quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

CNSG - 3º Ano "Ética e Moral"

A Filosofia Moral distingue entre ética e moral. Ética tem a ver com o "bom": é o conjunto de valores que aponta qual é a vida boa na concepção de um indivíduo ou de uma comunidade. Moral tem a ver com o "justo": é o conjunto de regras que fixam condições equitativas de convivência com respeito e liberdade. Éticas cada qual tem e vive de acordo com a sua; moral é o que torna possível que as diversas éticas convivam entre si sem se violarem ou se sobreporem umas às outras. Por isso mesmo, a moral prevalece sobre a ética.

No terreno da ética estão as noções de felicidade, de caráter e de virtudes. As decisões de qual propósito dá sentido à minha vida, que tipo de pessoa eu sou e quero vir a ser e qual a melhor maneira de confrontar situações de medo, de escassez, de solidão, de arrependimento etc. são todas decisões éticas.

No terreno da moral estão as noções de justiça, ação, intenção, responsabilidade, respeito, limites, dever e punição. A moral tem tudo a ver com a questão do exercício do direito de um até os limites que não violem os direitos do outro.

As duas coisas, claro, são indispensáveis. Sem moral, a convivência é impossível. Sem ética, é infeliz e lamentável. Diz-se que quem age moralmente (por exemplo, não mentindo, não roubando, não matando etc.) faz o mínimo e não tem mérito, mas quem não age moralmente deixa de fazer o mínimo e tem culpa (por isso pode ser punido). Por outro lado, quem age eticamente (sendo generoso, corajoso, perseverante etc.) faz o máximo e tem mérito, mas quem não age eticamente apenas faz menos que o máximo e deixa de ter mérito, mas sem ter culpa (por isso não pode ser punido, mas, no máximo, lamentado).


1) Origem dos termos "ética" e "moral"

Ética vem do grego "éthos" e moral, do latim "mos". Tanto "ethos" quanto "mos" significam a mesma coisa: hábito, costume. Quando os filósofos gregos quiseram cunhar um nome para a parte da filosofia que se ocupa com as ações cotidianas do indivíduo, criaram a expressão "ethiké epistéme", que significava "ciência dos costumes" ou, como ficou conhecida, "ciência ética", ou simplesmente "ética". Já quando os filósofos romanos, que eram atentos leitores dos gregos, quiseram traduzir para o latim a expressão "ethiké epistéme", tentaram encontrar um equivalente em sua língua e cunharam "scientia moralis", que significava "ciência dos costumes" ou, como ficou conhecida, "ciência moral", ou simplesmente "moral". Assim, qualquer diferença que se possa encontrar entre "ética" e "moral" não advém do significado original dos dois termos, pois estes, em sua origem, eram apenas a tradução um do outro.

Há também uma versão segundo a qual "ética" não teria sua origem no grego "éthos", escrito "έθος", com "ε" (épsilon, letra grega que soa como um "e" curto e aberto), "costume", e sim no grego "éthos" escrito "ήθος", com "η" (eta, letra grega que soa como um "e" longo e fechado), "habitação". Para os que defendem essa versão, essa segunda forma de "éthos" ("ήθος", com "η") designaria um modo de ser, um caráter habitual, um conjunto de traços e ações que constituem a identidade de quem se é, nos quais se está à vontade, "em casa". Nesse caso, a "ethiké epistéme" significaria não a ciência dos costumes, e sim a ciência do estar em casa, do ser si mesmo, do encontrar-se em sua própria identidade, sem distanciar-se de si nem de seus valores. O fato de que "ética" era escrita "ηθικά", com "η", nos tratados gregos parece corroborar essa versão. Nesse caso, a tradução de "ηθικά" por "moralis" teria sido um erro dos filósofos romanos.

2) Formas de distinção entre ética e moral

Há duas tradições de distinção entre os dois termos. Uma delas é francesa e ganhou fama no Período das Luzes, no qual a célebre "Enciclopédia" de D'Alembert e Diderrot atribuiu a "moral" o sentido de conjunto de normas e valores em que os homens de certa época e lugar acreditam e que realizam mediante suas ações, enquanto a ética seria o conjunto de teorias filosóficas, racionais e reflexivas, sobre as normas e os valores em que os homens deveriam acreditar e que eles deveriam realizar em suas ações. Nessa tradição, a moral tem a ver com as normas e valores que já são seguidos na prática, os quais podem ser habituais, preconceituosos, supersticiosos, cruéis e irracionais de várias maneiras. A ética, ao contrário, é coisa dos filósofos, está no plano da teoria, da especulação, da reflexão e argumentação racional. Em suma: A moral seria aquilo que os homens comuns aceitam e praticam como certo e errado; a ética seria aquilo que os filósofos pensam e propõem como certo e errado. Outra forma de dizer a mesma coisa seria que a ética é uma reflexão sobre a moral; ou ainda que a ética é a moral quando submetida à crítica da razão.

A segunda tradição é alemã e tem origem nas maneiras distintas como Kant e Hegel conceberam (ou pelo menos nas maneiras distintas como geralmente se alega que eles conceberam) a reflexão sobre o bem e o mal. Segundo geralmente se alega, Kant imaginou a moral como um conjunto de normas ditadas pela razão, as quais seriam as mesmas para todos os homens, em todas as épocas e lugares. Já Hegel, contrapondo-se a Kant, chamou o que este propunha de "moralidade" e disse que ela era demasiadamente abstrata, vazia, inflexível e incapaz de motivar o ser humano. Em lugar da "moralidade" kantiana, Hegel propôs-se falar de uma "eticidade", a qual seria, segundo se alega, um conjunto de crenças, valores e ideais que os homens de certa época e certo lugar carregam consigo, porque foram formados neles desde a infância e porque por meio deles se entendem e convivem uns com os outros, formando sua identidade individual e coletiva. Assim, "moralidade" e "eticidade" se tornam rótulos convenientes para duas abordagens da ética: Uma com base em normas racionais válidas para todos (moralidade, Kant) e outra com base nas convicções culturais de cada povo (eticidade, Hegel). Embora essas estejam longe de ser boas caracterizações das concepções éticas de Kant e Hegel, é importante tê-las em vista para compreender de que modo moral e ética vieram a significar duas diferentes abordagens das questões do que se deve fazer.

3) Objeto da ética e da moral

A ética é uma teoria da vida boa para mim. Como assim? É uma teoria que procura responder: De todas as coisas possíveis de serem feitas, vivenciadas e realizadas na vida, qual delas é a que vale mais e realmente a pena? De que modo devo viver a minha vida? Que tipo de pessoa eu sou e que tipo de pessoa eu quero ser? O que espero ter sido e feito na vida, quando estiver velho e olhar para ela retrospectivamente? Todas essas são questões éticas. Responder a elas é traçar para si um propósito, um fim, um "télos" na vida. É definir para onde se quer caminhar e como se pretende chegar lá. Um homem de negócios, um filantropo, um artista, um sacerdote, todos eles são homens que se fizeram as mesmas questões éticas acima, mas deram a elas diferentes respostas. O que importa no fim das contas? Ter riqueza, sucesso e poder? Dedicar-se aos outros e aliviar as dores do mundo? Viver o prazer, o amor e a beleza? Voltar-se para Deus e ter uma vida neste mundo como preparação para uma vida noutro mundo? Essas são algumas das alternativas que se abrem para todo aquele que se pergunta o que pretende fazer de sua vida.

A moral é uma teoria da convivência justa com os outros. Não tem a ver com o que quero para mim, e sim com o respeito que devo aos outros. Não tem a ver com os meus fins, e sim com os limites que todos temos que respeitar, quaisquer que sejam os fins que estejamos perseguindo. A moral responde à seguinte questão: Quais são as condições de uma convivência pacífica, respeitosa e solidária com os demais seres humanos? Ou, o que é o mesmo: Uma vez que todos somos livres e iguais e todos temos direito a perseguir nossos fins éticos, mas sem prejudicar-nos ou causarmos danos uns aos outros, quais são os atos que devo obrigatoriamente praticar e que devo obrigatoriamente evitar? Quais são os deveres dos homens uns em relação aos outros, quaisquer que sejam seus projetos éticos? Nesse caso, o homem de negócios pode querer riquezas, mas não pode consegui-las à custa de apropriação indevida dos bens dos outros. O filantropo pode querer fazer o bem a outrem, mas não pode fazê-lo à custa de eliminar a liberdade do outro de escolher o que é melhor para si. O artista pode querer dedicar-se somente à beleza, mas não pode simplesmente não contribuir para o sustento da prole que tenha ajudado a gerar. O sacerdote pode querer dedicar-se a Deus, mas não pode fazê-lo de forma tal a desprezar ou perseguir os homens que partilham de outras crenças ou que não aderem a crença alguma. Isso é assim porque há, ao lado dos fins éticos, que variam de pessoa para pessoa, deveres morais, que se impõem a todos indistintamente.

André Luíz Souza Coelho

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

O bem é a afirmação da vida, o desenvolvimento das capacidades do homem. A virtude consiste em assumir a responsabilidade por sua própria existência. O mal constitui a mutilação das capacidades do homem; o vício reside na irresponsabilidade perante si mesmo.

