quinta-feira, 17 de março de 2011

Documentário da 1ª Guerra Mundial para o 9º ano


E.E.F.D.J.M SÃO BRÁS
DISCIPLINA: HISTÓRIA
PROFESSORA:ERUNDINA
ALUNO/A:

A grande causa da guerra foram mesmo as disputas imperialistas? Se os governos europeus tivessem sido diplomaticamente mais hábeis, o conflito poderia ter sido evitado?Vamos ler agora um texto do historiador italiano Mario Isnenghi, em que ele interpreta alguns dos fatos que arrastaram os países europeus para a Primeira Guerra Mundial:
“Cada país temia que sua existência e seu futuro estivessem ameaçados pelos outros. O verdadeiro ‘culpado’ se encontra nessa atmosfera de insegurança coletiva que pesa sobre a Europa no decênio que vai de 1905 a 1915. (...) Assim, a guerra poderia ser evitada?
Somente uma ação política decisiva, capaz de restaurar a confiança nas relações internacionais e desfazer o clima de desconfiança, poderia detê-la. Mas ninguém caminhava nessa direção.
O reforço das ideologias nacionalistas, que as classes dominantes burguesas tinham conseguido implantar em largos setores da classe média, não contribuiu para acalmar os ânimos. Ele acabou degenerando sob a forma de chauvinismo [fanatismo], de racismo, de agressividade imperialista”.
(ISNENGHI, Mano. História da Primeira Guerra Mundial. São Paulo: Atíca, 1995. pp. 13—14.)

A partir do que é apresentado pelo autor do texto acima, procure responder:

1- Para o autor, quem foi o grande “culpado” pela guerra?
2- Existia alguma maneira de ela ser evitada?
3- O nacionalismo teve alguma coisa a ver com a guerra? Explique com suas próprias palavras.
4- Qual é a relação que o autor vê entre o nacionalismo e o imperialismo? 

  

0 comentários:

Postar um comentário