sexta-feira, 25 de novembro de 2011

GABARITO DA PROVA CNSG / HISTÓRIA 8ª SÉRIE

1- E
2- E
3- 21
4- B
5- C
6- D
7- A
8- E
9-  A
10- D
11- D
12- C
13- C
14- C
15- B
16- E
17- C
18- D
19- C
20- B
21- A

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

BANCO DE QUESTÓES PARA O 9º ANO

1- As duas primeiras décadas da história do Brasil no século XX foram marcadas pela eclosão de diversos movimentos sociais, rurais e urbanos, entre os quais se inclui a(o):
a) Guerra do Contestado, resultado da reação da oligarquia paranaense ao capital estrangeiro ligado à exploração da erva-mate e das ferrovias.
b) Guerra de Canudos, movimento restaurador e socialista que conflagrou o sertão nordestino.
c) Revolta da Chibata, representando a influência dos ideais Tenentistas sobre soldados e marinheiros.
d) Cangaço, revolução ideológica da população nordestina contrária ao coronelismo.
e) Movimento Operário com expressiva presença dos trabalhadores imigrantes e forte influência dos ideais anarquistas.


2-São características do período republicano brasileiro, compreendido entre os anos de 1889 e 1930, EXCETO:
a) estabelecimento da "Política do café com leite", legitimada pelos Partidos Republicanos.
b) implantação do voto censitário nos vários estados da federação.
c) exclusão política dos setores subalternos e marginalizados.
d) aparecimento de movimentos sociais como Canudos e o Cangaço.
e) predomínio dos grupos agrários sob hegemonia dos cafeicultores paulistas.



3- A Revolução de 1930 possibilitou uma divisão entre as oligarquias agrárias; o tenentismo provocou uma desestabilização na hierarquia militar; a fraqueza da burguesia, o chamado "vazio do poder". Que alternativa a seguir responde por esse "vazio do poder"?
a) A Revolução Constitucional de São Paulo de 1932 tentou preencher esse "vazio", procurando aliança com outros estados, como Rio Grande do Sul.
b) A deposição de Vargas em 1945 e a tentativa dos militares em chegar ao poder.
c) A formação de duas forças políticas antagônicas: a Ação Integralista Brasileira, e a Aliança Nacional Libertadora.
d) A fundação do Partido Comunista Brasileiro e sua aliança com o PTB de Vargas.
e) A política dos governadores e o aparecimento de movimentos como o de Antônio Conselheiro, em Canudos na Bahia.

4- O tenentismo foi um movimento empreendido por jovens oficiais militares durante a Primeira República. Dentre as alternativas a seguir, aponte a que se identifica com as aspirações desse movimento:
a) A moralização dos costumes e a idéia de soldados-corporação.
b) A idéia do soldado-cidadão que devia intervir no processo político, a defesa do voto secreto, a centralização do poder e a independência do poder judiciário, e o ensino público.
c) A defesa do voto secreto e universal, incluindo os analfabetos e mulheres e a reforma administrativa na direção da descentralização do poder.
d) A centralização do poder do Estado, a reforma do Ensino e a intervenção "moderadora" nos movimentos populares e nos governos civis despreparados, dentro do princípio do "soldado-profissional."
e) Apoio às oligarquias locais, incentivo ao ensino privado e religioso, moralização da administração pública e o recolhimento dos militares aos quartéis.


5- A hegemonia política dos estados economicamente fortes e populosos, São Paulo e Minas Gerais, durante a República Velha, foi viabilizada através:
a) do apoio de grupos militares vinculados ao Tenentismo.
b) da política dos governadores que, articulando os governos estadual e federal, anulava totalmente a oposição.c) de movimentos sociais populares de apoio ao Estado oligárquico.
d) da instituição do voto secreto e fim da representação proporcional.
e) da Constituição de 1891, que estabeleceu um Estado unitário e fortemente centralizado.