FROMM,Erich

3º ano CNSG

1) Sabe-se que, no século XX, foram criadas organizações internacionais cujos principais objetivos consistiam em garantir a paz e promover a cooperação entre as nações do mundo. Uma dessas organizações foi:
a. A Liga das Nações, criada logo após final da Primeira Guerra Mundial.
b. A Organização das Nações Unidas (ONU), instituída no período entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial.
c. A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), formalizada logo após final da Guerra do Iraque.
d. O Pacto de Varsóvia, instituído logo após a ocupação da Polônia pelas tropas alemãs, em 1939. e. DA Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), estruturada como resposta às crises balcânicas que antecederam o início da Primeira Guerra Mundial.
2-) As relações internacionais no entre guerras (1918— 1939) foram marcadas por uma tentativa de criar um órgão internacional que teria como uma de suas funções evitar um novo conflito mundial.
Essa organização ficou conhecida como:
a. Organização dos Estados Americanos (OEA).
b. Sociedade das Nações ou Liga das Nações.
c. Organização das Nações Unidas (ONU).
d. Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan)
e. Organização Mundial do Comércio (OMC).
3-(UFG) A Primeira Guerra Mundial foi denominada por seus contemporâneos como a primeira Grande Guerra. Essa denominação aponta para uma diferença substantiva desse conflito. Comparada às guerras do século XIX, na Primeira Guerra,
a.A duração do conflito foi maior, pois a guerra de trincheiras impedia os avanços militares.
b.A infantaria destacou-se como ápção estratégica no combate ao inimigo.
c.Os acordos diplomáticos foram responsáveis pelo fortalecimento do equilíbrio europeu.
d.As ações bélicas tiveram alcance mundial porque se desenvolveram em todos os continentes.
e.As inovações tecnológicas, utilizadas em larga escala, ampliaram o potencial beligerante.
4-(UnamaIPA) A Europa dei 914 já não era a mesma. Se a guerra ainda não explodira, todos a previam. Sobre este clima inseguro de 1914, é correto afirmar que:
a. Era o momento da luta armada entre os EUA e a Rússia, o qual criou problemas políticos que explodiram na Primeira Grande Mundial (1914—1918).
b. Desenha-se o centro de política da boa vizinhança que pregava uma guerra velada (ou fria) entre todos os povos da Europa de 1914. O fracasso dessa política levou este continente à Primeira Guerra Mundial.
c.Trata-se do período da Guerra Fria, no qual os EUA e a Rússia dividiram a Europa em dois grandes blocos econômicos: o capitalista, lidera-O do pelos americanos, e o comunista, sob o comando dos russos.
d. Trata-se da Europa um pouco antes da Primeira Guerra Mundial, quando as grandes nações se militarizavam e disputavam territórios e poder econômico.
5-) Analise as afirmativas abaixo sobre a Grande Guerra de 1914— 1918 e suas consequencias:
I. Embora sua ação militar tenha ocorrido sobretudo na Europa, ela envolveu, direta ou indiretamente, grande parte do mundo, e americanos, canadenses, australianos, neozelandeses, indianos e africanos lutaram também na guerra, na Tríplice Entente.
II. As grandes perdas humanas e a desestruturação da produção atingiram todos os países do mundo, provocando um enfraquecimento generalizado das economias e um vazio de poder, com o fim da hegemonia europeia.
III. Após a guerra, uma onda revolucionária atravessou a Europa que, nas décadas seguintes. vivenciou o colapso dos valores e instituições liberais, com a instalação de regimes autoritários.
Com base nas três assertivas, é correto afirmar que somente:
a.I é verdadeira.
b.II é verdadeira.
c.III é verdadeira.
d.I e II são verdadeiras.
e.I e III são verdadeiras.
6) As afirmativas a seguir referem-se à situação da política internacional durante o período compreendido entre as duas guerras mundiais:
I. Após 1918, o mapa político da Europa foi refeito, passando a apresentar como principal transformação a intensa polarização entre o capitalismo liberal e o socialismo soviético.
II. Com o desaparecimento dos impérios Austro-Húngaro e Turco — que abrigavam uma enorme diversidade de grupos culturais —, o modelo dos grandes estados multiétnicos entrou em crise.
III. Com a crise dos tradicionais impérios coloniais, especialmente os da Inglaterra e da França, surgiram novos estados independentes na Africa e na Asia.
IV. A vitória da Revolução Socialista - na Rússia e o quadro de crise econômica que se lhe,seguiu favoreceram o surgimento de diversos movimentos populares por toda a Europa, que, no entanto, seriam reprimidos e derrotados no entre guerras.
Assinale as afirmativas corretas:
a.I e II. b.I e III. c.I e IV d.III e IV e.II II e IV

7- A região dos Balcâs foi palco de acontecimentos que serviram de estopim para a Primeira Guerra Mundial, entre 1914 e 1918. Assinale a alternativa que indica o pretexto imediato para este início de conflito:
a.A independência da Iugoslávia, que era anteriormente dominada pelos austríacos.
b.As reivindicações acerca de terras que pertenciam Bósnia-Herzegovina.
c.O envio de tropas franco-britânicas para a defesa do Governo dos Bálcãs.
d.A posse do Governo socialista do general Tito, após uma violenta guerra civil.
e.E O assassinato do arquiduque austríaco Francisco Ferdinando.
8- Sobre o imperialismo do século XIX, são feitas as afirmações abaixo:
I. Constituiu uma marca do capitalismo em sua etapa monopolista financeira.
II. Esteve associado à disputa entre as nações industriais por mercados consumídores.
III. Estimulou a política econômica mercantilista dos estados absolutistas. IV. Manteve acesa a crença da superioridade europeia em relação aos povos colonizados.
V. Contribuiu decisivamente nas rivalidades que geraram a Primeira Guerra Mundial.
Quais estão corretas?
a.I, II, III e IV. b.I, II, IV e V. c. I, II, III e V d.I, III, IV e V.
e. II, III, IV e V.
9- A Revolução Russa de 1917, num primeiro momento, constituiu-se num governo de coalizão burguês-socialista, destoando da aspiração popular o que provocou:
a.O crescimento por toda parte do movimento popular, em que soldados e marinheiros desrespeitavam as ordens oficiais; os camponeses se adiantavam na Reforma Agrária sem a aprovação do primeiro Governo; as fábricas eram progressivamente ocupadas pelos comitês de fábrica que controlavam o emprego, o abastecimento e a produção.
b.Falta de aspiração do povo para a chegada dos bolcheviques ao poder porque o primeiro governo constituído satisfazia as massas populares o suficiente para que não almejassem promover novas revoluções internas.
c. mesmo com a chegada de Lenin ao poder não houve mudanças significativas, a Rússia permaneceu nos mesmos moldes do sistema czarista.
d. Acomodação das classes populares que se contentaram com o novo governo imposto frente á incapacidade de se mobilizarem e promoverem a tão esperada Revolução Socialista.
e. Nunca houve a chegada de fato dos comunistas ao poder tampouco a centralização das decisões no Conselho dos Comissários do Povo nem a instauração da chamada ditadura do proletariado propagada por Lenin.
10.(Fuvest) Há controvérsias entre historiadores sobre o caráter das duas grandes revoluções do mundo contemporâneo, a Francesa, de 1789, e a Russa, de 1917; no entanto, existe consenso sobre o fato de que ambas:
a. Fracassaram, uma vez que, depois de Napoleão, a França voltou ao feudalismo com os Bourbons; e a União Soviética, depois e Gorbatchev, ao capitalismo.
b. Geraram resultados diferentes das intenções revolucionárias, pois tanto a burguesia francesa quanto a russa eram contrárias a todo tipo de governo autoritário.
c. Puseram em prática os ideais que as inspiraram, de liberdade e igualdade e de abolição das classes e do Estado.
d. Efetivaram mudanças profundas que resultaram na superação do capitalismo na França e do feudalismo na Rússia.
e. Foram marcos políticos e ideológicos, inspirando, a primeira, as revoluções até 1917, e a segunda, os movimentos socialistas até a década de 1970.
11. Líder destacado da Revolução Russa, assumiu a secretaria-geral do Partido Comunista Soviético em 1922, destacando-se por empreender uma adminístração autoritária, onde o expurgo de adversários políticos tornou-se comum:
a. Josef Stalin.
b. Viadimir Ilyich Ulyanov Lenin.
c. Leon Trótsky.
d. Gueorgui Plekhanov.
e. Lev Davidóvitch.
12.(Udesc) Em 2007, fez 90 anos do início da Revolução Russa. Sobre esse conflito do século XX, é correto afirmar:
a.A Nova Política Econômica (NEP) tentava recuperar a economia já soviética, adotando inicial- mente uma economia mista, com alguns elementos capitalistas, mas Trotski, contrário a ela, exilou Stalin no México e acabou com a NEP
b. No início do século XX, a Rússia era um país bastante industrializado; daí uma Revolução feita por operários.
c. Os sovietes — conselhos de operários e camponpses, sob inspiração socialista —Ancaminharam à Rússia a Revolução que transformaria o ordenamento político e social daquele país e, posteriormente, inspirariam outras tantas nações à formação socialista.
d. Os boicheviques foram desde cedo contrários à revolução, lutando para a manutenção da ordem agrária.
e. Durante o processo revolucionário, os burgueses conseguiram manter a propriedade privada; a monarquia, embora extinta, não foi perseguida.
13-(Cesgranrio) “Desde os primeiros dias da Revolução, o nosso partido teve a firme convicção de que a lógica dos acontecimentos o levaria ao poder”
Leon Trotsky
Tal convicção foi posteriormente confirmada e a Revolução Russa de 1917 caracterizou-se como um dos mais importantes acontecimentos históricos da primeira metade do século XX, na medida em que significou a tentativa’ de se implantar o primeiro Estado socialista, experiência, até então, sem precedentes. Entre os fatores que favoreceram a eclosão dessa Revolução, identificamos corretamente o(a):
a. Desenvolvimento tardio do capitalismo industrial na Rússia, que favoreceu o afastamento da aristocracia rural e do exército da base de poder da monarquia czarista, substituídos pela burguesia e pelo operariado.
b. Acirramento da crise econômica e social decorrente da participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial, que agravou a carestia generalizada de alimentos e as greves, e enfraqueceu a autoridade governamental do czar.
c.Substituição da autocracia czarista por um governo fundamentado em uma monarquia parlamentar liberal, que ampliou os direitos políticos individuais fortalecendo os partidos políticos, inclusive os mencheviques revolucionários.
d. Revolução Burguesa de 1905, que concedeu autonomia política e administrativa às nacionalidades que, formavam o Império Russo, implementando uma política de reforma agrária que extinguiu os privilégios da aristocracia fundiária e da Igreja Ortodoxa.
e.Vitória dos bolcheviques e mencheviques nas eleições da Duma legislativa (1906) convocada pelo czar, após o Domingo Sangrento, na qual obtiveram uma maioria parlamentar que possibilitou a implantação de diversas reformas econômicas socializantes.
correta:
14. Do século XVII ao início do século XX, por diferentes formas, as sociedades agrárias cederam espaço às sociedades urbanas e industriais, gerando novos sistemas políticos e econômicos. Leia as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa
me socialista
I. As sociedades inglesa e francesa vivenciaram importantes revoluções que culminaram com a afirmação do sistema capitalista.
II. Na Alemanha e Itália, o movimento de unificação territorial e político, embora tardio, foi condição fundamental à transição para o capitalismo.
III. Na Península Ibérica, a precoce mobilização dos setores aristocráticos viabilizou um dinâmico crescimento industrial capitalista.
IV. Na Rússia, a presença de um significativo contingente camponês, associado à classe operária emergente, foi fundamental para o processo de implantação do regime socialista.

