terça-feira, 6 de setembro de 2011

atividade para 9º ano

O mito Chica da Silva

Muitas histórias e mitos criados em Minas Gerais durante a exploração de ouro e diamantes no século XVIII atravessaram o tempo e chegaram aos nossos dias. A história da ex-escrava Francisca da Silva, ou Chica da Silva, como ficou conhecida, é uma das mais famosas e polêmicas. Descrita como uma negra belíssima e sedutora, Chica conquistou João Fernandes de Oliveira, contratador de diamantes e desembargador.
No imaginário popular, Chica da Silva é sempre lembrada pela sensualidade, pela extravagância e pela capacidade de impor seus caprichos. Essa visão está ligada ao mito das escravas negras que teriam obtido a alforria usando a sedução para encantar os homens brancos.
A pesquisadora Júnia Ferreira Furtado, porém, apresenta outra imagem da ex-escrava:”durante dezessete anos, entre 1753 até 1770, ano em que João Fernandes voltou para Portugal, ele e Chica mantiveram um relacionamento estável, do qual nasceram treze filhos, nove meninas e quatro meninos. A média
de um parto a cada treze meses faz desmoronar omito da figura sensual E...), ao qual Chica esteve sempre ligada” (Chica da Silva e o contratador de diamantes: o outro lado do mito. São Paulo, Companhia das Letras,
2003. p. 121.)
João Fernandes, seu companheiro por quinze anos, nunca duvidou de sua fidelidade e reconheceu todos os filhos como legítimos.
1- Observe Chica da Silva representada no painel de Marcial Ávila.
a) Descreva como Chica da Silva foi representada pelo artista.
b) O padrão de beleza que se vê no painel é atual ou daquela época? Justifique.
c) A pintura confirma a beleza e a sedução atribuí- das a Chica da Silva? Justifique.



0 comentários:

Postar um comentário