6- O isolamento social e a omissão ou violência do Estado provocaram, na República Velha, movimentos messiânicos que reagiram, dentre outros fatores, contra a crise econômica e a modernidade. Identifique-os nas alternativas abaixo.
a) Revolução Farroupilha e Balaiada
b) Intentona Comunista e Revolução de 1932
c) Revolta de Canudos e Contestado
d) Revolta do Forte de Copacabana e Coluna Prestes
e) Revolta da Chibata e Vacina


7- O ano de 1922 foi um marco na transformação da sociedade brasileira, durante o qual se assistiu a diversos movimentos de contestação da ordem, além das comemorações do Centenário da Independência. Caracterizam a década de 1920 os seguintes acontecimentos históricos: 
a) eclosão da Revolta da Vacina e crescimento da Aliança Liberal 
b) instalação da Semana de Arte Moderna e organização dos sindicatos corporativistas 
c) início da reforma urbana do Rio de Janeiro e instituição da Política dos Governadores 
d) rebelião tenentista do Forte de Copacabana e fundação do primeiro partido comunista brasileiro


8- O movimento tenentista teve vários momentos, cujo ápice foi:
a) a Revolta do Forte de Copacabana.
b) o Estado de Sítio permanente do governo Artur Bernardes.
c) a Coluna Paulista.
d) a Coluna Prestes.
e) a Intentona Comunista.

9- Leia o texto. "Quando veio a revolução de 24, disparavam os canhões nas travessas da Rua da Moóca. Lembro que todos os vizinhos rodeavam o Tenente Cabanas, que era muito destemido, levavam comida para os soldados, ou iam levar seu abraço. Nós víamos os petardos atravessarem as ruas; nas Igrejas do Cambuci os soldados do governo acamparam e disparavam. (...) Os aviadores do governo tinham ordem de jogar bombas no Brás; dizia que a italianada estava a favor da revolução." (Lembranças do Sr. Ariosto, In: BOSI, Ecléa. MEMÓRIA E SOCIEDADE: LEMBRANÇA DE VELHOS. São Paulo: T. A. Queiróz, 1979. p. 144.) As lembranças relatadas no texto referem-se à
a) Insurreição Armada dos Aliancistas contra Júlio Prestes.
b) Rebelião tenentista chefiada por Miguel Costa e Isidoro.
c) Revolta dos "18 do Forte" de Copacabana.
d) Revolução Constitucionalista de São Paulo.
e) Revolução Federalista do Rio Grande do Sul.

10- :Foram as revoltas ocorridas durante o governo de Floriano Peixoto:
a) Revolução Federalista e Revolta da Armada;
b) Revolta de Canudos e Revolução Praieira;
c) Revolta da Chibata e Revolta do Contestado;
d) Revolução Federalista e Coluna Prestes;
e) Revolta da Armada e Revolta do Forte de Copacabana.

11- Assinale a opção que contém informações corretas acerca da Revolução de 30 no Brasil e de seus antecedentes imediatos.
a) Junção de colunas militares originadas no Rio Grande do Sul e em São Paulo, ataques de tropas federais ao forte de Copacabana, aliança de Getúlio Vargas com Júlio Prestes para impedir a eleição de Osvaldo Aranha.
b) Formação da Aliança Nacional Libertadora, união de grupos rivais para dar combate à Coluna Prestes, eclosão de movimento insurgente em São Paulo.
c) Assassinato de João Pessoa, formação de uma frente única entre os "tenentes" e certos políticos, eclosão de insurgências no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais.
d) Eclosão da Revolução Constitucionalista em São Paulo, oposição a um governo federal que exerceu o poder, todo o tempo, sob estado de sítio, ataque integralista ao Palácio do Catete.
e) Aliança de Borges de Medeiros com João Neves da Fontoura para eleger Júlio Prestes, recusa de Washington Luís de criar nova política de valorização do café diante dos efeitos da crise de 1929, elaboração do Plano Cohen.

12- "Marinheiros rebelados em 1910 no Rio de Janeiro contra os maus tratos na Marinha de Guerra (...). O líder era João Cândido. O governo de Hermes da Fonseca, diante da ameaça de bombardeio sobre a capital federal (...) concedeu anistia aos revoltosos. Depois eles foram todos punidos. Muitos morreram. João Cândido foi internado como louco." Indique a alternativa que corresponde ao texto:
a) A Guerra do Contestado;
b) A Revolta da Armada;
c) A Revolta da Chibata;
d) A Coluna Prestes;
e) Os Dezoito do Forte de Copacabana.

13- "No período de 1928 existiam em São Paulo pelo menos três propostas de revolução vindas de agrupamentos políticos diferentes: O Partido Democrático, os tenentes e o Bloco Operário e Camponês". (Decca, E. de, "O silêncio dos vencidos". São Paulo, Brasiliense, 1981, p. 81.) O trecho aponta algumas das tensões presentes no Brasil do final da década de 1920. A presença de tais propostas revolucionárias
a) demonstra a revolta popular contra a política café-com-leite e a preparação de um levante constitucionalista, que viria ocorrer anos depois em São Paulo.
b) revela o projeto político golpista resultante da atuação, no sul do Brasil, pouco tempo antes, da Coluna Prestes-Miguel Costa.
c) demonstra a impossibilidade de estabelecimento de um projeto comum entre os militares e civis que haviam controlado, até então, a República da Espada.
d) revela o projeto liberal-socialista que, uma década depois, seria expresso no Estado Novo.
e) demonstra a insatisfação político-institucional frente ao longo controle político do Estado brasileiro pelos cafeicultores paulistas organizados no PRP.


