segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

3º ano CNSG

1) Sabe-se que, no século XX, foram criadas organizações internacionais cujos principais objetivos consistiam em garantir a paz e promover a cooperação entre as nações do mundo. Uma dessas organizações foi:
a. A Liga das Nações, criada logo após final da Primeira Guerra Mundial.
b. A Organização das Nações Unidas (ONU), instituída no período entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial.
c. A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), formalizada logo após final da Guerra do Iraque.
d. O Pacto de Varsóvia, instituído logo após a ocupação da Polônia pelas tropas alemãs, em 1939. e. DA Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), estruturada como resposta às crises balcânicas que antecederam o início da Primeira Guerra Mundial.
2-) As relações internacionais no entre guerras (1918— 1939) foram marcadas por uma tentativa de criar um órgão internacional que teria como uma de suas funções evitar um novo conflito mundial.
Essa organização ficou conhecida como:
a. Organização dos Estados Americanos (OEA).
b. Sociedade das Nações ou Liga das Nações.
c. Organização das Nações Unidas (ONU).
d. Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan)
e. Organização Mundial do Comércio (OMC).
3-(UFG) A Primeira Guerra Mundial foi denominada por seus contemporâneos como a primeira Grande Guerra. Essa denominação aponta para uma diferença substantiva desse conflito. Comparada às guerras do século XIX, na Primeira Guerra,
a.A duração do conflito foi maior, pois a guerra de trincheiras impedia os avanços militares.
b.A infantaria destacou-se como ápção estratégica no combate ao inimigo.
c.Os acordos diplomáticos foram responsáveis pelo fortalecimento do equilíbrio europeu.
d.As ações bélicas tiveram alcance mundial porque se desenvolveram em todos os continentes.
e.As inovações tecnológicas, utilizadas em larga escala, ampliaram o potencial beligerante.
4-(UnamaIPA) A Europa dei 914 já não era a mesma. Se a guerra ainda não explodira, todos a previam. Sobre este clima inseguro de 1914, é correto afirmar que:
a. Era o momento da luta armada entre os EUA e a Rússia, o qual criou problemas políticos que explodiram na Primeira Grande Mundial (1914—1918).
b. Desenha-se o centro de política da boa vizinhança que pregava uma guerra velada (ou fria) entre todos os povos da Europa de 1914. O fracasso dessa política levou este continente à Primeira Guerra Mundial.
c.Trata-se do período da Guerra Fria, no qual os EUA e a Rússia dividiram a Europa em dois grandes blocos econômicos: o capitalista, lidera-O do pelos americanos, e o comunista, sob o comando dos russos.
d. Trata-se da Europa um pouco antes da Primeira Guerra Mundial, quando as grandes nações se militarizavam e disputavam territórios e poder econômico.
5-) Analise as afirmativas abaixo sobre a Grande Guerra de 1914— 1918 e suas consequencias:
I. Embora sua ação militar tenha ocorrido sobretudo na Europa, ela envolveu, direta ou indiretamente, grande parte do mundo, e americanos, canadenses, australianos, neozelandeses, indianos e africanos lutaram também na guerra, na Tríplice Entente.
II. As grandes perdas humanas e a desestruturação da produção atingiram todos os países do mundo, provocando um enfraquecimento generalizado das economias e um vazio de poder, com o fim da hegemonia europeia.
III. Após a guerra, uma onda revolucionária atravessou a Europa que, nas décadas seguintes. vivenciou o colapso dos valores e instituições liberais, com a instalação de regimes autoritários.
Com base nas três assertivas, é correto afirmar que somente:
a.I é verdadeira.
b.II é verdadeira.
c.III é verdadeira.
d.I e II são verdadeiras.
e.I e III são verdadeiras.
6) As afirmativas a seguir referem-se à situação da política internacional durante o período compreendido entre as duas guerras mundiais:
I. Após 1918, o mapa político da Europa foi refeito, passando a apresentar como principal transformação a intensa polarização entre o capitalismo liberal e o socialismo soviético.
II. Com o desaparecimento dos impérios Austro-Húngaro e Turco — que abrigavam uma enorme diversidade de grupos culturais —, o modelo dos grandes estados multiétnicos entrou em crise.
III. Com a crise dos tradicionais impérios coloniais, especialmente os da Inglaterra e da França, surgiram novos estados independentes na Africa e na Asia.
IV. A vitória da Revolução Socialista - na Rússia e o quadro de crise econômica que se lhe,seguiu favoreceram o surgimento de diversos movimentos populares por toda a Europa, que, no entanto, seriam reprimidos e derrotados no entre guerras.
Assinale as afirmativas corretas:
a.I e II. b.I e III. c.I e IV d.III e IV e.II II e IV

