores rosas, lilás e brancas desabrochavam onde nunca haviam sido plantadas. Cresciam em abundância, na mais estranha mutação de vida, em meio a toda aquela mortandade. Aquele dia foi horrível. É claro que muitas pessoas no centro da cidade morreram. Mais distante dali, no subúrbio, havia muitos sobreviventes. Entre eles, uma pequena garota chamada Sadako Sasaki.
Quando a bomba caiu na cidade, ela tinha apenas 2 anos de idade. Ao crescer; ela continuou se lembrando do terrível dia: — "Porque estão reconstruindo aqueles edifícios"? perguntava. E ouvia toda a história novamente.
Quando Sadako foi ao Parque da Paz, no dia de celebração da memória do Bombardeio, ela se lembrou de sua avó. Hoje, ela tinha amigos que visitavam suas avós periodicamente, mas a dela havia sido morta pela grande explosão. O que Sadako sabia sobre sua avó vinha das histórias e memórias dos outros.
O mais difícil na vida atual era receber a notícia de alguém conhecido que adoecia com a chamada "doença da radiação" ou "doença da bomba atômica", uma forma de câncer causado pela excessiva radiação no ar. Hoje, muitas pessoas se recuperam de leucemia, mas naqueles dias, tudo que os médicos podiam fazer era aliviar um pouco a dor. O contágio da doença significava morte.
Sadako era saudável e a coisa mais importante para ela era correr. "Quero fazer parte do time esportivo daqui. Quem sabe posso participar das Olimpíadas algum dia"? pensava.
Sadako era uma boa corredora. Corria para ir e voltar da escola, se exercitava e venceu muitas corridas. Acabou conseguindo o que queria.
Um dia, estava no meio de uma importante corrida e não se sentiu bem. "Não dormi o suficiente", pensou, — "não devo ter comido bem, mas vou ultrapassar aqueles que estão na minha frente e tudo vai acabar bem".

Atividade para 7º ano "Renascimento"

01. (FEI) As principais características do Renascimento foram:
a) Teocentrismo, realismo e intensa espiritualidade.
b) Romantismo, espírito crítico em relação à política, temas de inspiração exclusivamente naturalistas.
c) Ausência de perspectiva e adoção de temas do cotidiano religioso, tendo como foco apenas os valores espirituais.
d) Uso de temas ecológicos evidenciando a preocupação com o meio ambiente, execução de variados retratos de personalidades da época.
e) Antropocentrismo, humanismo e inspiração greco-romana.

2- (FGV) Acerca do Renascimento. E correto apenas o afirmado em:

a. ( )As características do homem no Renascimento são: racionalismo, individualismo, naturalismo e antropocentrismo, em oposição aos valores medievais baseados no teocentrismo.
b. ( )O Renascimento não foi um processo homogêneo. Seu desenvolvimento foi muito desigual, e as manifestações mais expressivas se deram nos campos das artes e das ciências, sendo que, no campo artístico, a literatura e as artes plásticas ocupavam lugar de destaque.
c. ( )A arte renascentista tornou-se predominantemente religiosa, retratando a vida de santos, de clérigos e o cotidiano cristão da época.
d. ( )A Itália foi o centro do Renascimento porque era o centro do pré- capitalismo e do desenvolvimento comercial e urbano, que gerava os excedentes de capital mercantil para o investimento em obras de arte.
e. ( )A ascensão do clero foi fundamental para que se desenvolvesse nos estados italianos um poderoso mecenato, plenamente identificado com as concepções terrenas dominantes entre os eclesiásticos.

3- (UFMG) “Que obra de arte é o homem: tão nobre no raciocínio, tão vário na capacidade; em forma e movimento, tão preciso e admirável; na ação, é como um anjo; no entendimento, é como um deus; na beleza do mundo, o exemplo dos animais.”
Shakespeare. Wiltiam. Homlet,
O valor renascentista expresso nesse texto é o:
a) Antropomorfismo.
b) Hedonismo.
c) Humanismo.
d) Individualismo.
e) Racionalismo.

4- (PUC/MG) O Renascimento foi um movimento intelectual, artístico e literário ocorrido na Europa nos séculos XV e XVI, que encontrou na Itália o seu berço devido à:
a.( ) Precoce unificação política italiana, o que possibilitou enormes investimentos estatais nas artes e nas realizações culturais.
b.( ) Proteção e patrocínio dos mecenas, que contratavam os serviços dos artistas e financiavam os estudiosos e literatos.
c.( ) Emigração de sábios bizantinos, profundos conhecedores da tradição clássica, após a tomada de Constantinopla pelos turcos.
d.( ) Prosperidade econômica das cidades italianas, enriquecidas com o comércio e dotadas de uma burguesia empreendedora.