14- No período da história brasileira denominado de República Velha (1889 -1930), os grupos oligárquicos exerceram pleno domínio sobre o processo político, o que pode ser exemplificado na(o):
a) predominância dos grandes estados, principalmente os ligados à economia agroexportadora.
b) política dos governadores, que isolou os estados das decisões políticas concentradas no governo federal.
c) aliança política entre os oficiais mais jovens, influenciados pelo Positivismo, e os grandes chefes políticos rurais.
d) participação permanente da oligarquia gaúcha no pacto café-com-leite.
e) apoio popular aos movimentos eleitorais de oposição como a Reação Republicana.

15- Dos doze presidentes da Primeira República, sete procediam de São Paulo e Minas Gerais. Excetuando-se os dois primeiros, que eram militares, apenas três políticos de outros estados chegaram à presidência. Tal predominância no poder ficou conhecida por:
a) Política de Valorização do Café.
b) Política de Salvações.
c) Política do Café com Leite.
d) Política Jacobinista.
e) Política Populista.


16- "Certo dia de eleição, na pitoresca cidade de Pacatuba (...) cobriu-se de luto uma família de muitos filhos, que ficara na mais negra miséria. O pai fora assassinado depois de uma discussão acalorada, em defesa do chefão político. Tombou o pobre homem, que fora arrastado como um autômato para votar, ou por outras, servir (...) ao dono de engenho e senhor de grande prestígio. Mal sabia assinar o nome (...) uma semana antes recebera um par de botinas, uma camisa de chita e um chapéu de palha desabado." O texto, que narra um dia de eleição no período da República Velha, refere-se DIRETAMENTE
a) à política do café-com-leite e dos governadores.
b) ao coronelismo e ao voto de cabresto.
c) à oligarquia do café e ao curral eleitoral.
d) à política dos governadores e ao coronelismo.
e) ao curral eleitoral e ao direito de voto do analfabeto.


17- Tratava-se de reduzir o poder das oligarquias nas áreas onde isto parecia mais fácil e onde eram mais chocantes as desigualdades sociais. Tendo muitos laços com a política local, não conseguiram mais do que substituir velhas oligarquias por novas. (Boris Fausto) O texto identifica uma política característica da República Velha e utilizada pelo governo Hermes da Fonseca, através de interventores militares. Assinale-a nas alternativas abaixo.
a) Política do Café com Leite
b) Política de Valorização do Café
c) Política das Salvações
d) Política dos Governadores
e) Política de Parceria

-
18- Contribuíram para a eclosão da Revolução de 1930:
a) o programa da Aliança Liberal, francamente favorável aos setores rurais e oligárquicos da República Velha.
b) a oposição de João Pessoa aos políticos aliancistas, fato que culminou com seu assassinato.
c) O apoio do Tenentismo ao governo de Washington Luís e a política oligárquica.
d) A vitória de Getúlio Vargas nas eleições e a ameaça de golpe pelos situacionistas.
e) A ruptura da Política do Café com Leite nas eleições de 1930, em decorrência da crise econômica que afetou o setor cafeeiro.


19- "Na década de vinte, o tenentismo é o centro mais importante de ataque ao predomínio da burguesia cafeeira, revelando traços específicos, que não podem ser reduzidos simplesmente ao protesto das classes médias. Se sua contestação tem um conteúdo moderno, expresso em um tímido programa modernizador, a tática posta em prática é radical, e altera as regras do jogo, com a tentativa aberta de assumir o poder pelo caminho das armas. Sob este aspecto, embora inicialmente isolado, o movimento tenentista está muito à frente de todas as posições regionais, ao iniciar a luta, em julho de 1922." FAUSTO, B. "A revolução de 1930: historiografia e história". São Paulo: Brasiliense, 1981. p. 113 Sobre o tenentismo, movimento de que trata o texto acima, pode-se afirmar que
a) expressou aspirações nacionalistas contrárias às imposições do capitalismo internacional.
b) representou a única forma de oposição ao regime político oligárquico da República Velha.
c) propunha uma reforma institucional, com a implantação da "política do café-com-leite".
d) visava à derrubada do governo federal e ao estabelecimento de moralidade político-administrativa.