7- A região dos Balcâs foi palco de acontecimentos que serviram de estopim para a Primeira Guerra Mundial, entre 1914 e 1918. Assinale a alternativa que indica o pretexto imediato para este início de conflito:
a.A independência da Iugoslávia, que era anteriormente dominada pelos austríacos.
b.As reivindicações acerca de terras que pertenciam Bósnia-Herzegovina.
c.O envio de tropas franco-britânicas para a defesa do Governo dos Bálcãs.
d.A posse do Governo socialista do general Tito, após uma violenta guerra civil.
e.E O assassinato do arquiduque austríaco Francisco Ferdinando.
8- Sobre o imperialismo do século XIX, são feitas as afirmações abaixo:
I. Constituiu uma marca do capitalismo em sua etapa monopolista financeira.
II. Esteve associado à disputa entre as nações industriais por mercados consumídores.
III. Estimulou a política econômica mercantilista dos estados absolutistas. IV. Manteve acesa a crença da superioridade europeia em relação aos povos colonizados.
V. Contribuiu decisivamente nas rivalidades que geraram a Primeira Guerra Mundial.
Quais estão corretas?
a.I, II, III e IV. b.I, II, IV e V. c. I, II, III e V d.I, III, IV e V.
e. II, III, IV e V.
9- A Revolução Russa de 1917, num primeiro momento, constituiu-se num governo de coalizão burguês-socialista, destoando da aspiração popular o que provocou:
a.O crescimento por toda parte do movimento popular, em que soldados e marinheiros desrespeitavam as ordens oficiais; os camponeses se adiantavam na Reforma Agrária sem a aprovação do primeiro Governo; as fábricas eram progressivamente ocupadas pelos comitês de fábrica que controlavam o emprego, o abastecimento e a produção.
b.Falta de aspiração do povo para a chegada dos bolcheviques ao poder porque o primeiro governo constituído satisfazia as massas populares o suficiente para que não almejassem promover novas revoluções internas.
c. mesmo com a chegada de Lenin ao poder não houve mudanças significativas, a Rússia permaneceu nos mesmos moldes do sistema czarista.
d. Acomodação das classes populares que se contentaram com o novo governo imposto frente á incapacidade de se mobilizarem e promoverem a tão esperada Revolução Socialista.
e. Nunca houve a chegada de fato dos comunistas ao poder tampouco a centralização das decisões no Conselho dos Comissários do Povo nem a instauração da chamada ditadura do proletariado propagada por Lenin.
10.(Fuvest) Há controvérsias entre historiadores sobre o caráter das duas grandes revoluções do mundo contemporâneo, a Francesa, de 1789, e a Russa, de 1917; no entanto, existe consenso sobre o fato de que ambas:
a. Fracassaram, uma vez que, depois de Napoleão, a França voltou ao feudalismo com os Bourbons; e a União Soviética, depois e Gorbatchev, ao capitalismo.
b. Geraram resultados diferentes das intenções revolucionárias, pois tanto a burguesia francesa quanto a russa eram contrárias a todo tipo de governo autoritário.
c. Puseram em prática os ideais que as inspiraram, de liberdade e igualdade e de abolição das classes e do Estado.
d. Efetivaram mudanças profundas que resultaram na superação do capitalismo na França e do feudalismo na Rússia.
e. Foram marcos políticos e ideológicos, inspirando, a primeira, as revoluções até 1917, e a segunda, os movimentos socialistas até a década de 1970.
11. Líder destacado da Revolução Russa, assumiu a secretaria-geral do Partido Comunista Soviético em 1922, destacando-se por empreender uma adminístração autoritária, onde o expurgo de adversários políticos tornou-se comum:
a. Josef Stalin.
b. Viadimir Ilyich Ulyanov Lenin.
c. Leon Trótsky.
d. Gueorgui Plekhanov.
e. Lev Davidóvitch.
12.(Udesc) Em 2007, fez 90 anos do início da Revolução Russa. Sobre esse conflito do século XX, é correto afirmar:
a.A Nova Política Econômica (NEP) tentava recuperar a economia já soviética, adotando inicial- mente uma economia mista, com alguns elementos capitalistas, mas Trotski, contrário a ela, exilou Stalin no México e acabou com a NEP
b. No início do século XX, a Rússia era um país bastante industrializado; daí uma Revolução feita por operários.
c. Os sovietes — conselhos de operários e camponpses, sob inspiração socialista —Ancaminharam à Rússia a Revolução que transformaria o ordenamento político e social daquele país e, posteriormente, inspirariam outras tantas nações à formação socialista.
d. Os boicheviques foram desde cedo contrários à revolução, lutando para a manutenção da ordem agrária.
e. Durante o processo revolucionário, os burgueses conseguiram manter a propriedade privada; a monarquia, embora extinta, não foi perseguida.
13-(Cesgranrio) “Desde os primeiros dias da Revolução, o nosso partido teve a firme convicção de que a lógica dos acontecimentos o levaria ao poder”
Leon Trotsky
Tal convicção foi posteriormente confirmada e a Revolução Russa de 1917 caracterizou-se como um dos mais importantes acontecimentos históricos da primeira metade do século XX, na medida em que significou a tentativa’ de se implantar o primeiro Estado socialista, experiência, até então, sem precedentes. Entre os fatores que favoreceram a eclosão dessa Revolução, identificamos corretamente o(a):
a. Desenvolvimento tardio do capitalismo industrial na Rússia, que favoreceu o afastamento da aristocracia rural e do exército da base de poder da monarquia czarista, substituídos pela burguesia e pelo operariado.
b. Acirramento da crise econômica e social decorrente da participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial, que agravou a carestia generalizada de alimentos e as greves, e enfraqueceu a autoridade governamental do czar.
c.Substituição da autocracia czarista por um governo fundamentado em uma monarquia parlamentar liberal, que ampliou os direitos políticos individuais fortalecendo os partidos políticos, inclusive os mencheviques revolucionários.
d. Revolução Burguesa de 1905, que concedeu autonomia política e administrativa às nacionalidades que, formavam o Império Russo, implementando uma política de reforma agrária que extinguiu os privilégios da aristocracia fundiária e da Igreja Ortodoxa.
e.Vitória dos bolcheviques e mencheviques nas eleições da Duma legislativa (1906) convocada pelo czar, após o Domingo Sangrento, na qual obtiveram uma maioria parlamentar que possibilitou a implantação de diversas reformas econômicas socializantes.
correta:
14. Do século XVII ao início do século XX, por diferentes formas, as sociedades agrárias cederam espaço às sociedades urbanas e industriais, gerando novos sistemas políticos e econômicos. Leia as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa
me socialista
I. As sociedades inglesa e francesa vivenciaram importantes revoluções que culminaram com a afirmação do sistema capitalista.
II. Na Alemanha e Itália, o movimento de unificação territorial e político, embora tardio, foi condição fundamental à transição para o capitalismo.
III. Na Península Ibérica, a precoce mobilização dos setores aristocráticos viabilizou um dinâmico crescimento industrial capitalista.
IV. Na Rússia, a presença de um significativo contingente camponês, associado à classe operária emergente, foi fundamental para o processo de implantação do regime socialista.

