quinta-feira, 7 de abril de 2011

Atividade para 9º ano

Revolução de 30: a vitória das causas equivocadas

O assassinato do governador João Pessoa, em julho de 1930, foi apenas o elemento catalisador para a deflagração do movimento revolucionário que conduziria Getúlio Vargas ao Poder. As sementes da Revolução já estavam semeadas desde a década de 20, especialmente pelo "Movimento Tenentista", cujos principais episódios foram a Revolta dos Dezoito do Forte de Copacabana (5 de julho de 1922) e a Coluna Prestes (iniciada em 29 de outubro de 1924).

Esse movimento tinha duas importantes bandeiras difíceis de serem contestadas: ênfase na educação e no processo de industrialização. O Brasil dos anos 20 era um país predominantemente rural e de analfabetos. E não havia outra maneira (como não há até hoje) para quebrar o círculo vicioso da pobreza do que elevar o nível educacional das massas e trazê-las para os centros urbanos onde podem encontrar ocupações melhor remuneradas (na época o emprego industrial sobrepujava o do setor de serviços). Mas esse movimento tinha também um caráter fortemente nacionalista e suas principais lideranças acreditavam no centralismo do Estado e na ação governamental para diminuir as chamadas diferenças sociais. A expansão das idéias socialistas após a Revolução Russa e a Crise de 1929 serviram apenas como adubo para as sementes que germinariam no Brasil em 1930.

Assim, os elementos que poderíamos descrever como positivos e que impulsionaram os revolucionários brasileiros são claramente identificáveis. De um lado, havia a faceta política: insatisfação com as fraudes eleitorais, a política "café-com-leite" - que excluía do poder federal importantes lideranças da maioria dos estados - e a violência que imperava pelo interior do País. De outro, a faceta econômico-social: a falta de políticas públicas capazes de aumentar a abrangência e qualidade do ensino, bem como de viabilizar uma forte expansão do setor industrial.

As fraudes nas eleições havidas em 1o de março de 1930 não se limitaram, entretanto, apenas à candidatura oficial de Júlio Prestes. A chapa de oposição formada por Getúlio Vargas e João Pessoa, candidatos a Presidente e Vice-Presidente da República, respectivamente, pela Aliança Liberal, recebeu no Rio Grande do Sul nada mais nada menos do que 99,66% dos votos (298 mil votos contra 982 dados a Júlio Prestes). Nem poderia ser diferente, pois Getúlio Vargas era o herdeiro político de Borges de Medeiros, cujas sucessivas eleições como governador gaúcho no primeiro quarto do século não se caracterizaram exatamente pela lisura e transparência. Se muitos revolucionários lutaram por eleições limpas no Brasil, as suas principais lideranças, no entanto, estavam acostumadas a tolerar - quando não, cometer - fraudes eleitorais.

Foi dentro desse contexto que Getúlio Vargas entregou a Presidência do Estado do Rio Grande do Sul para Oswaldo Aranha, em 11 de outubro de 1930, e partiu em direção a São Paulo, o principal estado em que havia resistência à revolução que começara 8 dias antes e que já dominava o Nordeste e o Rio Grande do Sul. No dia 17 de outubro, Vargas assumiu o comando das tropas revolucionárias em Ponta Grossa, no Paraná. São Paulo ainda resistia, até porque tanto o presidente em exercício, Washington Luiz, quanto o presidente eleito, Júlio Prestes, eram paulistas. Na semana seguinte, a 24 de outubro, quando as tropas revolucionárias e legalistas estavam a ponto de se confrontarem na localidade de Itararé, um grupo de oficiais derrubou o Presidente da República e uma "Junta Governativa Provisória" assumiu o poder, sob a chefia do General Tasso Fragoso. Vargas ficou, evidentemente, alarmado com a perspectiva dos militares não largarem o Poder (teme-se nos outros os próprios defeitos...)
e começou intensas articulações que culminaram em 28 de outubro com a anuência da Junta em transmitir o poder para a liderança civil da Revolução. Assegurada a chefia do governo a favor de Vargas, esse chegou, em 31 de outubro, vitorioso ao Rio de Janeiro. Em 3 de novembro assumiu formalmente como chefe do "Governo Provisório". Nesse sentido, Getúlio Vargas foi uma espécie de CPMF avant la lettre: seu governo "provisório" duraria 15 anos...

Sob a desculpa de que as eleições de 1o de março foram viciadas - mas com a promessa de novas eleições "em breve" - o Governo Provisório dissolveu o Congresso, todas as assembléias legislativas e câmaras de vereadores. Também nomeou interventores nos estados, em substituição aos governadores, e criou novos ministérios. Começava o "aparelhamento" getulista do Estado.

Rapidamente, a agenda positiva que levara os revolucionários a controlar toda a máquina estatal brasileira seria substituída pelas causas equivocadas. Em lugar de eleições, centralismo político e favorecimento da "cupinchada". Em lugar de reduzir as dificuldades para o desenvolvimento industrial, a criação de novos ministérios e burocracias para atazanar a vida dos empresários. Em lugar de ampliar e aperfeiçoar o ensino, inclusive com estímulos à iniciativa privada, mais controles burocráticos inúteis e onerosos foram criados na esfera federal. Em lugar de apaziguar os ânimos políticos, mais violência (o assassino de João Pessoa seria morto na prisão poucos dias depois da vitória revolucionária, por exemplo).

Desvirtuada, a Revolução de 30 converteu-se no demiurgo do "moderno" Estado brasileiro. Desde então, a máquina estatal só fez crescer, consumindo cada vez mais recursos do contribuinte, e, inversamente, perdendo eficiência. Em nome do "combate às diferenças sociais", da "distribuição de renda", dos "trabalhadores do Brasil" e de outros slogans que sobrevivem até hoje, Getúlio Vargas levaria ao extremo os defeitos da República Velha que ajudara a derrubar.


1- Explique os objetivos do levante constitucionalista ocorrido em São Paulo.

2- Explique a frase:"a semente da Revolução já estvam semeadas desde da década de 1920"

3- Quais as principais reivindicações do movimento tenentista? Reflita sobre as principais reivindicações do movimento tenentista. Depois responda: Quais grupos sociais eram os principais beneficiados por essas propostas?




BOA SORTE!!!