20- A crise da Bolsa de Nova Iorque, em 1929/1930, refletiu-se nos Estados Unidos e em todo o mundo, com exceção dos países componentes da URSS. No Brasil, a conseqüência política foi o(a):
a) Revolução de 1930, que derrubou a República Oligárquica.
b) início da política do "Café-com-Leite".
c) surgimento do Movimento Tenentista.
d) formação da Política dos Governadores.
e) revolta dos posseiros do Contestado.

BANCO DE QUESTÕES PARA 8º ANO

8º ano
1-      Dentre os atos de D. João, na época também conhecida como Monarquia Joanina no Brasil (1808-1821), NÃO é correto afirmar:

a) Reprimiu severamente a Confederação do Equador.
b) Elevou o Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves.
c) Invadiu a Guiana Francesa como represália à invasão de Portugal por tropas napoleônicas.
d) Criou a Imprensa Régia, para a publicidade dos atos oficiais.
e) Invadiu o Uruguai, anexando-o ao Brasil com o nome de Província Cisplatina.
2- O desembarque da família real e da corte portuguesa, em 1808, não só marcou o início de uma série de mudanças econômicas, políticas e administrativas como representou uma etapa decisiva no processo de emancipação política da Colônia. Das alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO indica uma consequência da transferência da família real e da corte portuguesa para a América.

a) Ocupação da Guiana Francesa e da Província Cisplatina e sua incorporação ao Império Português, como resultado da política externa agressiva adotada por D. João.
b) Estabelecimento do Rio de Janeiro como sede do Império Português, que a partir de 1816 passou a se chamar Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.
c) Abertura dos portos da Colônia às nações aliadas de Portugal, como a Inglaterra, dando início a uma fase de livre-comércio, ainda que com certas restrições.
d) Revogação da lei que proibia a instalação de manufaturas na Colônia, o que provocou maior dinamização da economia, apesar da forte concorrência dos produtos ingleses.
e) Redução dos impostos e da emissão de papel-moeda, o que impediu a reedição de movimentos de contestação ao domínio lusitano na América Portuguesa.

3- Embora a independência política do Brasil tenha sido declarada somente em 1822, o início do processo de emancipação pode ser relacionado com uma conjuntura anterior, na qual um acontecimento de grande impacto desencadeou as mudanças que levaram à separação entre o Brasil e Portugal. Esse fato, que assinalou o final efetivo da situação colonial, foi
a) a Inconfidência Mineira, ocorrida em 1789, que introduziu no Brasil as idéias iluministas e republicanas, minando a monarquia portuguesa.
b) a Inconfidência Baiana, ocorrida em 1798, que introduziu no Brasil as idéias jacobinas e revolucionárias, levando ao fim do domínio lusitano.
c) a transferência da Corte para o Brasil em 1808, que significou a presença do aparato estatal metropolitano na Colônia, a qual passou a ser a sede da Monarquia portuguesa.
d) a Revolução Pernambucana de 1817, que trouxe para o cenário político brasileiro o ideário maçônico e republicano.
e) a convocação das Cortes de Lisboa em 1820, que exigiram o retorno de Dom João para Portugal e a recolonização do Brasil.

4- Para responder à questão, observe os detalhes da bandeira.------ split --->
No Brasil, a bandeira e o seu lema "Liberdade ainda que tardia" estão associados a um movimento político que questionava o pacto colonial. Eles simbolizavam a
a) Revolta de Vila Rica de 1720.
b) Inconfidência Mineira de 1789.
c) Conjuração Baiana de 1798.
d) Revolução Pernambucana de 1817.
e) Confederação do Equador de 1824.

5- Sobre a independência do Brasil, é INCORRETO afirmar que:
a) resultou de um processo político comandado pelos grandes proprietários de terras.
b) girou em torno de D. Pedro I com o objetivo de garantir a unidade do país.
c) proporcionou mudanças radicais na estrutura de produção para beneficiar as elites.
d) continuou a produção a atender às exigências do mercado internacional.
6- Realizada a emancipação política em 1822, o Estado no Brasil
a) surgiu pronto e acabado, em razão da continuidade dinástica, ao contrário do que ocorreu com os demais países da América do Sul.
b) sofreu uma prolongada e difícil etapa de consolidação, tal como ocorreu com os demais países da América do Sul.
c) vivenciou, tal como ocorreu com o México, um longo período monárquico e uma curta ocupação estrangeira.
d) desconheceu, ao contrário do que ocorreu com os Estados Unidos, guerras externas e conflitos internos.
e) adquiriu um espírito interior republicano muito semelhante ao argentino, apesar da forma exterior monárquica.


