quinta-feira, 24 de março de 2011

Atividade para o 9º ano

1- As relações internacionais no entre guerras (1918-1939) foram marcadas por uma tentativa de criar um órgão internacional que teria como uma de suas funções evitarem um novo conflito mundial.
Essa organização ficou conhecida como:
a. Organização dos Estados Americanos (OEA).
b. Sociedade das Nações ou Liga das Nações.
c. Organização das Nações Unidas (ONU).
d. Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan)
e. Organização Mundial do Comércio (OMC).
2- A Primeira Guerra Mundial foi denominada por seus contemporâneos como a primeira Grande Guerra. Essa denominação aponta para uma diferença substantiva desse conflito. Comparada às guerras do século XIX, na Primeira Guerra:
a. A duração do conflito foi maior, pois a guerra de trincheiras impedia os avanços militares.
b. A infantaria destacou-se como opção estratégica no combate ao inimigo.
c. Os acordos diplomáticos foram responsáveis pelo fortalecimento do equilíbrio europeu.
d. As ações bélicas tiveram alcance mundial porque se desenvolveram em todos os continentes.
e. As inovações tecnológicas, utilizadas em larga escala, ampliaram o potencial beligerante.
3- As afirmativas a seguir referem-se à situação da política internacional durante o período compreendido entre as duas guerras mundiais:
I. Após 1918, o mapa político da Europa foi refeito, passando a apresentar como principal transformação a intensa polarização entre o capitalismo liberal e o socialismo soviético.
II. Com o desaparecimento dos impérios Austro-Húngaro e Turco — que abrigavam uma enorme diversidade de grupos culturais —, o modelo dos grandes estados multiétnicos entrou em crise.
III. Com a crise dos tradicionais impérios coloniais, especialmente os da Inglaterra e da França, surgiram novos estados independentes na África e na Ásia.
IV. A vitória da Revolução Socialista na Rússia e o quadro de crise econômica que se lhe/seguiu favoreceram o surgimento de diversos movimentos populares por toda a Europa, que, no entanto, seriam reprimidos e derrotados no entre guerras.
Assinale as afirmativas corretas:
a. I e II.
b. I e III.
c. I e IV
d. III e IV.
e. II e IV.

4- A região dos Balcãs foi palco de acontecimentos que serviram de estopim para a Primeira Guerra Mundial, entre 1914 e 1918. Assinale a alternativa que indica o pretexto imediato para este início de conflito:
a. A independência da Iugoslávia, que era anteriormente dominada pelos austríacos.
b. As reivindicações acerca de terras que pertenciam Bósnia-Herzegovina.
c. O envio de tropas franco-britânicas para a defesa do Governo dos Bálcãs.

d. A posse do Governo socialista do general Tito, após uma violenta guerra civil.
e. O assassinato do arquiduque austríaco Francisco Ferdinando.

5- A Revolução Russa de 1917, num primeiro momento, constituiu-se num governo de coalizão burguês-socialista, destoando da aspiração popular o que provocou:
a. O crescimento por toda parte do movimento popular em que soldados e marinheiros desrespeitavam as ordens oficiais; os camponeses se adiantavam na Reforma Agrária sem a aprovação do primeiro Governo; as fábricas eram progressivamente ocupadas pelos comitês de fábrica que controlavam o emprego, o abastecimento e a produção.
b. Falta de aspiração do povo para a chegada dos bolcheviques ao poder porque o primeiro governo constituído satisfazia as massas populares o suficiente para que não almejassem promover novas revoluções internas.
c. Mesmo com a chegada de Lenin ao poder não houve mudanças significativas, a Rússia permaneceu nos mesmos moldes do sistema czarista.
d. Acomodação das classes populares que se contentaram com o novo governo imposto frente à incapacidade de se mobilizarem e promoverem a tão esperada Revolução Socialista.
e. Nunca houve a chegada de fato dos comunistas ao poder tampouco a centralização das decisões no Conselho dos Comissários do Povo nem a instauração da chamada ditadura do proletariado propagada por Lenin.

