quarta-feira, 24 de outubro de 2012

9º ano


Getúlio: outra vez no poder (1950-1954)

Apesar de sua deposição, Getúlio Vargas continuou tendo um grande prestigio. O apoio a Vargas era dado por setores nacionalistas das Forças Armadas, facções oligárquicas estaduais representadas no PSD, nova camada de tecnocratas do governo e massas urbanas. Em 1950, Getúlio Vargas foi eleito para a presidência da República, derrotando os candidatos da UDN (Eduardo Gomes) e do (Cristiano Machado)
Em 1953 criação da Petrobras (monopólio da extração e da refinação do petróleo no Brasil). Essa medida gerou uma forte oposição ao seu governo, tanto por parte dos Estados Unidos quanto da UDN, cujo porta-voz era o jornalista Carlos Lacerda.
Em 5 de agosto de 1954, ocorre no Rio d Janeiro um atentado contra Lacerda, no qual foi morto um dos seus acompanhamento Rubens Florentino Vaz, sendo acusado do crime Gregório Fortunato, elemento da guarda pessoal de Vargas.
Após o crime da Rua Toneleiros, a situação  tornou-se insustentável para Vargas. Em 24 de agosto de 54, o presidente suicidou-se. Com a morte de Getúlio, assumiu o poder o vice-presidente, João Café Filho. Durante seu mandato, realizaram-se as eleições para o novo período presidencial, saindo vitorioso o
candidato do PSD, Juscelino Kubitschek de Oliveira.
Em novembro, Café Filho afastou-se do governo por motivos de saúde, assumindo, então, o presidente da Câmara dos Deputados, Carlos Luz.
Devido à derrota nas eleições presidenciais, alguns políticos udenistas passaram a advogar um golpe de Estado que impedisse a posse do candidato eleito.
O ministro da Guerra, Henrique Teixeira Lott, defendeu a ordem constitucional e depôs Carlos
Luz do cargo de presidente do Senado. Em seu lugar assumiu Nereu Ramos, que permaneceu no poder até a posse de Juscelino, em 31 de janeiro de 1956.

compreensão textual

1- Em 1945, Getúlio Vargas tinha sido deposto da presidência da República. Entretanto em 1950 ele voltou ao governo, desta vez eleito por voto direto. Por que isso ocorreu?
Resp.

2- Durante seu governo populista, Getúlio Vargas tomou urna medida que desagradou tanto aos Estados Unidos quanto a forças políticas internas, representadas no partido UDN. Que medida foi essa?

0 comentários:

Postar um comentário