6-No decurso do Primeiro Reinado, vieram à tona conflitos, contradições e crises. No período Regencial, marcado por agitações sociais e políticas, a grave e prolongada crise econômica e financeira começou a ser superada com:
a) o auge da mineração.
b) o surto da cafeicultura.
c) a utilização do açúcar de beterraba.
d) a lei e a ordem impostas pela Guarda Federal.
e) o aumento na exportação de algodão para os Estados Unidos.
7- A Confederação do Equador, movimento que eclodiu em Pernambuco em julho de 1824, caracterizou-se por:
a) ser um movimento contrário às medidas da Corte Portuguesa, que visava favorecer o monopólio do comércio.
b) uma oposição a medidas centralizadoras e absolutistas do Primeiro Reinado, sendo um movimento republicano.
c) garantir a integridade do território brasileiro e a centralização administrativa.
d) ser um movimento contrário à maçonaria, clero e demais associações absolutistas.
e) levar seu principal líder, Frei Joaquim do Amor Divino Caneca, à liderança da Constituinte de 1824.
8- O Golpe da Maioridade que colocou Pedro II no trono em 1840 representou:
a) a vitória dos liberais que retornaram ao governo, convidados para formar o primeiro ministério do Segundo Reinado.
b) a ascensão dos conservadores afastados do poder desde o Avanço Liberal.
c) o enfraquecimento do regime monárquico e o crescimento do republicanismo.
d) o declínio da aristocracia rural já que o novo governo não apoiava a manutenção de seus privilégios.
e) o fortalecimento da democracia, fato comprovado na primeira eleição do Segundo Reinado, a "eleição do cacete".


9- O Ato Adicional de 1834 foi de importância significativa para o Brasil porque
a) restaurou a paz no Império, tendo em vista o término das rebeliões no Nordeste do País.
b) possibilitou a tomada do poder pelos conservadores que formavam a aristocracia rural.
c) antecipou a maioridade de D. Pedro I, evitando, assim, um golpe de Estado dos conservadores.
d) ampliou a autonomia das províncias, neutralizando a tendência centralizadora do Primeiro Reinado.
e) limitou os poderes excessivos das Câmaras Municipais, que poderiam dividir a Nação.

10- A abdicação do Imperador Pedro I representou a culminância dos diferentes problemas que caracterizam o Primeiro Reinado, a exemplo do(a):
a) apoio inglês à política platina do Império.
b) apoio das províncias à política do Reino Unido implantando por D. Pedro I, após a morte de D. João VI.
c) conflito entre os interesses dos produtores tradicionais de açúcar e os novos produtores de ouro.
d) confronto entre os grupos políticos liberais e o governo centralizado e com tendências despóticas de D. Pedro I.
e) crescente participação popular nas manifestações políticas, favorecidas pela abolição do tráfico.


11- O fim do Primeiro Reinado, com a abdicação de D. Pedro I em favor de seu filho, proporcionou condições para a consolidação da independência, pois
a) as disputas entre os partidos conservador e liberal representaram diferentes concepções sobre a maneira de organizar a vida econômica da nação.
b) a vitória dos exaltados sobre os moderados acabou com as lutas das várias facções políticas existentes.
c) o governo de D. Pedro I não passou de um período de transição em que a reação portuguesa, apoiada no absolutismo do imperador, se conservou no poder.
d) as rebeliões ocorridas antes da abdicação tinham caráter reivindicatório de classe.
e) na Assembléia Constituinte de 1823 as propostas do partido brasileiro tinham o apoio unânime dos deputados.


12- No Brasil, tanto no Primeiro Reinado, quanto no período regencial,
a) aconteceram reformas políticas que tinham por objetivo a democratização do poder.
b) ocorreram embates entre portugueses e brasileiros que chegaram a pôr em perigo a independência.
c) disseminaram-se as idéias republicanas até a constituição de um partido político.
d) mantiveram-se as mesmas estruturas institucionais do período colonial.
e) houve tentativas de separação das províncias que puseram em perigo a unidade nacional.