6- “Desde os primeiros dias da Revolução, o nosso partido teve a firme convicção de que a lógica dos acontecimentos o levaria ao poder”.
Leon Trotsky
Tal convicção foi posteriormente confirmada e a Revolução Russa de 1917 caracterizou-se como um dos mais importantes acontecimentos históricos da primeira metade do século XX, na medida em que significou a tentativa de se implantar o primeiro Estado socialista, experiência, até então, sem precedentes. Entre os fatores que favoreceram a eclosão dessa Revolução, identificamos corretamente o (a):
a. Desenvolvimento tardio do capitalismo industrial na Rússia, que favoreceu o afastamento da aristocracia rural e do exército da base de poder da monarquia czarísta, substituídos pela burguesia e pelo operariado.
b. Acirramento da crise econômica e social decorrente da participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial, que agravou a carestia generalizada de alimentos e as greves, e enfraqueceu a autoridade governamental do czar.
c. Substituição da autocracia czarista por um governo fundamentado em uma monarquia parlamentar liberal, que ampliou os direitos políticos individuais fortalecendo os partidos políticos, inclusive os mencheviques revolucionários.
d. Revolução Burguesa de 1905, que concedeu autonomia política e administrativa às nacionalidades que formavam o Império Russo, implementando uma política de reforma agrária que extinguiu os privilégios da aristocracia fundiária e da Igreja Ortodoxa.

7- Do século XVII ao início do século XX, por diferentes formas, as sociedades agrárias cederam espaço às sociedades urbanas e industriais, gerando novos sistemas políticos e econômicos. Leia as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I. As sociedades inglesa e francesa vivenciaram importantes revoluções que culminaram com a afirmação do sistema capitalista.
II. Na Alemanha e Itália, o movimento de unificação territorial e político, embora tardio, foi condição fundamental à transição para o capitalismo.
III. Na Península Ibérica, a precoce mobilização dos setores aristocráticos viabilizou um dinâmico crescimento industrial capitalista.
IV. Na Rússia, a presença de um significativo contingente camponês, associado à classe operária emergente, foi fundamental para o processo de implantação do regime socialista.
a. Somente as alternativas I e II estão corretas.
b. Somente as alternativas I e IV estão corretas.
c. Somente a alternativa II está correta.
d. As alternativas I, II e IV estão corretas.
e. Todas as alternativas estão corretas.

8- Uma das ironias deste estranho século XX é que o resultado mais duradouro da Revolução de Outubro de 1917, cujo objetivo era a derrubada global do capitalismo, foi salvar seu antagonista, tanto na guerra quanto na paz...
Eric J. Hobsbawm. A Era dos Extremos, 1995.
De acordo com a argumentação do autor, a União Soviética salvou o capitalismo graças à:
a. Vitória militar na Segunda Guerra Mundial e ao planejamento econômico para substituir a economia de mercado.
b. Neutralidade na Primeira Guerra Mundial e à utilização da economia de mercado para fomentar a industrialização.
c. Aliança com a Alemanha nazista, em 1939, e ao colapso dos planos quinquenais para desenvolver a economia.
d. Derrota na Guerra Fria, entre 1945-1962, e ao fracasso na tentativa de fomentar a industrialização da Europa Oriental.
e. Retirada dos mísseis de Cuba, em 1962, e ao sucesso na ajuda à implementação da economia socialista na China.

9- Após a Crise de 1929, vários países agiram tentando reestruturar sua economia e, entre estas ações, destacam-se a desvalorização da moeda, a instituição de um sistema de seguridade social gerenciado com fundos públicos, a criação de postos de trabalho, a redimensão do diálogo entre capital e trabalho e a reorganização de atividades industriais. Este conjunto de medidas é integrante:
a. Dos Planos Quinquenais implementados por Joseph Stalin na Rússia.
b. Da Política Salvacionista organizada por Rodrigues Alves no Brasil.
c. Do New Deal elaborado por Franklin Delano Roosevelt nos Estados Unidos.
d. Da Démocrate Savage articulada por Charles De Gaule na França.
e. Do Funding Loan praticado por Richard Nixon nos Estados Unidos.