a.Somente as I e II estão corretas.
b.Somente as I e IV estão corretas.
c.Somente a alternativa II está correta.
d.As alternativas I, II e IV estão corretas.
e.Todas as alternativas estão corretas.

15-) Leia o trecho a seguir
“O povo estava farto da guerra e havia perdido toda a confiança no czar (...) O próprio czar fora para o Quartel General para proteger-se; e, quando tentou voltar para Petrogrado, os trabalhadores ferroviários detiveram seu trem. Todo o mecanismo da monarquia havia parado; o czar (...) havia tentado dissolver a Quarta Duma, tal como fizera com as anteriores, mas desta vez os parlamentares se recusaram a se dispersar, e formaram um Comitê Provisório, que nomeou o Governo Provisório”.
Wilson, Edmund. Rumo à Estação Finlândia. São Paulo: Companhia das Letras
Sobre as circunstâncias em que se desenvolveram os fatos descritos acima, é correto afirmar que:

a. A derrubada da monarquia, em março de 1917, na Rússia, foi conduzida pelos bolcheviques — parlamentares que controlaram o poder na Duma — durante todo o Governo Provisório.
b. A precipitação do processo revolucionário russo foi produzida pela manutenção desse país na Primeira Guerra Mundial, o que resultou em 4 milhões de baixas, aproximadamente.
c. Os sovietes — comitês locais de trabalhadores — funcionaram, desde sua criação em 1906, sob liderança dos bolcheviques, que buscavam espaço de atuação no governo czarista.
d. As movimentações sociais que resultaram na queda da monarquia russa, em 1905, tornaram-se conhecidas como Ensaio Geral, já que funcionaram como antecâmara da revolução socialista.
e. O deputado Kerensky representou, no governo provisório, em 1917, as posições mencheviques que, com a palavra de ordem Todo Poder aoá Soviéticos, reivindicavam maior participação popular.
16. Uma das ironias deste estranho século XX é que o resultado mais duradouro da Revolução de Outubro de 1917, cujo objetivo era a derrubada global do capitalismo, foi salvar seu antagonista, tanto na guerra quanto na paz...
Eric J. Hobsbawm. A Era dos Extremos, 1995.
De acordo com a argumentação do autor, a União Soviética salvou o capitalismo graças à:
a. Vitória militar na Segunda Guerra Mundial e ao planejamento econômico para substituir a economia de mercado.
b. Neutralidade na Primeira Guerra Mundial e à utilização da economia de mercado para fomentar a industrialização.
c. Aliança com a Alemanha nazista, em 1939, e ao colapso dos planos quinquenais para desenvolver a economia.
d. Derrota na Guerra Fria, entre 1945—1962, e ao fracasso na tentativa de fomentar a industrialização da Europa Oriental.
e. Retirada dos mísseis de Cuba, em 1962, e ao sucesso na ajuda à implementação da economia socialista na China.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Para todos os leitores

A única maneiras pela qual uma pessoa qualquer renuncia à liberdade natural e se reveste dos laços da sociedade civil consiste em concordar com outras pessoas em juntar-se e unir-se numa comunidade para viverem com segurança, conforto e paz.
                                                           Locke.

CNSG - 1º ano

ATIVIDADE

1-Sobre o surgimento da agricultura - e seu uso intensivo pelo homem - pode-se afirmar que:
a) foi posterior, no tempo, ao aparecimento do Estado e da escrita.
b) ocorreu no Oriente próximo (Egito e Mesopotâmia) e daí se difundiu para a Ásia (Índia e China), Europa e, à partir desta para a América.
c) como tantas outras invenções teve origem na China, donde se difundiu até atingir a Europa e, por último, a América.
d).ocorreu, em tempos diferentes, no Oriente Próximo (Egito e Mesopotâmia), na Ásia (Índia e China) e na América (México e Peru).
e) de todas as invenções fundamentais, como a criação de animais, a metalurgia e o comércio, foi a que menos contribuiu para o ulterior progresso material do homem.

2-"Já se afirmou ser a Pré-História uma continuação da História Natural, havendo uma analogia entre a evolução orgânica e o progresso da cultura". Sobre a Pré-História, qual das alternativas a seguir é incorreta?
a) Várias ciências auxiliam o estudo, como a Antropologia, a Arqueologia e a Química.
b) A Pré-História pode ser dividida em Paleolítico e Neolítico, no que se refere ao processo técnico de trabalhar a pedra.
c) Sobre o Paleolítico, podemos afirmar que foi o período de grande desenvolvimento artístico, cujo exemplo são as pinturas antropomorfas e zoomorfas realizadas nas cavernas.
d) O Neolítico apresentou um desenvolvimento artístico diferente do Paleolítico, através dos traços geométricos do desenho e da pintura.
e) Os primeiros seres semelhantes ao homem foram os Australopitecus e o Homem de Java que eram bem mais adaptados que o Homem de Neanderthal..

3- Na Pré-História encontramos fases do desenvolvimento humano. Qual a alternativa que apresenta características das atividades do homem na fase neolítica?
a) Os homens praticavam uma economia coletora de alimentos.
b) Os homens fabricavam seus instrumentos para obtenção de alimentos e abrigo.
c) Os homens aprenderam a controlar o fogo.
d) Os homens conheciam uma economia comercial e já praticavam os juros.
e) Os homens cultivavam plantas e domesticavam animais, tornando-se produtores de alimentos..

4-Na época da pré-história o mundo todo era formado por enormes florestas, rios, desertos e regiões geladas. Os homens viviam em contato direto com a natureza.
a) Por que os homens das cavernas dormiam amontoados?
b) Cite dois hábitos dos homens primitivos nesse período da pré-história.
5- Hoje, passados muitos anos, os cientistas são capazes de afirmar que o homem primitivo caçava renas e bisontes. Como os cientistas conseguem afirmar que os homens primitivos praticavam esse tipo de caça?

6- São fatos ligados à Revolução Neolítica:
a) Vida nômade e organização em tribos.
b) terras pertencentes ao Estado e escravismo.
c.) domesticação de plantas e animais e sedentarização do homem.
d) escravidão, impostos em trabalho e vassalagem,
e) pintura em cavernas, vida nômade, caça e coleta de vegetais.

7-As pinturas rupestres no paleolítico, tinham um significado mágico porque:
a) expressavam o culto aos deuses.
b) expressavam os valores religiosos.
c) expressavam deuses antropozoomórficos.
d) possuíam um caráter expressionista.
e.) ao representar cenas de caça e animais, os homens primitivos desejavam sucesso na caça.