13- 

BANCO DE QUESTÕES 7º ANO

7º ano
1- São fatos relacionados à expansão marítima portuguesa no século XV, exceto:
a) o fim da Guerra de Reconquista;
b) a Revolução de Avis;
c) a aliança rei-burguesia;
d) a Escola de Sagres;
e) a localização geográfica privilegiada.
2- Acerca das pretensões iniciais da exploração e conquista do Brasil, assinale a alternativa correta.
a) Interesses antropológicos levaram os portugueses a fazer contato com outros povos, entre eles os índios do Brasil.
b) O rei dom Manuel tinha-se proposto chegar às Índias navegando para o ocidente, antecipando-se, assim, a Cristovão Colombo.
c) O interesse científico de descobrir e classificar novas espécies motivou cientistas portugueses para lançarem-se à aventura marítima.
d) Os conquistadores estavam interessados em encontrar terras férteis para desenvolver a cultura do trigo e, assim, dar solução às crises agrícolas que sofriam em Portugal.
e) Os portugueses estavam interessados nas riquezas que as novas terras descobertas podiam conter, além de garantir a segurança da rota para as Indias.
3- A respeito do início da colonização, período abordado pelo texto, pode-se afirmar que a primeira forma de exploração econômica exercida pelos colonizadores, e a dominação cultural e religiosa difundida pelo território brasileiro são, respectivamente,
a) a plantation no Nordeste e as bandeiras realizadas pelos paulistas.
b) a extração das "drogas do sertão" e a implantação das missões.
c) o escambo de pau-brasil e a catequização empreendida pela Companhia de Jesus.
d) a mineração no Sudeste e a imposição da "língua geral" em toda a Colônia.
e) o cultivo da cana-de-açúcar e a "domesticação" dos índios por meio da agricultura.

4- O descobrimento do Brasil foi parte do plano imperial da Coroa Portuguesa, no século XV. Embora não houvesse interesse específico de expansão para o Ocidente,...
a) a posse de terras no Atlântico ocidental consolidava a hegemonia portuguesa neste Oceano.
b) o Brasil era uma alternativa mercantil ao comércio português no Oriente.
c) o desvio da esquadra de Cabral seguia a mesma inspiração de Colombo para chegar às Índias.
d) a procura de terras no Ocidente foi uma reação de Portugal ao Tratado de Tordesilhas, que o afastava da América.
e) essa descoberta foi mero acaso, provocado pelas intempéries que desviaram a esquadra da rota da Índia.

5- "Pedro Álvares Cabral morreu na obscuridade por volta de 1520, sem nunca ter retornado à corte e virtualmente sem saber que revelara ao mundo um território que era quase um continente. Em 1521, morria também o rei D. Manuel I, o monarca que jamais se interessou pela terra descoberta por Cabral". (Eduardo Bueno - "A viagem do descobrimento") O desinteresse de Portugal pelo Brasil na época do descobrimento explica-se:
a) pela reduzida repercussão da descoberta entre as potências marítimas européias.
b) pelo fato dos interesses do Estado Português e da burguesia mercantil estarem voltados para as riquezas do oriente.
c) pela lógica da economia mercantilista, que valorizava acima de tudo a produção em detrimento do comércio.
d) por estas terras pertencerem à Espanha, pelo Tratado de Tordesilhas.
e) pelas enormes dificuldades de transportar com segurança os excedentes de produção dos índios brasileiros.

6- A sociedade do açúcar que se constituiu no decorrer dos dois primeiros séculos após o descobrimento das terras brasileiras foi marcada:
a) pela ocupação da região central da colônia, levando à interiorização do povoamento.
b) pela diversidade de segmentos sociais e pela mobilidade social dos seus integrantes.
c) pelo domínio do trabalho escravo, reforçando o seu caráter discriminatório e autoritário.
d) pelo desenvolvimento de um mercado interno diversificado, permitindo um maior fluxo da renda.
e) pela integração harmoniosa de componentes culturais tanto dos colonizados quanto dos colonizadores.



7- O descobrimento do Brasil foi parte do plano imperial da Coroa Portuguesa, no século XV. Embora não houvesse interesse específico de expansão para o Ocidente,...
a) a posse de terras no Atlântico ocidental consolidava a hegemonia portuguesa neste Oceano.
b) o Brasil era uma alternativa mercantil ao comércio português no Oriente.
c) o desvio da esquadra de Cabral seguia a mesma inspiração de Colombo para chegar às Índias.
d) a procura de terras no Ocidente foi uma reação de Portugal ao Tratado de Tordesilhas, que o afastava da América.
e) essa descoberta foi mero acaso, provocado pelas intempéries que desviaram a esquadra da rota da Índia.

