quinta-feira, 24 de março de 2011

Atividade para o 9º ano

1- Sabe-se que, no século XX, foram criadas organizações internacionais cujos principais objetivos consistiam em garantir a paz e promover a cooperação entre as nações do mundo. Uma dessas organizações foi:
a. A Liga das Nações, criada logo após final da Primeira Guerra Mundial.
b. A Organização das Nações Unidas (ONU), instituída no período entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial.
c. A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), formalizada logo após final da Guerra do lraque.
d. O Pacto de Varsóvia, instituído logo após a ocupação da Polônia pelas tropas alemãs, em 1939.
e. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), estruturada como resposta às crises balcânicas que antecederam o início da Primeira Guerra Mundial.

2- A Europa de 1914 já não era a mesma. Se a guerra ainda não explodira, todos a previam. Sobre este clima inseguro de 1914, é correto afirmar que:
a. Era o momento da luta armada entre os EUA e a Rússia, o qual criou problemas políticos que explodiram na Primeira Grande Mundial (1914-1918).
b. Desenha-se o centro de política da boa vizinhança que pregava uma guerra velada (ou fria) entre todos os povos da Europa de 1914.O fracasso dessa política levou este continente à Primeira Guerra Mundial.
c. Trata-se do período da Guerra Fria, no qual os EUA e a Rússia dividiram a Europa em dois grandes blocos econômicos: o capitalista, liderado pelos americanos, e o comunista, sob o comando dos russos.
d. Trata-se da Europa um pouco antes da Primeira Guerra Mundial, quando as grandes nações se militarizavam e disputavam territórios e poder econômico.

3- Analise as afirmativas abaixo sobre a Grande Guerra de 1914-1918 e suas consequências:
I. Embora sua ação militar tenha ocorrido sobretudo na Europa, ela envolveu, direta ou indiretamente, grande parte do mundo, e americanos, canadenses, australianos, neozelandeses, indianos e africanos lutaram também na guerra, na Tríplice Entente.
II. As grandes perdas humanas e a desestruturação da produção atingiram todos os países do mundo, provocando um enfraquecimento generalizado das economias e um vazio de poder, com o fim da hegemonia europeia.
III. Após a guerra, uma onda revolucionária atravessou a Europa que, nas décadas seguintes, vivenciou o colapso dos valores e instituições liberais, com a instalação de regimes autoritários.
Com base nas três assertivas, é correto afirmar que somente:
a. I é verdadeira.
b. II é verdadeira.
c. III é verdadeira.
d. I e II são verdadeiras.
e. I e III são verdadeiras.

4- Sobre o imperialismo do século XIX, são feitas as afirmações abaixo:
I. Constituiu uma marca do capitalismo em sua etapa monopolista financeira.
II. Esteve associado á disputa entre as nações industriais por mercados consumidores.
III. Estimulou a política econômica mercantilista dos estados absolutistas.
IV. Manteve acesa a crença da superioridade europeia em relação aos povos colonizados.
V. Contribuiu decisivamente nas rivalidades que geraram a Primeira Guerra Mundial.
Quais estão corretas?
a. I, II, III e IV
b. I, II, IV e V.
c. I, II, III e V.
d. I, III, IV e V
e. II, III, IV e V.

5- Há controvérsias entre historiadores sobre o caráter das duas grandes revoluções do mundo contemporâneo, a Francesa, de 1789, e a Russa, de 1917; no entanto, existe consenso sobre o fato de que ambas:
a. Fracassaram, uma vez que, depois de Napoleão, a França voltou ao feudalismo com os Bourbons; e a União Soviética, depois e Gorbatchev, ao capitalismo.
b. Geraram resultados diferentes das intenções revolucionárias, pois tanto a burguesia francesa quanto a russa eram contrárias a todo tipo de governo autoritário.
c. Puseram em prática os ideais que as inspiraram, de liberdade e igualdade e de abolição das classes e do Estado.
d. Efetivaram mudanças profundas que resultaram na superação do capitalismo na França e do feudalismo na Rússia.
e. Foram marcos políticos e ideológicos, inspirando, a primeira, as revoluções até 1917, e a segunda, os movimentos socialistas até a década de 1970.

6- Líder destacado da Revolução Russa, assumiu a secretaria-geral do Partido Comunista Soviético em 1922, destacando-se por empreender uma administração autoritária, onde o expurgo de adversários políticos tornou-se comum:
a. Josef Stalin.
b.Vladimir llyich Ulyanov Lenin.
c. Leon Trótsky
d. Gueorgui Plekhanov.
e. Lev Davidóvitch.

7- Em 2007, fez 90 anos do início da Revolução Russa. Sobre esse conflito do século XX, é correto afirmar.
a.A Nova Política Econômica (NEP) tentava recuperar a economia já soviética, adotando inicialmente uma economia mista, com alguns elementos capitalistas, mas Trotski, contrário a ela, exilou Stalin no México e acabou com a NEP
b. No início do século XX, a Rússia era um país bastante industrializado; daí uma Revolução feita por operários.
c. Os sovietes — conselhos de operários e camponeses, sob inspiração socialista — encaminharam à Rússia a Revolução que transformaria o ordenamento político e social daquele país e, posteriormente, inspirariam outras tantas nações à formação socialista.
d. Os bolcheviques foram desde cedo contrários à revolução, lutando para a manutenção da ordem agrária.
e. Durante o processo revolucionário, os burgueses conseguiram manter a propriedade privada; a monarquia, embora extinta, não foi perseguida.