10- Os estados ocidentais inquietam-se sob os efeitos da metamorfose incipiente. Texas e Oklahoma, Kansas e Arkansas, Novo México, Arizona, Califórnia. Uma família isolada mudava-se de suas terras. O pai pedira dinheiro emprestado ao banco e agora o banco queria as terras. A companhia das terras — que é o banco, quando se ocupa dessas transações— quer tratores, em vez de pequenas famílias nas terras. Um trator é mau? A força que produz os compridos sulcos na terra não presta? Se esse trator fosse nosso, não meu, prestaria. Se esse trator produzisse os compridos sulcos em nossa própria terra, prestaria, na certa. Não nas minhas terras, nas nossas. Então, aí sim, a gente gostaria do trator, gostaria dele como gostava das terras quando ainda eram da gente. Mas esse trator faz duas coisas diferentes: traça sulcos na terra e expulsa-nos delas (...) Há que pensar sobre isso.
STEINBECK,John.As vinhas da ira. São Paulo: Círculo do livro, s.d.
Esse trecho do romance de Steinbeck reflete as dificuldades de famílias de agricultores norte-americanos durante a Grande Depressão de 1929. A Crise de 1929 resultou de um fator acentuado após a Primeira Guerra Mundial, a saber:
a. Diminuição da produção agrícola norte-americana, devido a problemas climáticos.
b. Recuo da produção industrial, devido à falência das instituições de crédito em todo o mundo.
c. Falência da democracia-liberal, devido à não intervenção do Estado nas questões econômicas.
d. Desequilíbrio entre produção e consumo, devido ao crescimento não integrado da economia norte americana.

11- A crise de 1929 abalou os Estados Unidos. Em 1933, Franklin Delano Roosevelt foi eleito com o objetivo de recuperar o país por meio do programa conhecido como New Deal, que propunha:
a. A defesa do isolacionismo e do planejamento econômico, por meio dos quais os Estados Unidos abdicavam do engajamento em questões internacionais.
b. A mudança do centro das decisões econômicas de Nova York, símbolo do poder dos grandes banqueiros, para Washington, sede do poder federal.
c. A redução das importações estadunidenses que afetaram os países dependentes de seu mercado, repatriando capitais norte--americanos.
d. A intervenção e o planejamento do Estado na economia, em quatro setores: agricultura, trabalho, segurança social e administração.
e. O conservadorismo em questões econômicas e na política externa, ampliando a “missão civilizadora” dos Estados Unidos.


BOA SORTE!!!

5 comentários:

Anônimo disse...

1º (a)- A ligas das naçoes criadas logo apos final da primeira guertra mudial.

2º (d)- Trata-se da europa umpouco antes da primeira guerra mudial quandoas grandes naçoes se militarizavame e disputavam territorios e poder economico.

3º (11) - Sim, é vedadeiro, pois a guerra teve realmente muitas mortes e devastaçoes imensas na europa que provocou infraquecimento das economias européias.
(III) - Sim, também é verdadeira porque com a guerra revolucionária a Europa entrou em colapso divido outra guerras.

4º I, III, IV e V são verdadeiras.

5º (b) Geram resultadosa diferentes das intensões revolucionaria, pois tanto a burguesia francesa quanto a Russia eram contrarios a todo tipo do governo autoritário.

6º (b) Vlademir Llyich Ulyanou Linin.

7º (b) No inicio do seculo XX, a Russia era um País bastante industrializado dai, uma revolução feita por operarios.

(e) Durante o processo revolucionário, os burgueses conseguiram manter a propriedade privada a monarquia, embora extinta, não foi persseguida.

8º (a) A derrubada da Monaquia, em março de 1917 na Russia, foi conduzida pelo bolchiviques parlamentares que controlaram o poder na Duma durante todo o governo provisória.

(c) Os sovintes-comitês locais de trabalhadores funcionários desde sua criação em 1906 sob lideranças do bolchiviques que buscarão espaço de atuação czrista.

