sexta-feira, 18 de novembro de 2011

BANCO DE QUESTÓES PARA O 9º ANO

1- As duas primeiras décadas da história do Brasil no século XX foram marcadas pela eclosão de diversos movimentos sociais, rurais e urbanos, entre os quais se inclui a(o):
a) Guerra do Contestado, resultado da reação da oligarquia paranaense ao capital estrangeiro ligado à exploração da erva-mate e das ferrovias.
b) Guerra de Canudos, movimento restaurador e socialista que conflagrou o sertão nordestino.
c) Revolta da Chibata, representando a influência dos ideais Tenentistas sobre soldados e marinheiros.
d) Cangaço, revolução ideológica da população nordestina contrária ao coronelismo.
e) Movimento Operário com expressiva presença dos trabalhadores imigrantes e forte influência dos ideais anarquistas.


2-São características do período republicano brasileiro, compreendido entre os anos de 1889 e 1930, EXCETO:
a) estabelecimento da "Política do café com leite", legitimada pelos Partidos Republicanos.
b) implantação do voto censitário nos vários estados da federação.
c) exclusão política dos setores subalternos e marginalizados.
d) aparecimento de movimentos sociais como Canudos e o Cangaço.
e) predomínio dos grupos agrários sob hegemonia dos cafeicultores paulistas.



3- A Revolução de 1930 possibilitou uma divisão entre as oligarquias agrárias; o tenentismo provocou uma desestabilização na hierarquia militar; a fraqueza da burguesia, o chamado "vazio do poder". Que alternativa a seguir responde por esse "vazio do poder"?
a) A Revolução Constitucional de São Paulo de 1932 tentou preencher esse "vazio", procurando aliança com outros estados, como Rio Grande do Sul.
b) A deposição de Vargas em 1945 e a tentativa dos militares em chegar ao poder.
c) A formação de duas forças políticas antagônicas: a Ação Integralista Brasileira, e a Aliança Nacional Libertadora.
d) A fundação do Partido Comunista Brasileiro e sua aliança com o PTB de Vargas.
e) A política dos governadores e o aparecimento de movimentos como o de Antônio Conselheiro, em Canudos na Bahia.

4- O tenentismo foi um movimento empreendido por jovens oficiais militares durante a Primeira República. Dentre as alternativas a seguir, aponte a que se identifica com as aspirações desse movimento:
a) A moralização dos costumes e a idéia de soldados-corporação.
b) A idéia do soldado-cidadão que devia intervir no processo político, a defesa do voto secreto, a centralização do poder e a independência do poder judiciário, e o ensino público.
c) A defesa do voto secreto e universal, incluindo os analfabetos e mulheres e a reforma administrativa na direção da descentralização do poder.
d) A centralização do poder do Estado, a reforma do Ensino e a intervenção "moderadora" nos movimentos populares e nos governos civis despreparados, dentro do princípio do "soldado-profissional."
e) Apoio às oligarquias locais, incentivo ao ensino privado e religioso, moralização da administração pública e o recolhimento dos militares aos quartéis.


5- A hegemonia política dos estados economicamente fortes e populosos, São Paulo e Minas Gerais, durante a República Velha, foi viabilizada através:
a) do apoio de grupos militares vinculados ao Tenentismo.
b) da política dos governadores que, articulando os governos estadual e federal, anulava totalmente a oposição.c) de movimentos sociais populares de apoio ao Estado oligárquico.
d) da instituição do voto secreto e fim da representação proporcional.
e) da Constituição de 1891, que estabeleceu um Estado unitário e fortemente centralizado.



6- O isolamento social e a omissão ou violência do Estado provocaram, na República Velha, movimentos messiânicos que reagiram, dentre outros fatores, contra a crise econômica e a modernidade. Identifique-os nas alternativas abaixo.
a) Revolução Farroupilha e Balaiada
b) Intentona Comunista e Revolução de 1932
c) Revolta de Canudos e Contestado
d) Revolta do Forte de Copacabana e Coluna Prestes
e) Revolta da Chibata e Vacina


7- O ano de 1922 foi um marco na transformação da sociedade brasileira, durante o qual se assistiu a diversos movimentos de contestação da ordem, além das comemorações do Centenário da Independência. Caracterizam a década de 1920 os seguintes acontecimentos históricos: 
a) eclosão da Revolta da Vacina e crescimento da Aliança Liberal 
b) instalação da Semana de Arte Moderna e organização dos sindicatos corporativistas 
c) início da reforma urbana do Rio de Janeiro e instituição da Política dos Governadores 
d) rebelião tenentista do Forte de Copacabana e fundação do primeiro partido comunista brasileiro


8- O movimento tenentista teve vários momentos, cujo ápice foi:
a) a Revolta do Forte de Copacabana.
b) o Estado de Sítio permanente do governo Artur Bernardes.
c) a Coluna Paulista.
d) a Coluna Prestes.
e) a Intentona Comunista.