8-"Revolução Neolítica" é uma expressão criada pelo arqueólogo Gordon Childe, nos anos 60. Essa revolução implicou uma série de mudanças. A que tipo de mudanças se refere essa expressão? (0) mudanças econômicas
(1) mudanças nas estruturas sociais
(2) mudanças tecnológicas
(3) mudanças ideológicas
(4) aumento demográfico

9-Sobre os ancestrais do homem moderno, é falso afirmar que:
a) no Paleolítico inferior, viveram os primeiros bandos de Australopitecos ,Pithecantropus , Sinantropus e Paleontropus , todos pertencentes à família dos homínidas.
b) os homínidos do Plistoceno, ao contrário dos homínidos do Paleolítico inferior, se constituíam em uma única espécie.
c) com base nos estudos dos artefatos produzidos pelos homínidos, foram classificadas duas culturas: a cultura do núcleo e a cultura das lascas.
d) vivendo em bandos, os homínidos desenvolveram cooperação, produção e transmissão de conhecimento.
e) segundo estudos geológicos, e paleontológicos, os ancestrais do Homo sapiens , assim como o Homo sapiens , última espécie homínida, surgiu no Plistoceno.

10-Em relação ao momento em que homens e mulheres se colocaram como seres históricos no mundo, é correto afirmar:
a) A invenção da escrita, da roda, do fogo é o que caracteriza os povos, considerados com história, que se estabeleceram às margens do rio Nilo, há milhões de anos.
b) A história da humanidade teve início na região conhecida na Antigüidade por Mesopotâmia, quando se inventou a escrita.
c) As pesquisas arqueológicas vêm apontando que a história humana teve início há um milhão de anos, em várias regiões do globo terrestre, simultaneamente.
d) Entre 4 e 6 milhões de anos atrás, surgiram na África os primeiros antepassados do ser humano com os quais teve início a história da humanidade.
e) O elemento preponderante no reconhecimento dos homens e mulheres como seres históricos é a invenção da linguagem, há 2 milhões de anos, no continente europeu.

11-A prática da agricultura e a criação de rebanhos implicaram alterações nas sociedades neolíticas. Nesse contexto, em diversas comunidades do Oriente Próximo, identifica-se, entre outras transformações, o(a)
a) desenvolvimento de Impérios caracterizados pelo afastamento das tradições mítico-religiosas em favor de um pensamento racional e naturalista.
b) ampliação das atividades lucrativas, como, por exemplo, o comércio realizado pelos estrangeiros e seus escravos nos domínios das diversas cidades.
c) surgimento de uma prática política descentralizadora, que permitiu o livre desenvolvimento econômico das diferentes regiões ocupadas.
d) diferenciação social baseada na riqueza e no poder, com o surgimento do Estado, instrumento de controle e apropriação dos recursos naturais.

12-Recentemente, no estado americano de Arkansas, a teoria da evolução elaborada por Charles Darwin foi retirada dos currículos e teve proibida a sua utilização. Não obstante, os estudos paleontológicos, antropológicos e arqueológicos vêm possibilitando avanços na compreensão do período da pré-história, confirmando a existência de um longo período em que ocorreu o processo de hominização. Sobre esse processo, analise as afirmações abaixo.
I - As mais antigas formas de vida humana registradas pela Paleontologia denominam-se hominídeos, como comprovam os achados dos fósseis identificados como Australopithecus, Pithecantropus, Sinantropus, entre outros.
II - Os fósseis demonstram que, no curso evolutivo da Humanidade, mais de um milhão de anos antes de surgir o Homo Sapiens , existiram várias espécies a caminho da humanização, e as mudanças físicas ocorridas ao longo de centenas de milhares de anos propiciaram sua adaptação a qualquer ambiente.
III - As evidências arqueológicas indicam que a espécie humana não nasceu pronta nem física, nem culturalmente. Necessitou de um enorme período de tempo para desenvolver um conjunto de habilidades técnicas e de conhecimentos que lhe permitisse elaborar instrumentos de trabalho e utensílios. Quais estão corretas?
a) Apenas I.b) Apenas II.
c) Apenas III.d) Apenas II e III..
e) I, II e IIl.

13-Faz muito tempo que o diálogo sobre a origem do homem vem revelando descobertas científicas e esclarecendo, mesmo que de maneira provisória, a expansão dos seres humanos pelo planeta terra. Descoberto há poucos anos, o Australopithecusgarhi é considerado:
a) um ancestral do homem que viveu entre quatro e três milhões de anos atrás.
b) o elo perdido entre o homo habilis e o homo erectus .
c) da espécie a que pertencia Lucy, o mais famoso dos antepassados da humanidade.
d) um hominídeo que viveu entre o Australopithecusaferensis e os Homo habilis e erectus .
e) um ancestral do homem de cérebro menor e menos inteligência que os Australopithecusboisei que viveram na África, há cerca de dois milhões de anos atrás.                                                                               14-Analisando a linha do tempo, no período que vai do surgimento do homem até o desenvolvimento da agricultura, encontra-se a fase:
a) Neolítica.b) da invenção da escrita.
c) dos Metais.d) da Antigüidade.
e) Paleolítica.

15-A denominação "Revolução Neolítica", cunhada nos anos 60 pelo arqueólogo Gordon Childe, refere-se a uma série de intensas transformações. Entre essas mudanças, é correto citar
a) a criação do poder político centralizado associado ao domínio do poder religioso.
b) o desenvolvimento de conglomerados urbanos baseados no trabalho escravo.
c) a instituição privada das terras, com o cultivo de cereais e a criação de animais.
d) o surgimento da divisão natural do trabalho, com a atribuição de papel produtivo relevante à mulher.
e) a transição da economia de subsistência para uma economia industrial.

16-Texto 1 "Em todo o mundo, a leste e a oeste, as populações começaram a trocar a dependência às hordas de grandes animais "muitas das quais em rápido declínio" pela exploração de animais menores e de plantas. [...] Onde as condições fossem particularmente adequadas [...], as peças do quebra-cabeça da domesticação se acomodaram e os coletores transformaram-se em agricultores." CROSBY, Alfred W. "Imperialismo ecológico". São Paulo: Companhia das Letras, 1993. Texto 2 "Os historiadores acostumaram-se a separar a coleta e a agricultura como se fossem duas etapas da evolução humana bastante diferentes e a supor que a passagem de uma à outra tivesse sido uma mudança repentina e revolucionária. Hoje, contudo, admite-se que essa transição aconteceu de maneira gradual e combinada. Da etapa em que o homem era inteiramente um caçador-coletor passou-se para outra em que começava a executar atividades de cultivo de plantas silvestres [...] e de manipulação dos animais [...]. Mas tudo isso era feito como uma atividade complementar da coleta e da caça." In: VICENTINO, Cláudio. História para o ensino médio: história geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2005. Os textos analisam
a) o final do Período Neolítico e se posicionam de forma convergente quanto ao papel revolucionário desempenhado pela agricultura e pela domesticação dos animais.
b) o início do Período Neolítico e divergem entre si a respeito da existência da Revolução Neolítica, pois enquanto um indica uma transformação radical, o outro destaca a simultaneidade da caça, coleta e agricultura.
c) o início do Paleolítico Inferior e são contraditórios entre si, no que se relaciona aos efeitos da agricultura, dentre eles a sedentarização humana.
d) o final do Paleolítico Superior, no momento em que ocorreu a Revolução Agrícola, ambos afirmando que a caça e a coleta foram suprimidas pela agricultura.
e) a Transição Mesolítica, e concordam que, com o cultivo das plantas e a criação de animais, ocorreu a suspensão das atividades de caça e coleta, provocando a Revolução Neolítica.

17-A pintura rupestre mostrada na figura anterior, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa
a) o conflito entre os povos indígenas e os europeus durante o processo de colonização do Brasil.
b) a organização social e política de um povo indígena e a hierarquia entre seus membros.
c) aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pré-história do Brasil.
d) os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros atualmente extintos.
e) a constante guerra entre diferentes grupos paleoíndios da América durante o período colonial.
18-Na Pré-História, o homem já criava animais, cultivava o solo e dispunha de objetos de metais, tais como lanças, ferramentas e machados. (Adaptado de: acessado em: fev. 2007.) Com base nessas informações, foram formuladas algumas hipóteses. Escolha, na relação a seguir, as hipóteses compatíveis com aquela época. I. Houve domesticação e cultivo de plantas. II. Ocorreu melhoria na alimentação e na qualidade de vida das pessoas. III. Os alimentos eram transportados por navios. IV. A vida nômade teve início. É correto o que se afirma apenas em
a) I e II.b) II e III.
c) III e IV.d) I, II e III.e) II, III e IV.
19-Tradicionalmente, podemos definir a pré-história como o período anterior ao aparecimento da escrita. Portanto, esse período é anterior há 4000 a.C, pois foi por volta desta época que os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme. Com base nesse entendimento, qual a alternativa que apresenta características das atividades do homem na fase paleolítica?
a) Os homens aprenderam a polir a pedra. A partir de então, conseguiram produzir instrumentos (lâminas de corte, machados, serras com dentes de pedra) mais eficientes e mais bem acabados.
b) Os homens descobriram uma forma nova de obter alimentos: a agricultura, que os obrigou a conservar e cozinhar os cereais.
c) Semeando a terra, criando gado, produzindo o próprio alimento, os homens não tinham mais por que mudar constantemente de lugar e tornaram-se sedentários.
d) Os homens conheciam uma economia comercial e já praticavam os juros.
e) Os homens ainda não produziam seus alimentos, não plantavam e nem criavam animais. Em verdade, eles coletavam frutos, grãos e raízes, pescavam e caçavam animais.
20-Nas últimas décadas o Piauí vem figurando como um tema obrigatório nas discussões sobre o primitivo povoamento do território americano, o que decorre, principalmente, dos achados arqueológicos da Serra da Capivara, no município piauiense de São Raimundo Nonato. Sobre esse assunto, assinale, nas alternativas a seguir, aquela que está INCORRETA:
a) Os municípios de São Raimundo Nonato, no Piauí, e de Central, na Bahia, detêm os mais antigos vestígios da presença humana na região nordeste.
b) O acervo arqueológico de São Raimundo Nonato é administrado pela FUMDHAM - Fundação Museu do Homem Americano.
c) A arqueóloga NiedeGuidon, personalidade mais conhecida entre os profissionais que atuam junto ao acervo arqueológico de São Raimundo Nonato, tem protagonizado, ao longo dos anos, vários conflitos e polêmicas com o governo do Piauí, com órgãos federais como o IBAMA e até mesmo, com nativos do município de São Raimundo Nonato.
d) Os achados arqueológicos de São Raimundo Nonato, no Piauí, assim como aqueles encontrados na Bahia, impõem uma revisão das teorias sobre o povoamento da América e não deixam dúvidas quanto à natureza autóctone do homem americano.
e) Hoje, apesar de ainda ser forte a tese do povoamento da América ter-se dado através do Estreito de Behring, os estudiosos, a partir de acervos arqueológicos como os do Piauí, consideram seriamente a hipótese de múltiplas correntes de povoamento. Quanto à data da chegada dos primeiros povoadores, ainda há muitas controvérsias, não estando, em rigor, nada definitivamente estabelecido.