a.Somente as I e II estão corretas.
b.Somente as I e IV estão corretas.
c.Somente a alternativa II está correta.
d.As alternativas I, II e IV estão corretas.
e.Todas as alternativas estão corretas.

15-) Leia o trecho a seguir
“O povo estava farto da guerra e havia perdido toda a confiança no czar (...) O próprio czar fora para o Quartel General para proteger-se; e, quando tentou voltar para Petrogrado, os trabalhadores ferroviários detiveram seu trem. Todo o mecanismo da monarquia havia parado; o czar (...) havia tentado dissolver a Quarta Duma, tal como fizera com as anteriores, mas desta vez os parlamentares se recusaram a se dispersar, e formaram um Comitê Provisório, que nomeou o Governo Provisório”.
Wilson, Edmund. Rumo à Estação Finlândia. São Paulo: Companhia das Letras
Sobre as circunstâncias em que se desenvolveram os fatos descritos acima, é correto afirmar que:

a. A derrubada da monarquia, em março de 1917, na Rússia, foi conduzida pelos bolcheviques — parlamentares que controlaram o poder na Duma — durante todo o Governo Provisório.
b. A precipitação do processo revolucionário russo foi produzida pela manutenção desse país na Primeira Guerra Mundial, o que resultou em 4 milhões de baixas, aproximadamente.
c. Os sovietes — comitês locais de trabalhadores — funcionaram, desde sua criação em 1906, sob liderança dos bolcheviques, que buscavam espaço de atuação no governo czarista.
d. As movimentações sociais que resultaram na queda da monarquia russa, em 1905, tornaram-se conhecidas como Ensaio Geral, já que funcionaram como antecâmara da revolução socialista.
e. O deputado Kerensky representou, no governo provisório, em 1917, as posições mencheviques que, com a palavra de ordem Todo Poder aoá Soviéticos, reivindicavam maior participação popular.
16. Uma das ironias deste estranho século XX é que o resultado mais duradouro da Revolução de Outubro de 1917, cujo objetivo era a derrubada global do capitalismo, foi salvar seu antagonista, tanto na guerra quanto na paz...
Eric J. Hobsbawm. A Era dos Extremos, 1995.
De acordo com a argumentação do autor, a União Soviética salvou o capitalismo graças à:
a. Vitória militar na Segunda Guerra Mundial e ao planejamento econômico para substituir a economia de mercado.
b. Neutralidade na Primeira Guerra Mundial e à utilização da economia de mercado para fomentar a industrialização.
c. Aliança com a Alemanha nazista, em 1939, e ao colapso dos planos quinquenais para desenvolver a economia.
d. Derrota na Guerra Fria, entre 1945—1962, e ao fracasso na tentativa de fomentar a industrialização da Europa Oriental.
e. Retirada dos mísseis de Cuba, em 1962, e ao sucesso na ajuda à implementação da economia socialista na China.

0 comentários:

Postar um comentário