9- Leia o texto. "Quando veio a revolução de 24, disparavam os canhões nas travessas da Rua da Moóca. Lembro que todos os vizinhos rodeavam o Tenente Cabanas, que era muito destemido, levavam comida para os soldados, ou iam levar seu abraço. Nós víamos os petardos atravessarem as ruas; nas Igrejas do Cambuci os soldados do governo acamparam e disparavam. (...) Os aviadores do governo tinham ordem de jogar bombas no Brás; dizia que a italianada estava a favor da revolução." (Lembranças do Sr. Ariosto, In: BOSI, Ecléa. MEMÓRIA E SOCIEDADE: LEMBRANÇA DE VELHOS. São Paulo: T. A. Queiróz, 1979. p. 144.) As lembranças relatadas no texto referem-se à
a) Insurreição Armada dos Aliancistas contra Júlio Prestes.
b) Rebelião tenentista chefiada por Miguel Costa e Isidoro.
c) Revolta dos "18 do Forte" de Copacabana.
d) Revolução Constitucionalista de São Paulo.
e) Revolução Federalista do Rio Grande do Sul.

10- :Foram as revoltas ocorridas durante o governo de Floriano Peixoto:
a) Revolução Federalista e Revolta da Armada;
b) Revolta de Canudos e Revolução Praieira;
c) Revolta da Chibata e Revolta do Contestado;
d) Revolução Federalista e Coluna Prestes;
e) Revolta da Armada e Revolta do Forte de Copacabana.

11- Assinale a opção que contém informações corretas acerca da Revolução de 30 no Brasil e de seus antecedentes imediatos.
a) Junção de colunas militares originadas no Rio Grande do Sul e em São Paulo, ataques de tropas federais ao forte de Copacabana, aliança de Getúlio Vargas com Júlio Prestes para impedir a eleição de Osvaldo Aranha.
b) Formação da Aliança Nacional Libertadora, união de grupos rivais para dar combate à Coluna Prestes, eclosão de movimento insurgente em São Paulo.
c) Assassinato de João Pessoa, formação de uma frente única entre os "tenentes" e certos políticos, eclosão de insurgências no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais.
d) Eclosão da Revolução Constitucionalista em São Paulo, oposição a um governo federal que exerceu o poder, todo o tempo, sob estado de sítio, ataque integralista ao Palácio do Catete.
e) Aliança de Borges de Medeiros com João Neves da Fontoura para eleger Júlio Prestes, recusa de Washington Luís de criar nova política de valorização do café diante dos efeitos da crise de 1929, elaboração do Plano Cohen.

12- "Marinheiros rebelados em 1910 no Rio de Janeiro contra os maus tratos na Marinha de Guerra (...). O líder era João Cândido. O governo de Hermes da Fonseca, diante da ameaça de bombardeio sobre a capital federal (...) concedeu anistia aos revoltosos. Depois eles foram todos punidos. Muitos morreram. João Cândido foi internado como louco." Indique a alternativa que corresponde ao texto:
a) A Guerra do Contestado;
b) A Revolta da Armada;
c) A Revolta da Chibata;
d) A Coluna Prestes;
e) Os Dezoito do Forte de Copacabana.

13- "No período de 1928 existiam em São Paulo pelo menos três propostas de revolução vindas de agrupamentos políticos diferentes: O Partido Democrático, os tenentes e o Bloco Operário e Camponês". (Decca, E. de, "O silêncio dos vencidos". São Paulo, Brasiliense, 1981, p. 81.) O trecho aponta algumas das tensões presentes no Brasil do final da década de 1920. A presença de tais propostas revolucionárias
a) demonstra a revolta popular contra a política café-com-leite e a preparação de um levante constitucionalista, que viria ocorrer anos depois em São Paulo.
b) revela o projeto político golpista resultante da atuação, no sul do Brasil, pouco tempo antes, da Coluna Prestes-Miguel Costa.
c) demonstra a impossibilidade de estabelecimento de um projeto comum entre os militares e civis que haviam controlado, até então, a República da Espada.
d) revela o projeto liberal-socialista que, uma década depois, seria expresso no Estado Novo.
e) demonstra a insatisfação político-institucional frente ao longo controle político do Estado brasileiro pelos cafeicultores paulistas organizados no PRP.