5- (FUVEST-SP) Com relação à arte medieval, o Renascimento destaca-se pelas seguintes características:
a) A perspectiva geométrica e a pintura a óleo.
b) A vida de santos e afrescos.
c) A representação do nu e as iluminuras.
d) As alegorias mitológicas e o mosaico.
e) O retrato e o estilo romântico na arquitetura.


BOA SORTE!!!

Documentário da 1ª Guerra Mundial para o 9º ano


E.E.F.D.J.M SÃO BRÁS
DISCIPLINA: HISTÓRIA
PROFESSORA:ERUNDINA
ALUNO/A:

A grande causa da guerra foram mesmo as disputas imperialistas? Se os governos europeus tivessem sido diplomaticamente mais hábeis, o conflito poderia ter sido evitado?Vamos ler agora um texto do historiador italiano Mario Isnenghi, em que ele interpreta alguns dos fatos que arrastaram os países europeus para a Primeira Guerra Mundial:
“Cada país temia que sua existência e seu futuro estivessem ameaçados pelos outros. O verdadeiro ‘culpado’ se encontra nessa atmosfera de insegurança coletiva que pesa sobre a Europa no decênio que vai de 1905 a 1915. (...) Assim, a guerra poderia ser evitada?
Somente uma ação política decisiva, capaz de restaurar a confiança nas relações internacionais e desfazer o clima de desconfiança, poderia detê-la. Mas ninguém caminhava nessa direção.
O reforço das ideologias nacionalistas, que as classes dominantes burguesas tinham conseguido implantar em largos setores da classe média, não contribuiu para acalmar os ânimos. Ele acabou degenerando sob a forma de chauvinismo [fanatismo], de racismo, de agressividade imperialista”.
(ISNENGHI, Mano. História da Primeira Guerra Mundial. São Paulo: Atíca, 1995. pp. 13—14.)

A partir do que é apresentado pelo autor do texto acima, procure responder:

1- Para o autor, quem foi o grande “culpado” pela guerra?
2- Existia alguma maneira de ela ser evitada?
3- O nacionalismo teve alguma coisa a ver com a guerra? Explique com suas próprias palavras.
4- Qual é a relação que o autor vê entre o nacionalismo e o imperialismo? 

  

Documentário da Revolução Industrial para o 8º ano


                                                        A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

A partir de 1750, desenvolveu-se na Europa um processo de grandes transformações socioeconômicas conhecido como Revolução Industrial. Esse conjunto de transformações influenciou profundamente a vida de milhões de pessoas em quase todas as regiões do planeta.
      As pequenas oficinas dos artesãos foram sendo substituídas pelas fábricas. As ferramentas foram trocadas pelas máquinas. No lugar das tradicionais fontes de energia, como água, vento e força muscular, passou-se a utilizar o carvão e a eletricidade. A velha Europa agrária foi se tornando industrializada, com cidades cada vez mais populosas.
                                     ESTÁGIOS DA PRODUÇÃO ECONÔMICA
          Durante a idade Moderna, a produção econômica européia passou por três estágios de produção: artesanal, manufatureiro e mecanizado.
Produção artesanal – No artesanato, o produtor (artesão) tinha pleno controle sobre as diversas fases de produção, não era dividido entre diversas pessoas.
         Assim, um artesão que por exemplo, fizesse alfinetes precisaria conhecer e executar as diversas tarefas dessa atividade. Isto é, tinha de pegar um arame, endireitá-lo, cortá-lo, afiar uma extremidade, colocar a cabeça na outra e dar o polimento final.
         O artesão não dominava apenas o conjunto do processo produtivo. Geralmente, ele também era o dono dos instrumentos de produção, incluindo a oficina, as matérias-primas e as ferramentas que utilizava.
Produção manufatureira – As manufaturas eram grandes oficinas onde os operários executavam trabalhos manuais equipados com ferramentas. Elas ainda não tinham máquinas industriais, mas contavam com diversos operários, que trabalhavam sob o comando de um gerente de produção.
Foi nas manufaturas que surgiu a divisão do trabalho com as linhas de operações e de montagem. Nessas linhas de produção, cada operário cumpria uma tarefa especifica. O objetivo era aumentar a velocidade de fabricação.
 As manufaturas, da mesma forma que o artesão, não desapareceram até hoje. Quer dizer, artesanato e manufaturas ainda continuam existindo como formas de produção.
Produção mecanizada – Esse estágio surgiu da combinação de dois elementos: o aperfeiçoamento dos métodos produtivos e o avanço tecnológico, que resultou na invenção e no desenvolvimento de máquinas industriais.
Na produção mecanizada  (maquinofatura), a utilização da maquinas levou à substituição de várias ferramentas e do próprio trabalho de muitos operários.
O estágio da produção mecanizada foi característico da Revolução Industrial.
                                AS ETAPAS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
    A revolução Industrial pode ser dividida em duas grandes etapas:
  • Primeira etapa (1760-1860) – nesse período, a revolução Industrial ficou limitada, basicamente, a Inglaterra, primeiro país europeu a desenvolver o processo de industrialização. O grande destaque foi o desenvolvimento da indústria de tecidos de algodão, com a utilização do tear mecânico. Além disso, o aperfeiçoamento das máquinas a vapor teve extrema importância para o progresso das fábricas.
  • Segunda etapa (1860-1900) – a Revolução Industrial espalhou-se pela Europa central e  oriental, atingindo países como Bélgica, França, Alemanha, Itália e Rússia. Alcançando outros continentes, o processo de industrialização chegou aos Estados Unidos e ao Japão. Nesse período, as principais inovações técnicas foram: a utilização do aço, superando p ferro; o aproveitamento da energia elétrica e dos combustíveis petrolíferos; a invenção do motor a explosão, da locomotiva elétrica; e o desenvolvimento dos produtos químicos. O progresso tecnológico foi de tal modo significativo que essa etapa é comumente denominada de Segunda revolução Industrial.
                                  O PIONEIRISMO INGLÊS