8- Em 1492 ocorreu um fato da maior importância histórica. Alguns historiadores consideram um "descobrimento", outros um "encontro de dois mundos." Referimo-nos à chegada dos europeus à América, sobre o que NÃO se pode afirmar: 
a)  a chegada dos europeus interrompeu o desenvolvimento das civilizações e dos povos que habitavam a América;
b) o contato entre os habitantes da América e os europeus provocou a mortandade de parte da população nativa resultando em uma das maiores catástrofes demográficas da história; 
c) vários fatores impulsionaram o "encontro entre os dois mundos": o surgimento do estado moderno, a necessidade de alimentar uma população cada vez maior e as exigências do mercantilismo em utilizar ouro e prata como meio de troca; 
d) Portugal fez-se pioneiro na expansão marítima e transformou-se numa potência superior à Espanha, tornando-se independente das monarquias francesa e inglesa; 
e) na empresa da conquista associaram-se aos reis capitais de múltiplas burguesias.

9- Nos primeiros anos do século XVI, os portugueses enfrentaram grande concorrência por parte de outras potências europeias para a posse definitiva do território descoberto por Cabral. Sobre a presença de europeus não-portugueses no Brasil na primeira metade do século XVI, é correto afirmar:
a) os ingleses por várias vezes tentaram estabelecer colônias nas terras brasileiras, chegando mesmo a criar uma "zona livre", sob controle dos piratas.
b) espanhóis e holandeses trouxeram para a América as suas desavenças e conflitos, ocasionando a invasão do Recife no século XVI.
c) apesar da chegada ocasional de navios estrangeiros, jamais houve uma tentativa organizada ou intenção deliberada de questionar a soberania portuguesa sobre as novas terras.
d) os franceses, por não aceitarem o Tratado de Tordesilhas, eram os invasores mais freqüentes, chegando a estabelecerem-se no Rio de Janeiro em 1555-1560.


10- Os indígenas da América 
a) viviam pacificamente no interior dos grandes impérios pré-colombianos (Inca, Maia e Asteca) até a chegada dos europeus, que destruíram as comunidades indígenas e dizimaram milhões de pessoas. 
b) atravessaram conflitos em todos os períodos conhecidos de sua história, das lutas contra a dominação dos grandes impérios pré-colombianos à resistência frente aos europeus conquistadores e aos estados independentes. 
c) conseguiram autonomia política após as independências nacionais, pois as repúblicas hispano-americanas permitiram o retorno à vida comunitária, suprimiram os tributos e o trabalho forçado. 
d) mantiveram-se livres na área de colonização portuguesa, mas foram escravizados nas regiões de colonização espanhola e inglesa, tornando-se a principal mão-de-obra na agricultura e mineração. 
e) unificaram-se atualmente em amplos movimentos de libertação que visam recuperar as formas de vida e de trabalho do período pré-colombiano e restaurar a autonomia das antigas comunidades.

11- A nossa identidade foi forjada durante todo o período colonial e teve como matriz o encontro e o confronto de culturas distintas. Observando a sociedade brasileira atual com base no fato exposto pela afirmativa acima, verificamos que a cultura:
a) indígena passou por um processo de aculturação tão bem feito que não podemos identificar nenhum de seus traços na cultura brasileira atual.
b) brasileira apresenta-se como cultura "pura", pelo fato de a cultura européia ter sido dominada pela indígena.
c) européia foi tão influenciada pela cultura indígena que só o idioma português ficou como herança européia na cultura brasileira.
d) brasileira tem como marca a "mestiçagem cultural", em que traços da cultura indígena se misturaram com traços europeus e africanos.
e) indígena, apesar de ter sido dominada pela européia, deixou como herança a família monogâmica e matriarcal.


12- :Todas as alternativas contêm elementos corretos sobre o projeto missionário e catequizador dos jesuítas, no momento da colonização brasileira, EXCETO:
a) A legitimação da espoliação e da fraternidade cristã.
b) A oratória barroca, marcada pelo discurso linear e retilíneo.
c) A simbiose da alegoria cristã e do pensamento mercantil.
d) O ardor da diplomacia cristã, mistura de veemência e ambigüidade.
e) Os caminhos violentos e sedutores da pedagogia missionária.



13- :"Angola, Congo, Benguela Monjolo, Cabinda, Mina Quiloa, Rebolo" (Jorge Ben, África/Brasil-Zumbi) O texto refere-se a.
a) colônias holandesas de exploração na África do século XVI ao século XVIII.
b) grupos africanos escravizados e trazidos para o Brasil durante a colonização.
c) reinos africanos que se rebelaram contra a colonização portuguesa na época da independência do Brasil.
d) comunidades livres formadas por escravos fugitivos.
e) países africanos atuais que mantêm estreitos vínculos com a cultura brasileira.