CNSG - 2º ano

ATIVIDADE


1- Não era objetivo das Corporações de Ofício medievais:
a) regulamentar preços, salários, qualidade da matéria-prima e da produção.
b) ter preocupações caridosas e econômicas envolvendo seus membros.
c) proibir a prática do comércio a varejo aos estrangeiros, reservando esse direito aos cidadãos.
d) incentivar a economia através da ampliação das técnicas de produção e acesso livre aos meios de produção.
e) evitar o excesso de produção, estipulando normas e processos de trabalho.

2-A peste negra, que dizimou cerca de um terço da população europeia, as revoltas camponesas ocasionadas pelo precário equilíbrio da produção agrícola, e a Guerra dos Cem Anos, entre França e Inglaterra, foram responsáveis:
a) pela formação da sociedade feudo-clerical.
b) pela crise do mercantilismo econômico.
c) pelo fortalecimento da nobreza em detrimento do poder real.
d) pela aceleração da crise do absolutismo.
e) pela crise do feudalismo e consolidação do poder real.

3-"... do século XII ao século XIV, um certo número de cidades da Itália ou das margens do mar do Norte conseguiram tornar-se quase independentes: esta situação, rara, foi também muito transitória e deve analisar-se mais como fases de crescimento que como situação estável (...) De fato, não poderia haver integração econômica completa do sistema feudal: essa integração supunha um domínio dos negociantes, que era contraditório com as bases do sistema." (Alain Guerreau, O FEUDALISMO - UM HORIZONTE TEÓRICO.) Por que razão o "domínio dos negociantes" estava em contradição "com as bases do sistema" feudal?

4- As Cruzadas não conseguiram atingir o seu objetivo, mas tiveram consequências variadas e importantes, exceto:
a) intensificação das relações comerciais com o Oriente, fazendo progredir extraordinariamente as repúblicas italianas.
b) fortalecimento do feudalismo
c) fortalecimento do poder real, especialmente na França e na Inglaterra, onde os soberanos se colocaram à frente das expedições.
d) desenvolvimento do regime comunal
e) afluxo de produtos orientais na Europa

5-"Nas mesquitas, homens e mulheres ficavam separados por uma cortina (...) no espaço doméstico essa separação persistia (...). Como espaço específico de mulheres e crianças, o harém constituía o centro da vida familiar dos ricos. Essas famílias possuíam um eunuco, isto é, um homem castrado ao qual era confiada a guarda do harém e das crianças(...). Contudo, havia exceções." (DREGUER, Ricardo e TOLEDO, Eliete. História: Cotidiano e Mentalidades. São Paulo: Atual, 1995. pp. 23-23) Evocando cenas cotidianas da cultura islâmica, o texto anterior:
a) explicita a desigualdade social entre homens e mulheres, reservando a essas um lugar de segunda categoria.
b) enfatiza o status social privilegiado da mulher, a quem era dispensado um cuidado especial através do eunuco.
c) mostra a existência da poliandra como traço marcante da sociedade retratada no texto.
d) destaca aspectos da vida reservada às mulheres pobres.

6-"Descentralização política e administrativa, unidades de produção autônomas e autossuficientes e mão-de-obra servil", são características:
a) do regime feudal.
b) do sistema capitalista.
c) do socialismo.
d) do escravismo antigo.
e) da dominação colonial no Brasil.

7-Sobre as Cruzadas podemos afirmar que: I. Foram movimentos de cunho religioso que ocorreram na Idade Média e visavam reconquistar a Terra Santa para os católicos. II. Movidos unicamente pela fé religiosa, apenas nobre europeia participaram das Cruzadas. III. A reconquista da península ibérica pode ser entendida dentro do contexto mental das Cruzadas.
a) I e III estão corretas.
b) I, II e III estão corretas.
c) I e II estão corretas.
d) II e III estão corretas.
e) Apenas III está correta.

8-"Entre os movimentos mais conhecidos da Idade Média estão as Cruzadas, que foram originalmente expedições organizadas pela Igreja, contando com o apoio dos dirigentes políticos das principais monarquias feudais". (Marco Antônio de Oliveira Pais) As Cruzadas no Ocidente tinham por objetivo:
a) reconquistar os territórios sagrados do cristianismo na Palestina e reunificar o mundo cristão abalado com o Cisma do Ocidente.
b) libertar do domínio muçulmano o Sacro Império Romano Germânico do Ocidente através da união dos reis, Ricardo Coração de Leão, Felipe Augusto e Frederico Barba Ruiva.
c) expulsar os muçulmanos da Península Ibérica, promover a expansão cristã nas terras eslavas e combater os hereges albigenses na França.
d) libertar as cidades de Gênova e Veneza do domínio islâmico e expulsar os mouros da região de Flandres, reabrindo as rotas comerciais.
e) conquistar Jerusalém, organizar na região o sistema feudal e criar ordens monásticas como a dos Templários e dos Hospitalários.

9-A sociedade feudal era estamental e fragmentada politicamente. O cerimonial a seguir transcrito, representativo do relacionamento estabelecido entre nobres, determinava as condições para a doação dos feudos, colocando até mesmo o rei dentro desse sistema de reciprocidade: "Aos 7 dos idos de Abril, quinta-feira, foram prestadas as homenagens ao conde; o que foi cumprido segundo as formas determinadas para prestação de fé e de fidelidade, segundo a ordem seguinte. Em primeiro lugar, eles fizeram homenagem assim: o conde perguntou ao futuro vassalo se queria tornar-se seu homem sem reserva, e este respondeu: - quero-o ,- depois, com as mãos apertadas entre as do conde, aliaram-se por um beijo. Em segundo lugar, aquele que tinha feito homenagem empenhou a sua fé (...) e, em terceiro lugar, ele jurou isto sobre as relíquias dos santos. Em seguida, com a vara que tinha na mão, o conde deu-lhes investidura (a posse simbólica do feudo), a todos que acabavam de prestar-lhe homenagem, de prometer-lhe fidelidade e de prestar-lhe juramento. " (Gilberto de Bruges, "História da morte de Carlos o Bom, conde de Flandres", in FREITAS, Gustavo de. 900 TEXTOS E DOCUMENTOS DE HISTÓRIA, vol. 4521 I, Lisboa, Plátano.) O cerimonial descrito
a) estabelecia uma rede de lealdades entre os diferentes estratos da sociedade medieval, contribuindo para a centralização monárquica.
b) delimitava direitos e obrigações entre nobreza, clero e povo.
c) estabelecia as condições para o ingresso na categoria de nobres, possibilitando ascensão social.
d) prescrevia as condições de doação dos feudos, estabelecendo uma hierarquização do ponto de vista econômico, contribuindo para o fortalecimento do poder real.
e) estabelecia uma hierarquização do ponto de vista militar, no interior de um sistema de reciprocidade, incluindo obrigações de fidelidade e proteção, no qual constituía a recompensa.