A Revolução Industrial começou na Inglaterra. Vários fatores contribuíram para o pioneirismo industrial inglês. Vejamos os principais:
·         Acúmulo de capitais – a Inglaterra tinha a mais importante zona de livre comércio da Europa, sobretudo depois da revolução Gloriosa. A burguesia inglesa possuía, portanto, um importante papel na vida econômica do país. Além disso, a Inglaterra contava com um sistema de créditos financeiros bem desenvolvidos desde a fundação do Banco da Inglaterra, em 1694. Tudo isso permitiu a burguesia expandir o comércio marítimo (a frota inglesa era a mais poderosa do mundo) e acumular capitais.
·         Controle capitalista do campo – o acúmulo de capitais na Inglaterra levou ao controle capitalista do campo. Os donos de capitais passaram a ampliar e dirigir grandes propriedades rurais. Com a concentração da propriedade agropastoril nas mãos de capitalistas, houve melhoria dos métodos de produção e aumento de produtividade, mas também a liberação de grandes levas de camponeses foram obrigados a migrar para as cidades (êxodo rural), submetendo-se, por fim, ao duro trabalho nas industrias em expansão.
·         Crescimento populacional – o aumento da produtividade de alimentos e os progressos da medicina no combate as epidemias contribuíram para o crescimento populacional. Esses aumentos populacionais, associados ao êxodo rural, ampliaram a oferta de mão-de-obra nas cidades. Eram trabalhadores sem outro meio de sobrevivência a não ser o trabalho na industria em troca de salário miserável,
·         Posição geográfica – o fato de a Inglaterra ser uma ilha situada próximo a Europa ocidental favoreceu o comércio marítimo e o acesso aos grandes mercadores ultramarinos.
·         Fontes de energias – a Inglaterra possuía grandes jazidas de carvão, que possibilitaram desenvolver industrias baseadas no carvão mineral. Os demais países europeus só contavam com o carvão de madeira.

                                   Conseqüências da Revolução Industrial

A partir da Revolução Industrial o mundo não seria mais o mesmo. Também as relações entre as pessoas mudaram em muitos aspectos. Mecanização, novos produtos, poluição ambiental e conflitos sociais passariam, cada vez mais, a fazer parte do cotidiano da maioria da sociedade. Era a consolidação do capitalismo, agora em base industriais. Vejamos, a seguir algumas das principais conseqüências da Revolução Industrial.
  • Utilização constante de máquinas e maior divisão do trabalho, com o conseqüente aumento da produção e produtividade e a perda do trabalhador, do controle sobre o próprio trabalho e sobre os lucros dele advindos;
  • Crescimento da urbanização e despovoamento das áreas rurais;
  • Ruína dos artesãos, que não conseguiam competir com mercadores mais baratos produzidas pelas fabricas;
  • Consolidação do sistema capitalista de produção;
  • Expansão do colonialismo; os países colonialistas matérias-primas e mercado consumidores para seus produtos;
  • Desenvolvimento dos meios de transportes e de comunicação.

Documentário da Revolução Francesa