9º (c) Crack de bolsa de Nova York, desemprego, quebra de bancos, lojas, etc. Enfim queda da economia interna dos Estados Unidos, mas sem grandes repercurções nas economias do todo inclusive do Brasil.

(e) Uma crise que acabou logo em seguida, favorecendo a econômia interna dos Estados Unidos por promover o aumento do poder aquisitivo da população e, consequentimente, o aquecimentop da produção de bens de consumo.

10º (c) Somente as proposições II e III são verdadeiras.

11º são incorretas as letras A, B e E .


Dupla: Tamires Barbosa
Geisiane Onofre.

Comentario: A atividade foi boa, um pouco dificil mas nada que uma boa estudada nãao resolva.

Anônimo disse...

1º (a)- A ligas das naçoes criadas logo apos final da primeira guertra mudial.

2º (d)- Trata-se da europa umpouco antes da primeira guerra mudial quandoas grandes naçoes se militarizavame e disputavam territorios e poder economico.

3º (11) - Sim, é vedadeiro, pois a guerra teve realmente muitas mortes e devastaçoes imensas na europa que provocou infraquecimento das economias européias.
(III) - Sim, também é verdadeira porque com a guerra revolucionária a Europa entrou em colapso divido outra guerras.

4º I, III, IV e V são verdadeiras.

5º (b) Geram resultadosa diferentes das intensões revolucionaria, pois tanto a burguesia francesa quanto a Russia eram contrarios a todo tipo do governo autoritário.

6º (b) Vlademir Llyich Ulyanou Linin.

7º (b) No inicio do seculo XX, a Russia era um País bastante industrializado dai, uma revolução feita por operarios.

(e) Durante o processo revolucionário, os burgueses conseguiram manter a propriedade privada a monarquia, embora extinta, não foi persseguida.

8º (a) A derrubada da Monaquia, em março de 1917 na Russia, foi conduzida pelo bolchiviques parlamentares que controlaram o poder na Duma durante todo o governo provisória.

(c) Os sovintes-comitês locais de trabalhadores funcionários desde sua criação em 1906 sob lideranças do bolchiviques que buscarão espaço de atuação czrista.

9º (c) Crack de bolsa de Nova York, desemprego, quebra de bancos, lojas, etc. Enfim queda da economia interna dos Estados Unidos, mas sem grandes repercurções nas economias do todo inclusive do Brasil.

(e) Uma crise que acabou logo em seguida, favorecendo a econômia interna dos Estados Unidos por promover o aumento do poder aquisitivo da população e, consequentimente, o aquecimentop da produção de bens de consumo.

10º (c) Somente as proposições II e III são verdadeiras.

11º são incorretas as letras A, B e E .


Comentário: Gostei muito da atividades, um pouqinhos dificil mas deu pra fezaer ;)

Anônimo disse...

1º (a)- A ligas das naçoes criadas logo apos final da primeira guertra mudial.

2º (d)- Trata-se da europa umpouco antes da primeira guerra mudial quandoas grandes naçoes se militarizavame e disputavam territorios e poder economico.

3º (11) - Sim, é vedadeiro, pois a guerra teve realmente muitas mortes e devastaçoes imensas na europa que provocou infraquecimento das economias européias.
(III) - Sim, também é verdadeira porque com a guerra revolucionária a Europa entrou em colapso divido outra guerras.

4º I, III, IV e V são verdadeiras.

5º (b) Geram resultadosa diferentes das intensões revolucionaria, pois tanto a burguesia francesa quanto a Russia eram contrarios a todo tipo do governo autoritário.

6º (b) Vlademir Llyich Ulyanou Linin.

7º (b) No inicio do seculo XX, a Russia era um País bastante industrializado dai, uma revolução feita por operarios.

(e) Durante o processo revolucionário, os burgueses conseguiram manter a propriedade privada a monarquia, embora extinta, não foi persseguida.