10-"No século VIII a Europa Ocidental assistiu ao estabelecimento do Império Carolíngio, tentativa de renascimento de um poder único e centralizado sobre todos os povos." A respeito do Império Carolíngio referido no texto pode-se afirmar que: I. A dominação política dos francos se deve à conversão destes ao cristianismo antes de outros povos germânicos. II. A organização político-administrativa do Império Carolíngio, sob a liderança de Carlos Magno, conseguiu de forma definitiva, a centralização e a unificação da Cristandade Ocidental. III. A Igreja Católica Apostólica Romana submeteu ao seu poder os príncipes e o próprio Imperador nesse período, ficando o poder temporal submetido aos interesses do poder espiritual. IV. O Tratado de Verdun acentuou o processo de decadência do ideal universal, isto é, de construção de um poder único e centralizado sobre a Europa Ocidental. São verdadeiras SOMENTE as afirmativas
a) I e III
b) I e IV
c) II e IV
d) III e IV
e) I, II e III

11-"(...) A cabeça descoberta, um joelho em terra, sem esporas e sem guantes, e havendo cumprido com todas as formalidades prescritas pelos costumes desta província da Borgonha (...) declarou em voz alta: Senhor Barão e senhor da baronia de Vitrysur-Loire (...) me reconheço vosso vassalo e vos faço fé e homenagem (...) Peço-vos, com todo o respeito que vos é devido, a investidura dos ditos feudos, tanto em propriedade como em usufruto, com oferecimento e comprometimento de ajuda e de préstimos (...) " (R. Boutruche) A condição de vassalo impunha:
a) prestação de serviços não remunerados aos senhores e pagamento de diversos tributos (talha, corvéia, banalidade) em troca da permissão de uso de terra e proteção militar.
b) uma situação na qual, embora inferior, nivelava-se socialmente ao vilão, preso à terra recebida e obrigado a prestar homenagens aos nobres e cavaleiros.
c) a cada família de servos um lote de terra arrendada e a obrigação de prestar serviços militares, proteger as terras e cidades do suserano.
d) auxílio militar, provisionamento de cavaleiros, hospedagem, participação nos tribunais do senhor e garantia do pagamento de resgate em caso de captura do senhor.
e) ausência de juramento de fidelidade e proteção, obrigação de lavrar as terras que recebiam e de prestar ajuda militar aos reis suseranos supremos, que detinham o poder político centralizado.

12-A guerra foi igualmente provocada pelas ambições da França e da Inglaterra sobre Flandres, região economicamente rica pelo seu comércio e por sua produção de tecidos. Extremamente devastadora, agravou a situação de miséria e exploração das classes camponesas, mas também contribuiu para revelar o sentimento nacional. A afirmação acima refere-se à:
a) Guerra do Bouvines.
b) Guerra dos Cem Anos.
c) Guerra das Duas Rosas.
d) Guerra dos Três Henriques.
e) Guerra dos Trinta Anos.

13-No século XIII, um teólogo assim condenava a prática da usura: "O usurário quer adquirir um lucro sem nenhum trabalho e até dormindo, o que vai contra a palavra de Deus que diz: Comerás teu pão com o suor do teu rosto . Assim o usurário não vende a seu devedor nada que lhe pertença, mas apenas o tempo, que pertence a Deus. Disso não deve tirar nenhum proveito." (Adaptado de J. Le Goff, "A Bolsa e a Vida", Brasiliense, 1989)
a) O que é usura?
b) Por que a Igreja medieval condenava a usura?
c) Relacione a prática da usura com o desenvolvimento do capitalismo no final da Idade Média.

14-Sobre a Europa no período medieval, é correto afirmar:
(01) Nas regiões de economia agrícola predominava o trabalho livre, enquanto que a servidão era mais comum nas áreas manufatureiras.
(02) No feudo ou senhorio rural havia comumente três formas de posse da terra: BOSQUES e PASTOS, constituída de áreas de posse coletiva; RESERVA ou MANSO SENHORIAL, de propriedade do senhor; e MANSO SERVIL, formada por terras em regime de co-propriedade (senhor e camponeses).
(04) Com o desenvolvimento do comércio internacional, desapareceu a atividade de artesão e extinguiram-se as corporações de ofício no século XIII.
(08) Os burgos sempre se organizavam fora dos domínios do senhor feudal, e seus habitantes exerciam atividades agrárias que concorriam com as do domínio senhorial. (16) O regime de trabalho servil baseava-se, entre outras, nas obrigações devidas pelo servo de prestar serviços e entregar parte de sua produção ao senhor. Soma ( )



15-A peste, a fome e a guerra constituíram os elementos mais visíveis e terríveis do que se conhece como a crise do século XIV. Como consequência dessa crise, ocorrida na Baixa Idade Média,
a) o movimento de reforma do cristianismo foi interrompido por mais de um século, antes de reaparecer com Lutero e iniciar a modernidade;
b) o campesinato, que estava em vias de conquistar a liberdade, voltou novamente a cair, por mais de um século, na servidão feudal;
c) o processo de centralização e concentração do poder político intensificou-se até se tornar absoluto, no início da modernidade;
d) o feudalismo entrou em colapso no campo, mas manteve sua dominação sobre a economia urbana até o fim do Antigo Regime;
e) entre as classes sociais, a nobreza foi a menos prejudicada pela crise, ao contrário do que ocorreu com a burguesia.



16-Com relação à transição do feudalismo para o capitalismo, iniciada já no século XIII, julgue os itens que se seguem.

(1) O desenvolvimento das atividades mercantis solidificou o localismo político à medida que favoreceu a expansão econômica e social dos cavaleiros.
(2) A ampliação das rotas comerciais acarretou o incremento dos setores produtivos agrícolas e industriais, a intensificação da cunhagem de moedas e o fortalecimento da posição social da burguesia.
(3) A crescente centralização do poder monárquico reduziu a influência política do papado e do direito canônico.
(4) A propriedade da terra, única fonte concreta de rendimentos econômicos, garantiu a permanência de todas as prerrogativas dos nobres.

17-Julgue os itens abaixo, relativos à sociedade medieval.

(1) Após a crise do Império Carolíngio, houve uma reconcentração do poder político nas mãos dos monarcas nacionais.
(2) A insegurança e as dificuldades econômicas levaram muitos homens à servidão e alguns à vassalagem.
(3) As relações entre senhores feudais esgotavam-se no pacto político, pois não implicavam favorecimento socioeconômico.
(4) A homenagem consagrava a celebração do contrato de direitos e deveres entre suseranos e vassalos.


18-Na Baixa Idade Média, iniciaram-se as mudanças na Europa Ocidental que, a seguir, desencadearam o processo de montagem do sistema capitalista. Relativamente a essas mudanças, julgue os itens a seguir.

(1) A atividade mercantil ganhou impulso, a monetarização das trocas fez-se presente e o segmento social burguês foi conquistando espaço social e político.
(2) Nos centros urbanos, as corporações de ofício regulavam a produção manufatureira e o trabalho assalariado foi tornando-se comum.
(3) A despeito da resistência da aristocracia feudal, os monarcas dispuseram-se a enfrentar a parcelarização política então vigente.
(4) A crise do século XIV reforçou os poderes dos senhores feudais, à medida que possibilitou a migração de mão-de-obra das cidades para os campos.



Chegou o dia em que o comércio cresceu, e cresceu tanto que afetou profundamente toda a vida da Idade Média. O século XI viu o comércio andar a passos largos; o século XII viu a Europa ocidental transformar-se em consequência disso. Leo Huberman Assinale a alternativa relacionada ao texto anterior.
a) Os efeitos do renascimento urbano e comercial foram sentidos simultaneamente em todo o território europeu.
b) O modo de produção servil foi imediatamente substituído pelo desenvolvimento de centros industriais e pelo trabalho assalariado.
c) A ampliação de novos mercados e centros urbanos contribuiu para a redução do crescimento demográfico e da migração.
d) A expansão marítima comercial européia, através da aliança dos reis com a burguesia, consolidou as relações mercantis na Ásia, Europa e América.
e) O renascimento comercial trouxe o crescimento das cidades, a expansão do mercado e a ascensão de um novo grupo social.


19-Com relação à existência de um caráter urbano-comercial nas cidades medievais, assinale a alternativa incorreta.
a) Forças externas impulsionaram o comércio e o desenvolvimento das cidades medievais.
b) Dois movimentos contrários, o de abertura e o de fechamento, influíram no processo da economia feudal.
c) O aumento da produtividade, o uso das terras desocupadas e o estímulo para o desenvolvimento do capital.
d) Os senhores passaram a aceitar a libertação dos servos em troca de dinheiro.
e) A nobreza não foi afetada pelas mudanças ocorridas na economia, na sociedade e na política nos fins da Idade Média.

20-"Deixai (seguir viagem rumo ao Oriente) para lutar contra os infiéis, os que outrora combatiam impiedosamente os fiéis em guerras particulares... Deixai (partir) os que são ladrões, para tornarem-se soldados. Deixai (viajar) aqueles que outrora se bateram contra os seus irmãos e parentes, para lutarem contra os bárbaros... Deixai (participar do movimento) os que outrora foram mercenários, muito mal remunerados, para que recebam a recompensa eterna." (Pregação do Papa Urbano II, no Concílio de Clermont-Ferrand, 1095). O texto comprova que o Papado via nas Cruzadas um movimento
a) teocrático desvinculado das demais intenções.
b) político, mas dissociado da intenção de submeter reis e nobres à obediência da Igreja.
c) militar indiferente ao desejo cristão de libertar Jerusalém do fiel muçulmano.
d) comercial alheio ao propósito de resgatar a rota da seda gravemente ameaçada.
e) religioso, mas relacionado com a busca de soluções para a superação de problemas sociais.

21-Sobre o movimento das Cruzadas, em que a Igreja Católica procurou retomar as "terras santas" dos mouros, assinale a opção correta.
a) as Cruzadas ampliaram as possibilidades do comércio europeu na Ásia.
b) as Cruzadas foram financiadas unicamente com recursos da Igreja e não tinham fins comerciais.
c) os senhores feudais que financiavam as Cruzadas eram recompensados unicamente com títulos religiosos.
d) do ponto de vista militar, as Cruzadas obtiveram êxito total contra os mouros, expulsando-os da Europa e da Terra Santa.