8- (PUCISP) Leia o trecho a seguir
“O povo estava farto da guerra e havia perdido toda a confiança no czar (...). O próprio czar fora para o Quartel General para proteger-se; e, quando tentou voltar para Petrogrado, os trabalhadores ferroviários detiveram seu trem. Todo o mecanismo da monarquia havia parado; o czar (...) havia tentado dissolver a Quarta Duma, tal como fizera com as anteriores, mas desta vez os parlamentares se recusaram a se dispersar, e formaram um Comitê Provisório, que nomeou o Governo Provisório”.
Wilson, Edmund. Rumo à Estação Finlândia. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
Sobre as circunstâncias em que se desenvolveram os fatos descritos acima, é correto afirmar que:
a. A derrubada da monarquia, em março de 1917, na Rússia, foi conduzida pelos bolcheviques — parlamentares que controlaram o poder na Duma — durante todo o Governo Provisória
b. A precipitação do processo revolucionário russo foi produzida pela manutenção desse país na Primeira Guerra Mundial, o que resultou em 4 milhões de baixas, aproximadamente.
c. Os sovietes — comitês locais de trabalhadores — funcionaram, desde sua criação em 1906 sob liderança dos bolcheviques, que buscavam espaço de atuação no governo czarista.
d. As movimentações sociais que resultaram na queda da monarquia russa, em 1905, tornaram-se conhecidas como Ensaio Geral, já que funcionaram como antecâmara da revolução socialista.
e. deputado Kerensky representou, no governo provisório, em 1917, as posições menchevíques que, com a palavra de ordem Todo Poder aos Soviéticos reivindicavam maior participação popular.

9- Dentre os principais reflexos da Crise de 1929, pode-se citar como corretos:

a. Favorecimento do crédito no mundo inteiro, estimulando logo em seguida a recuperação econômica interna nos Estados Unidos e externamente, em níveis elevados.
b. Aumento considerável dos índices de produção mundial, propiciando aos países em desenvolvimento a oportunidade de afirmarem sua economia com base no aumento de exportação para os Estados Unidos.
c. Crack da Bolsa de Nova York, desemprego, quebra de bancos, lojas, etc. — enfim, queda da economia interna dos Estados Unidos, com repercussões nas economias do mundo todo, inclusive na do Brasil.
d. Uma quebradeira na economia dos Estados Unidos, mas sem grandes reflexos na economia dos outros países.
e. Uma crise que acabou logo em seguida, favorecendo a economia interna dos Estados Unidos por promover o aumento do poder aquisitivo da população e, consequentemente, o aquecimento da produção de bens de consumo.
10- 3(UEG)
Mamãe, estou com fome. Por que não tem pão?
— Porque seu pai foi despedido da padaria onde trabalhava.
— Por que mandaram ele embora?
— Por causa da crise.
— Por que tem crise?
— Porque há pão demais!
SCHIMIDT, Mario. Nova história crítica: moderna e contemporânea. São Paulo: Nova Geração, 1986. p. 208.
Considerada a maior crise econômica de todos os tempos, a Crise de 1929, ou Grande Depressão, atingiu em cheio os Estados Unidos, a maior potência capitalista do mundo. Acerca das causas da Crise de 1929, julgue os seguintes itens:
I. A especulação desenfreada nas bolsas de valores norte-americanas, principalmente na Bolsa de Nova York, fez com que o preço das ações subisse de forma artificial.
II. A recuperação da economia europeia dos abalos da Primeira Guerra Mundial provocou a substituição da importação dos produtos norte-americanos por uma produção nacional.
III. A intervenção dos governos republicanos na economia, privilegiando a indústria do automóvel em detrimento da agricultura, provocou uma crise de abastecimento de alimentos nos Estados Unidos.
a. Somente as proposições I e II são verdadeiras.
b. Somente as proposições I e III são verdadeiras.
c. Somente as proposições II e III são verdadeiras.
d. Todas as proposições são verdadeiras.

11- Assinale a alternativa errada a respeito da crise econômica de 1929 e da Grande Depressão:
a. A crise econômica de 1929 foi provocada pela quebra da Bolsa de Nova York e pelos gastos excessivos dos Estados Unidos com a recuperação econômica dos países europeus após a Grande Guerra.
b. Os salários dos trabalhadores não puderam acompanhar o rápido crescimento da produtividade econômica norte-americana, originando o subconsumo, que contribuiu para a crise.
c. A recuperação dos países europeus após a crise de reconversão reduziu as vendas externas dos Estados Unidos, contribuindo para a superprodução agrícola e industrial e para a crise de 1929.
d. A Primeira Guerra Mundial e a crise de reconversão europeia estimularam o aumento da produtividade da economia norte-americana, exacerbada pela mecanização e pela organização racional do trabalha
e. os Estados Unidos tornaram--se os maiores exportadores do mundo e importadores de 40% das matérias-primas e alimentos, o que fez com que a crise econômica de 1929 e a Grande Depressão se tornassem mundiais.

2 comentários:

Anônimo disse...

Dupla:Jociele e Fernanda

No século xx ocorreram pela primeira vez na história,conflitos que envolveram ,ao mesmo tempo ,países de quase todos os lugares do mundo :A primeira guerra mundial.
Respostas

1-R:letra a
2-R:letra d
3-R:letra c
4-R:letra a
5-R:letra c
6-R:letra a
7-R:letra b
8-R:letra c
9-R:letra c
10-R:letra a
11-R:letra d

Anônimo disse...

dupla gleziany de medeiros e Alicya
Nas ultimas décadas,os seres humanos produziram armamentos capazes de destruir o mundo em poucos segundos o que provocou primeira guerra mundial.

1-R:letra a
2-R:letra d
3-R:letra c
4-R:letra a
5-R:letra c
6-R:letra a
7-R:letra b
8-R:letra c
9-R:letra c
10-R:letra a
11-R:letra d

Postar um comentário