8º (a) A derrubada da Monaquia, em março de 1917 na Russia, foi conduzida pelo bolchiviques parlamentares que controlaram o poder na Duma durante todo o governo provisória.

(c) Os sovintes-comitês locais de trabalhadores funcionários desde sua criação em 1906 sob lideranças do bolchiviques que buscarão espaço de atuação czrista.

9º (c) Crack de bolsa de Nova York, desemprego, quebra de bancos, lojas, etc. Enfim queda da economia interna dos Estados Unidos, mas sem grandes repercurções nas economias do todo inclusive do Brasil.

(e) Uma crise que acabou logo em seguida, favorecendo a econômia interna dos Estados Unidos por promover o aumento do poder aquisitivo da população e, consequentimente, o aquecimentop da produção de bens de consumo.

10º (c) Somente as proposições II e III são verdadeiras.

11º são incorretas as letras A, B e E .


Dupla: Alda Ariany
João Victor

Comentário: Gostei muito da atividades, um pouco dificil mas conseguir fazer ;)

Anônimo disse...

1º (a)- A ligas das naçoes criadas logo apos final da primeira guertra mudial.

2º (d)- Trata-se da europa umpouco antes da primeira guerra mudial quandoas grandes naçoes se militarizavame e disputavam territorios e poder economico.

3º (11) - Sim, é vedadeiro, pois a guerra teve realmente muitas mortes e devastaçoes imensas na europa que provocou infraquecimento das economias européias.
(III) - Sim, também é verdadeira porque com a guerra revolucionária a Europa entrou em colapso divido outra guerras.

4º I, III, IV e V são verdadeiras.

5º (b) Geram resultadosa diferentes das intensões revolucionaria, pois tanto a burguesia francesa quanto a Russia eram contrarios a todo tipo do governo autoritário.

6º (b) Vlademir Llyich Ulyanou Linin.

7º (b) No inicio do seculo XX, a Russia era um País bastante industrializado dai, uma revolução feita por operarios.

(e) Durante o processo revolucionário, os burgueses conseguiram manter a propriedade privada a monarquia, embora extinta, não foi persseguida.

8º (a) A derrubada da Monaquia, em março de 1917 na Russia, foi conduzida pelo bolchiviques parlamentares que controlaram o poder na Duma durante todo o governo provisória.

(c) Os sovintes-comitês locais de trabalhadores funcionários desde sua criação em 1906 sob lideranças do bolchiviques que buscarão espaço de atuação czrista.

9º (c) Crack de bolsa de Nova York, desemprego, quebra de bancos, lojas, etc. Enfim queda da economia interna dos Estados Unidos, mas sem grandes repercurções nas economias do todo inclusive do Brasil.

(e) Uma crise que acabou logo em seguida, favorecendo a econômia interna dos Estados Unidos por promover o aumento do poder aquisitivo da população e, consequentimente, o aquecimentop da produção de bens de consumo.

10º (c) Somente as proposições II e III são verdadeiras.

11º são incorretas as letras A, B e E .


Dupla: Rafaela
Adestron


Comentário : Essa atividade foi muito booa ;)

Anônimo disse...

Comentario: essa atividade foi inortante para mostra fatos ocorridos durante a segunda guerra mundial fatos que agente não conhecia portanto essa atividade não foi so inportante para nos apenas como aluno mas tanbem como cidadão

Equipe:Benevaldo,David,Jamerson


Atividade

1º(a)organisação dos estados americanos

2º(a)durasão foi maior pois a guerra das trincheiras enpedia o avanco de militares

3º(b)IeIII

4º(e)O asacinato do arquiduque Francisco Ferdinando

5º(e)nunca ouve a checada defato dos comunistas ao poder tampouco a centralização do conbcelho dos comisarios do povo nem a estaurasão da chamada ditadura do proletariado proletado por Lenin


6º(b)Valdemir Llyich Ulianou Leni

7º(b)somente as alternativas IeIV estão coretas

8º(a e c)

9º(c e e)

10º(c) somente as II e III são verdadeiras.

11ºsão incorretas as letras A,B e E

Postar um comentário