22-Em outubro de 1347, navios mercantes genoveses chegaram ao porto de Messina. Os marinheiros doentes tinham estranhas inchações escuras, do tamanho de um ovo ou uma maçã, nas axilas e virilhas, que purgavam pus e sangue e eram acompanhadas de bolhas e manchas negras por todo o corpo. Sentiam muitas dores e morriam rapidamente cinco dias depois dos primeiros sintomas. Um Espelho Distante - O terrível século XIV Cerca de 25 milhões de pessoas morreram entre os anos de 1347 e 1350. Dentre os fatores que contribuíram para esse acontecimento destacamos:
a) a formação do modo de Produção Feudal.
b) a decadência e posterior desaparecimento da dinastia Carolíngia na Europa medieval.
c) o aumento do intercâmbio comercial entre Europa e Oriente após as Cruzadas.
d) o fim da Guerra dos Cem Anos entre a França e a Inglaterra devido à peste negra.
e) a expansão Marítima e Comercial Europeia e a descoberta do novo mundo.

23-A tabela anterior apresenta uma estimativa da população europeia entre os séculos X e XIII, na área que hoje compreende Itália, Alemanha, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Suíça, França, Inglaterra, Espanha e Portugal. Assinale a alternativa que NÃO apresenta elementos relacionados com esse crescimento demográfico.
a) Aperfeiçoamento das técnicas agrícolas, que acabaram aumentando a produtividade.
b) Ampliação do cultivo agrícola com a ocupação de novas áreas de campos e florestas.
c) Diminuição da exploração feudal e arrefecimento das relações servis de produção.
d) Surgimento de novas culturas como as de aveia, ervilha, nabos e rabanetes.
e) Significativo impulso do comércio, com o surgimento de novas rotas comerciais.
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24-"Foi de vital importância o fato de que, a partir do século XII, nobres e burgueses passaram a morar na parte cercada pelas muralhas das cidades. Os interesses e prazeres das duas classes tornaram-se assim semelhantes..." (Jacob Burckhardt, 1860) Sobre esse fenômeno, pode-se afirmar que
a) ocorreu em todos os lugares da Europa onde se desenvolveram cidades, pondo fim à dominação social da nobreza.
b) ocorreram em todas as cidades marítimas, de Lisboa a Hamburgo, passando pela Itália do Norte e Flandres.
c) foi interrompido pela nobreza, a partir da crise do século XIV, depois de ter se desenvolvido na Baixa Idade Média.
d) marcou as mais importantes cidades italianas, constituindo-se num dos fatores sociais do Renascimento.
e) marcou as mais importantes cidades europeias, constituindo-se num dos fatores da criação das Universidades medievais.

25-Na sociedade medieval:
(01) A partir do século X, as universidades constituíram-se como grandes centros de difusão do ensino para as massas populares das cidades.
(02) Os mosteiros e as escolas eclesiásticas das cidades promoviam a formação de quadros eclesiásticos, o que garantiu a supremacia intelectual dos representantes da Igreja nesse período.
(04) As cantigas dos trovadores, nas cortes régias e senhoriais, representaram uma das principais manifestações da cultura medieval laica.
(08) Nos mosteiros, entre os séculos XII e XIII, foi desenvolvida a técnica dos tipos móveis para a impressão de textos. A partir de então, os monges copistas dedicaram-se integralmente ao magistério.
(16) Na baixa Idade Média, as catedrais foram o espaço onde a burguesia e os artesãos passaram a ostentar sua prosperidade, com a oferta de vitrais que apresentavam, simultaneamente, cenas religiosas e os gestos e as ferramentas de seus ofícios.
(32) A fundação progressiva de cidades junto às rotas comerciais marítimas e fluviais levou a uma diversificação entre a cultura urbana e a rural. Soma ( )

26- "Reconheço ter prendido mercadores de Langres que passavam pelo meu domínio. Arrebatei-lhes as mercadorias e guardei-as até o dia em que o bispo de Langres e o abade de Cluny vieram procurar-me para exigir reparações." (CASTELÃO DO SÉCULO XI.) O texto apresentado permite afirmar que, na Idade Média,
a) o poder da Igreja era, além de religioso, também temporal.
b) os senhores feudais eram mais poderosos do que a Igreja.
c) o clero era responsável pela distribuição das mercadorias.
d) o conflito entre Igreja e nobreza aproximou o clero dos comerciantes.
e) o poder do papa era limitado pelos sacerdotes.

27-Sobre o sistema feudal europeu, é INCORRETO afirmar que:
a) o feudo constituía sua unidade básica de produção.
b) a economia era baseada no comércio, devido à alta produção de excedentes agrícolas.
c) neste regime, os servos eram obrigados a prestar serviços gratuitos e ceder a maior parte da produção ao senhor feudais e, em troca, recebiam do senhor feudal proteção militar.
d) as duas principais camadas sociais eram a dos senhores feudais e a dos servos da gleba.
e) cada feudo representava uma unidade politicamente autônoma.

28-Sobre as guerras e revoltas que fortaleceram a formação dos Estados Modernos europeusrelacione as colunas a seguir. 1 ) Portugal 2) Espanha 3) Inglaterra 4) França ( ) Guerra das Duas Rosas ( ) Guerra dos Cem Anos ( ) Guerra da Reconquista ( ) Revolução De Avis A sequência correta é:
a) 1, 4, 2 e 3
b) 3, 4, 1 e 2
c) 3, 4, 2 e 1
d) 2, 1, 4 e 3
e) 1, 4 ,3 e 2

29-Leia, com atenção, o texto abaixo: "No começo do século XI, quando se revela a organização feudal da sociedade, está claro que os detentores do poder de origem pública pretendem assimilar o território de seu distrito a um grande domínio, extorquir de todos os residentes e de todos os possantes, que não são cavaleiros o que extorquem dos não-livres que lhes pertencem, e vêem-se os instrumentos do poder público, quando se aplicam à parte desarmada do povo, dominializar-se." (DUBY, Georges. (Org.). "História da Vida Privada: da Europa Feudal à Renascença". v.2. São Paulo: Companhia das Letras,1990, p.37.) De acordo com o comentário apresentado a respeito da sociedade feudal é correto afirmar que:
a) a vida urbana se consolidou com a organização administrativa dos burgos, extinguindo o prestígio dos proprietários de terras.
b) o aumento do prestígio do clero enfraqueceu o poder dos senhores de terras em toda a Europa.
c) a expansão de grandes domínios pelos senhores feudais propiciou a centralização política monárquica.
d) o surto do crescimento das cidades garantiu a ascensão da burguesia como detentora do poder público.
e) o poderio dos senhores de terras se fortaleceu através da exploração e imposição de taxas aos que se estabeleciam em seus domínios.

30-Entre as múltiplas razões que explicam a sobrevivência do Império Romano no Oriente, até meados do século XV, está a:
a) capacidade política dos bizantinos em manter o controle sobre seu território subordinado a uma Monarquia Despótica e Teocrática;
b) autonomia comercial das Cidades-estados otomanas subordinadas ao Império Romano do Ocidente;
c) essencial ruralização da sociedade para proteger-se de migrações desagregadoras;
d) capacidade do Sultão Maomé II de manter, ao longo de seu governo, a unidade otomana do Império Bizantino;
e) política descentralizada, consequência das migrações gregas e romanas.

31-Há mil anos, em partes da Europa, vigorava o sistema feudal, cujas principais características foram:
a) sociedade hierarquizada, com predomínio de uma economia agrária, que favoreceu intensa troca comercial nos burgos e cidades italianas.
b) fraca concentração urbana, com predomínio da economia agrária sob a organização do Estado monárquico, apoiado pelo clero e pela burguesia.
c) poder do Estado enfraquecido, ritmo de trocas comerciais pouco intenso, uso limitado da economia monetária, predominando uma sociedade agrária.
d) ampliação do poder do Estado, uma sociedade organizada em três camadas - clérigos, guerreiros e trabalhadores - e predomínio da economia rural.
e) intensificação da produção agrícola pelo uso da mão-de-obra de servos e escravos, poder descentralizado e submissão dos burgos ao domínio da Igreja.



32-Dentre as desordens sociais observadas durante a crise do século XIV, destacam-se as insurreições camponesas na França (Jacquerie - 1358) e na Inglaterra (Rebelião de Wat Tyler - 1381). Tais movimentos se encontram associados, EXCETO:
a) ao avanço dos cercamentos expulsando os camponeses.
b) à situação de extrema miséria verificada no campo.
c) ao elevado nível de opressão das obrigações servis.
d) às calamidades naturais ocorridas no período em questão.

33-Segundo Alceu Luiz Pazzinato e Maria Helena Senise: "Ao longo dos séculos X, XI e XII, apesar de o feudalismo permanecer como sistemas dominantes já se veem com clareza, no interior da sociedade medieval, os traços de uma nova ordem". São eventos que comprovam tal afirmação, EXCETO:
a) A renovação das práticas agrícolas e o desenvolvimento de novos instrumentos de trabalho.
b) O surgimento de uma classe trabalhadora proletarizada, fruto da expropriação dos camponeses.
c) A expansão comercial, possibilitada pelo aumento significativo do excedente social gerado.
d) O estabelecimento das comunas, impondo aos senhores feudais restrições aos seus direitos.