14- No período da história brasileira denominado de República Velha (1889 -1930), os grupos oligárquicos exerceram pleno domínio sobre o processo político, o que pode ser exemplificado na(o):
a) predominância dos grandes estados, principalmente os ligados à economia agroexportadora.
b) política dos governadores, que isolou os estados das decisões políticas concentradas no governo federal.
c) aliança política entre os oficiais mais jovens, influenciados pelo Positivismo, e os grandes chefes políticos rurais.
d) participação permanente da oligarquia gaúcha no pacto café-com-leite.
e) apoio popular aos movimentos eleitorais de oposição como a Reação Republicana.

15- Dos doze presidentes da Primeira República, sete procediam de São Paulo e Minas Gerais. Excetuando-se os dois primeiros, que eram militares, apenas três políticos de outros estados chegaram à presidência. Tal predominância no poder ficou conhecida por:
a) Política de Valorização do Café.
b) Política de Salvações.
c) Política do Café com Leite.
d) Política Jacobinista.
e) Política Populista.


16- "Certo dia de eleição, na pitoresca cidade de Pacatuba (...) cobriu-se de luto uma família de muitos filhos, que ficara na mais negra miséria. O pai fora assassinado depois de uma discussão acalorada, em defesa do chefão político. Tombou o pobre homem, que fora arrastado como um autômato para votar, ou por outras, servir (...) ao dono de engenho e senhor de grande prestígio. Mal sabia assinar o nome (...) uma semana antes recebera um par de botinas, uma camisa de chita e um chapéu de palha desabado." O texto, que narra um dia de eleição no período da República Velha, refere-se DIRETAMENTE
a) à política do café-com-leite e dos governadores.
b) ao coronelismo e ao voto de cabresto.
c) à oligarquia do café e ao curral eleitoral.
d) à política dos governadores e ao coronelismo.
e) ao curral eleitoral e ao direito de voto do analfabeto.


17- Tratava-se de reduzir o poder das oligarquias nas áreas onde isto parecia mais fácil e onde eram mais chocantes as desigualdades sociais. Tendo muitos laços com a política local, não conseguiram mais do que substituir velhas oligarquias por novas. (Boris Fausto) O texto identifica uma política característica da República Velha e utilizada pelo governo Hermes da Fonseca, através de interventores militares. Assinale-a nas alternativas abaixo.
a) Política do Café com Leite
b) Política de Valorização do Café
c) Política das Salvações
d) Política dos Governadores
e) Política de Parceria

-
18- Contribuíram para a eclosão da Revolução de 1930:
a) o programa da Aliança Liberal, francamente favorável aos setores rurais e oligárquicos da República Velha.
b) a oposição de João Pessoa aos políticos aliancistas, fato que culminou com seu assassinato.
c) O apoio do Tenentismo ao governo de Washington Luís e a política oligárquica.
d) A vitória de Getúlio Vargas nas eleições e a ameaça de golpe pelos situacionistas.
e) A ruptura da Política do Café com Leite nas eleições de 1930, em decorrência da crise econômica que afetou o setor cafeeiro.


19- "Na década de vinte, o tenentismo é o centro mais importante de ataque ao predomínio da burguesia cafeeira, revelando traços específicos, que não podem ser reduzidos simplesmente ao protesto das classes médias. Se sua contestação tem um conteúdo moderno, expresso em um tímido programa modernizador, a tática posta em prática é radical, e altera as regras do jogo, com a tentativa aberta de assumir o poder pelo caminho das armas. Sob este aspecto, embora inicialmente isolado, o movimento tenentista está muito à frente de todas as posições regionais, ao iniciar a luta, em julho de 1922." FAUSTO, B. "A revolução de 1930: historiografia e história". São Paulo: Brasiliense, 1981. p. 113 Sobre o tenentismo, movimento de que trata o texto acima, pode-se afirmar que
a) expressou aspirações nacionalistas contrárias às imposições do capitalismo internacional.
b) representou a única forma de oposição ao regime político oligárquico da República Velha.
c) propunha uma reforma institucional, com a implantação da "política do café-com-leite".
d) visava à derrubada do governo federal e ao estabelecimento de moralidade político-administrativa.


20- A crise da Bolsa de Nova Iorque, em 1929/1930, refletiu-se nos Estados Unidos e em todo o mundo, com exceção dos países componentes da URSS. No Brasil, a conseqüência política foi o(a):
a) Revolução de 1930, que derrubou a República Oligárquica.
b) início da política do "Café-com-Leite".
c) surgimento do Movimento Tenentista.
d) formação da Política dos Governadores.
e) revolta dos posseiros do Contestado.

3 comentários:

Anônimo disse...

incrivel plofessola

Carlos Eduardo disse...

Gabarito...

Carlos Eduardo disse...

Ola gostaria do gabarito. Abraço!

Postar um comentário