14- A descoberta do Brasil não alterou os rumos da expansão portuguesa voltada prioritariamente para o Oriente, o que explica as características dos primeiros anos da colonização brasileira, entre as quais se inclui o(a):
a) caráter militar da ocupação, visando à defesa das rotas atlânticas.
b) escambo com os indígenas, garantindo o baixo custo da exploração.
c) abertura das atividades extrativas da colônia a comerciantes das outras potências européias.
d) migração imediata de expressivos contingentes de europeus e africanos para a ocupação do território.
e) exploração sistemática do interior do continente em busca de metais preciosos.


15- A colonização brasileira foi sempre marcada por confrontos que refletiam a diversidade de interesses presentes na sociedade colonial como pode ser observado nos(as):
a) conflitos internos, sem conteúdo emancipacionista, como as Guerras dos Emboabas e dos Mascates.
b) ideais monárquicos e democráticos defendidos pelos mineradores e agricultores na Conjuração Mineira.
c) projetos imperiais adotados pela Revolução Pernambucana de 1817 por influência da burocracia lusitana.
d) reações contrárias aos monopólios, como na Conjuração Baiana, organizada pelos comerciantes locais.
e) características nacionalistas de todos os movimentos ocorridos no período colonial, como nas Revoltas do Rio de Janeiro e de Beckmam.


16-A cidade do Rio de Janeiro, capital do Brasil entre 1763 e 1960, teve a sua história ligada a vários processos que lhe conferem destaque na vida nacional como o(a):
a) núcleo da expansão bandeirista, responsável pela conquista do território brasileiro.
b) porto principal de exportação de açúcar, fator de atração para a família real portuguesa.
c) pólo da colonização portuguesa no sul, principalmente depois da descoberta das minas.
d) centro da industrialização brasileira no século XX, em especial da indústria de bens de capital.
e) área central do território brasileiro, promovendo o equilíbrio regional.

17- Sobre as Capitanias Hereditárias, sistema administrativo adotado no Brasil por iniciativa de D. João III, é correto afirmar:
a) O sistema já fora experimentado, com êxito, pelos portugueses em suas possessões nas ilhas atlânticas e marcou o início efetivo da colonização lusa no Brasil.
b) Os donatários tornavam-se proprietários das capitanias através da Carta de Doação, a qual lhes dava o direito de vendê-las, de acordo com seus interesses.
c) A maioria dos donatários era representante da grande nobreza de Portugal e demonstrava forte interesse pelo sistema de capitanias.
d) O fracasso do sistema é associado às lutas ocorridas na disputa pelas terras e aos conflitos com estrangeiros que freqüentavam as costas brasileiras.


18- A solução escolhida pelo governo português ao decidir-se pela colonização do Brasil, para garantir tanto a posse das terras brasileiras contra a ameaça estrangeira quanto a sua valorização, foi
a) a proibição de que a criação do gado fosse feita no sertão, fora da área canavieira.
b) a doação de sesmarias para a instalação de engenhos de produção açucareira.
c) o bandeirismo de apresamento para ataque das missões jesuíticas espanholas.
d) o estabelecimento de feitorias no litoral e a realização do escambo de pau-brasil.
e) o estímulo à emigração de portugueses para a região mineradora.


19- A economia colonial brasileira
a) possibilitou a comercialização direta dos produtos coloniais brasileiros com vários reinos europeus e vice-reinos coloniais americanos.
b) foi a base para a formação e o desenvolvimento da Companhia das Índias Ocidentais, com sede em Amsterdã.
c) estimulou a produção de açúcar de cana na Europa.
d) tem, com a produção do tabaco e a exportação das ervas do sertão, os maiores lucros do período.
e) enquadrava-se nos interesses comerciais europeus que geraram a colonização.


20- Os Tupinikim, uma das maiores nações indígenas brasileiras, possuíam as seguintes características no período colonial: 
I - viviam da pesca, da caça, da coleta de frutos e raízes proporcionada pelas florestas e matas; 
II - tiveram suas manifestações culturais, tradições e ritos cerceados, nas regiões onde foram encampados pelos aldeamentos jesuítas; 
III - exploravam latifúndios respeitados pela colonização branca e viviam pacificamente com os portugueses no interior do Brasil; 
IV - ocupavam parte do litoral brasileiro, na faixa compreendida entre o sul da Bahia e o Paraná. 

Em relação às proposições acima, está CORRETO o que se afirma

a) apenas em I, II e III.
b) apenas em II, III e IV.
c) apenas em I, III e IV.
d) apenas em I, II e IV.
e) em todas elas.