34-O crescimento populacional na Europa ocidental, a partir do século XI, implicou dificuldades sociais, devido à
a) mentalidade teocêntrica típica da Idade Média, que condenava o trabalho produtivo.
b) descentralização política feudal, que impedia a livre circulação da mão-de-obra.
c) população exígua das cidades medievais, comprimidas no interior de muralhas.
d) regulamentação das Corporações de Ofício, que proibia a formação de artesãos.
e) baixa produtividade da economia medieval e a sua limitada possibilidade de expansão.

35-O crescimento das cidades é um fenômeno da Europa Ocidental a partir do século XI. Tratando sobre a questão, Pierre Vilar afirma: As cidades dependiam dos senhores. Mas elas foram mais fortes que as aldeias para discutir com seus amos, rebelarem-se, obter ou impor "cartas de franquias". Coletivamente, continuavam vinculadas ao sistema feudal (...). Mas em seu território, e sobretudo no recinto dentro da muralha, os habitantes eram livres e participavam da organização coletiva. VILAR, Pierre. "Do feudalismo ao capitalismo". 4. ed. São Paulo: Contexto, 1992. p. 39. Refletindo sobre essa afirmação, pode-se concluir que
a) os moradores das cidades gozavam de significativa autonomia, mesmo submetidos à autoridade dos senhores, que lhes cobravam taxas.
b) os camponeses das aldeias medievais impuseram aos senhores feudais um documento que garantia autonomia política à comunidade.
c) os habitantes das cidades libertaram-se de inúmeras obrigações, entre elas a de participar das corporações de ofício.
d) as populações urbanas eram isoladas por muralhas que as impediam de estabelecer relações socioeconômicas com o mundo feudal.

36-As transformações econômicas e sociais dos séculos XII e XIII provocaram a chamada "crise de consciência religiosa". Sobre os movimentos heréticos surgidos neste período, assinale a alternativa correta.
a) Na Europa, durante estes séculos, a fé em Deus era um valor inquestionável; portanto, os movimentos heréticos católicos foram contra as práticas religiosas desenvolvidas por seitas rurais.
b) A insatisfação com relação ao comportamento herético dos príncipes católicos, ávidos por mais poder do que o do Papa Bonifácio III, fez com que Felipe, o Belo, rei da França, garantisse a cobrança de impostos junto aos príncipes tidos como heréticos.
c) As ordens mendicantes, consideradas como uma facção religiosa de hereges, foram duramente perseguidas durante o papado de Honório III, no século XIII.
d) Com as invasões de povos germânicos, na Europa, durante a Alta Idade Média, a maioria das bibliotecas foi destruída, restando apenas algumas pertencentes à Igreja Católica, que serviram de base para o surgimento dos movimentos heréticos europeus.
e) As heresias, que provocaram o surgimento de movimentos heréticos, foram doutrinas contrárias aos ensinamentos da Igreja, devido à insatisfação em relação ao comportamento do clero.

37-O desaparecimento da servidão feudal, na Europa Ocidental, na Baixa Idade Média, foi
a) iniciado com o aparecimento de um mercado urbano para a agricultura, que levou à troca da renda trabalho pela renda dinheiro e intensificado com as revoltas camponesas.
b) realizado violenta e inesperadamente durante a peste negra, quando os camponeses aproveitaram-se da situação para se revoltar em massa contra os senhores.
c) proporcionado pela ação conjugada de dois fatores externos ao âmbito dos camponeses, as guerras entre os próprios nobres e destes com as cidades.
d) liderado pacificamente pela Igreja Católica, protetora dos camponeses, e concluído com a ajuda dos reis interessados em arruinar o poder dos senhores feudais.
e) determinado pelo fluxo de dinheiro que os senhores feudais recebiam das cidades em troca da liberação dos camponeses, empregados no sistema de produção em domicílio.

38-Entre os anos de 1315 e 1317, chuvas extremamente fortes e constantes atingiram, de forma inesperada, parte significativa da Europa, ao norte dos Alpes. Pode-se relacionar esse episódio à
a) série de transformações climáticas enfrentadas pela Europa desde o século VIII, que derivaram do uso intenso de materiais poluentes nas fábricas e nas guerras.
b) devastação florestal ocorrida na busca de mais terras cultiváveis para abastecer a população que, em virtude de inovações tecnológicas e do controle temporário das pestes, crescia rapidamente.
c) escassez de recursos de controle de pluviosidade pelos feudos, desestruturados após as revoltas de servos, que se transferiram para as cidades e fizeram ressurgir o comércio entre as várias partes da Europa.
d) religiosidade dos povos locais que conseguiram, com sua fé, obter as chuvas necessárias para o sucesso da produção agrícola e o decorrente aumento na produção de alimentos.
e) inexistência de alternativas de irrigação de áreas agriculturáveis, o que forçava os senhores de terras a recorrer exclusivamente às chuvas para manter suas plantações vivas.

39-A prosperidade das cidades medievais (séculos XII a XIV), com seus mercadores e artesãos, suas universidades e catedrais, foi possível graças
a) à diminuição do poder político dos senhores feudais sobre as comunidades camponesas que passaram a ser protegidas pela Igreja.
b) à união que se estabeleceu entre o feudalismo, que dominava a vida rural, e o capitalismo, que dominava a vida urbana.
c) à subordinação econômica, com relação aos camponeses, e política, com relação aos senhores feudais.
d) ao aumento da produção agrícola feudal, decorrente tanto da incorporação de novas terras quanto de novas técnicas.
e) à existência de um poder centralizado que obrigava o campo a abastecer prioritariamente os setores urbanos.

40-No período denominado Baixa Idade Média, houve desenvolvimento do comércio e florescimento de cidades. O crescimento econômico da Europa ocidental intensificou-se com a expansão ultramarina do século XV. Considera-se essencial para tal expansão:
a) a crise e o enfraquecimento comercial das cidades-estados italianas, fornecedoras na Europa dos produtos orientais.
b) a centralização do poder político e a possibilidade de investimento de recursos monetários estatais em expedições marítimas.
c) a ocupação de Constantinopla pelos turcos otomanos e o fim dos contatos pacíficos entre o Ocidente e o Oriente.
d) a abundância de metais na Europa e o crescimento de circulação monetária em condições de financiar empreendimentos dispendiosos.
e) a ruptura da unidade cristã do Ocidente e a formação de religiões cristãs adaptadas à ética da acumulação capitalista.

41-Um dos obstáculos ao desenvolvimento da economia monetária na Europa medieval, a partir do século XII, foi representado.
a) pela formação de monarquias nacionais e o estabelecimento de tributos estatais onerosos ao comércio.
b) pelo caráter religioso e antieconômico do movimento de expansão territorial, conhecido como cruzada.
c) pela regulamentação da Igreja em matéria econômica, condenando, por exemplo, o empréstimo a juros.
d) pela assimilação, pela burguesia mercantil, de costumes econômicos dispendiosos, particulares à nobreza feudal.
e) pela concentração de parte da população ativa nos mosteiros, dedicando-se a uma economia autossuficiente.

42-A crise do sistema feudal agravou-se no século XIV com o início da Guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra (1337-1453). Eduardo III, rei dos ingleses, invadiu a França, declarando-se rei. A respeito desse período, é correto afirmar que:
a) eclodiram, na França, revoltas de camponeses, famintos e insatisfeitos com a superexploração, conhecidas pelo nome de "Jacqueries", em alusão a Jacques Bonhomme, expressão que os nobres usavam para designar o homem do campo.
b) a vitória dos ingleses sobre os exércitos de Joana D Arc, filha de humildes camponeses, nas batalhas de Orleans, Reims, Paris, Toulouse e Compiégne, acabaram por definir a sorte da guerra a seu favor, apesar da mítica religiosidade católica dos franceses.
c) após a vitória, a França mergulhou em um novo conflito, a Guerra das Duas Rosas, uma disputa pelo trono motivada pelos interesses monárquicos da família Lancaster, que acabou sendo derrotada por Luís IX, em Toulouse.
d) as transformações no modo de exploração feudal acabaram por beneficiar a nobreza francesa, que permaneceu neutra durante o conflito, enquanto o rei era obrigado a se aliar à burguesia para conseguir recursos para armar seu exército.
e) ocorreu a morte de inúmeros camponeses ingleses em virtude da brutal retaliação dos franceses, que, depois de expulsarem os ingleses de suas terras, passaram a ocupar e explorar os territórios dos anglo-saxões.
43- Na Europa, nos séculos XIV e XV, eclodiu e aprofundou-se uma crise geral da sociedade feudal. São características do período em questão, EXCETO:
a) o recrudescimento das obrigações feudais, aumentando o nível de tensão entre senhores e servos.
b) a Peste Negra, que reduziu a população europeia em um terço e deixou várias aldeias despovoadas.
c) as revoltas camponesas, que explodiram com enorme violência em toda a Europa.
d) o movimento da Reforma iniciado por Lutero, afirmando o poder da Igreja Católica.
e) a Guerra dos Cem Anos, promovendo inquietação e desordens na França e Inglaterra.